Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe Certificado de Excelência em Processos de Esterilização‏

Profissionais do Hospital Regional

Na última semana (08), o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde, recebeu a Certificação Ouro concedida pela empresa 3M por desenvolver as melhores práticas no Monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor. Estiveram presentes na cerimônia a representante da 3M, Sra. Elaine Carvalho, o Diretor Geral do Hospital Regional, Sr. Hebert Moreschi, Diretora de Enfermagem, Enfª Daniela Mengon, a responsável pela Central de Material e Esterilização (CME), Enfª Conceição Jennings, outros Diretores do HRBA, Equipe da Central de Material e Esterilização, médicos, profissionais do HRBA e representantes da imprensa local.

A 3M lançou em 2005 o Programa de Certificação em Monitorização da Esterilização (PCME). Um Programa de reconhecimento aos Hospitais e profissionais responsáveis pelos Serviços de Central de Material e Esterilização, através das práticas desenvolvidas no controle do monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor, apoiadas em Recomendações e Normas Nacionais e Internacionais.

Além da Certificação entregue ao Hospital, cada profissional da CME recebeu um certificado atestando sua importante contribuição no desenvolvimento das melhores práticas de esterilização. Para a enfermeira responsável pela CME, o momento é de reconhecimento e alegria pela dedicação de todos. “O desafio de trabalhar na Central de Material e Esterilização é enorme, pois esse serviço é responsável por garantir a qualidade de todos os itens utilizados nos procedimentos realizados pelo HRBA”, destaca Conceição Jennings.

A Central de Material e Esterilização é fundamental para o funcionamento de todo o Hospital, pois lá os materiais, instrumentais e insumos  que serão utilizados em procedimentos e intervenções cirúrgicas passam pelo processo de preparação e esterilização. O Diretor Geral do HRBA diz que a CME ganhou a Certificação Ouro por estar com todos os processos de esterilização em conformidade com as melhores práticas existentes. “A 3M vem acompanhando nossos processos de esterilização durante muito tempo e a Certificação Ouro só foi possível porque houve investimentos em treinamento, estabelecimento de processos e controles rigorosos e o mais importante: o compromisso de toda nossa equipe com a segurança da assistência ao nosso usuário. Com certeza, a maior beneficiária é a População do Oeste do Pará, que conta com uma assistência de qualidade, humanizada e segura”, afirma Hebert.

Para Elaine Carvalho, representante da 3M, o Hospital Regional de Santarém possui segurança e qualidade na Central de Material e Esterilização encontrada em poucos lugares do Brasil. “O HRBA possui uma estrutura fantástica. O Selo Ouro só foi possível porque ele possui uma gestão profissional e uma equipe preparada e comprometida com a segurança do paciente. Vocês estão de parabéns!”, diz Elaine.

O Diretor Geral do HRBA destaca que esse é mais um dos prêmios, reconhecimentos e certificações que o Hospital receberá neste ano. “A parceria do Governo do Estado, SESPA, Pró-Saúde, Profissionais do HRBA e População do Oeste do Pará é de muito sucesso! Esse ano já conquistamos o título de UNACON e o Selo Ouro em Processos de Esterilização. No segundo semestre diversos serviços de Alta Complexidade serão implantados. Nossa meta principal é fechar o ano com o título de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação! Agradeço imensamente ao Grupo Técnico de Controle dos Hospitais Regionais e Metropolitano, Coordenado pelo Dr. Arthur Lobo, ao Secretário de Saúde, Dr. Hélio Franco e ao Governador Simão Jatene pela parceira e apoio. Sem isso, nenhuma das conquistas que obtivemos seria possível”, conclui Hebert.

 Fonte: Ascom/HRBA 

Um comentário em “Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe Certificado de Excelência em Processos de Esterilização‏

  • 20 de outubro de 2011 em 18:57
    Permalink

    Mt bom essa proatividade da equipe, um excelente trabalho de higienização…………..

    Resposta
  • 16 de julho de 2011 em 15:39
    Permalink

    Trabalho excelente feito pelo Hospital Regional.

    Resposta
  • 16 de julho de 2011 em 13:27
    Permalink

    Excelente notícia para Santarém e Região. Parabéns a toda equipe do Hospital Regional. Vocês são nota 10!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *