E-MAIL

E-MAIL

Caro Thompson.

Eu e minhas amigas queremos te parabenizar, você é um dos poucos jornalistas que publicam matérias de interesse das mulheres, como por exemplo: Obsidade, Ansiedade, Amamentação, Varizes, Câncer de Mama, dentre outras. Desta vez solicitamos, se possível, que você escrevesse sobre Menopausa. Desde já agradecemos. Beatriz Vasconcelos, Roberta Sampaio e Verônica Almeida. Ilustres leitoras segue matéria abaixo.

MENOPAUSA

Chamados fogachos, esses calores são acompanhados de outros sintomas que incomodam muitas mulheres. Imagine um calor arrebatador que começa na região do tórax e sobe até a cabeça (ou vice-versa), causa rubor, transpiração e acelera o batimento cardíaco. Assim as mulheres descrevem os fogachos, causados principalmente pela diminuição do hormônio feminino estrogênio durante a menopausa. “Há ainda uma sensação de opressão e angústia bastante desagradáveis”, explica Rogério Bonassi, professor de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí. “Não à toa, a tradução de fogachos em espanhol é sofocación”, conta.

MENOPAUSA II

O incômodo pode durar de alguns segundos até 30 minutos e, da mesma maneira que surge, simplesmente desaparece. As “visitas inesperadas” podem acontecer até 15 vezes por dia – inclusive à noite, atrapalhando consideravelmente a qualidade do sono da mulher – e estenderem-se de seis meses a cinco anos, em média. “Os números de prevalência de fogachos no Brasil são bastante similares aos que temos em outros países, como Estados Unidos”, explica Bonassi. “Eles são comuns e atingem de 85% a 90% das mulheres na menopausa”, aponta.

MENOPAUSA III

Mas para o incômodo passageiro não virar um verdadeiro transtorno, que faz despencar a qualidade de vida das mulheres, é preciso procurar um médico. O ginecologista pode ajudar a controlar e a amenizar os sintomas com diferentes atividades ou tratamentos. Exercícios físicos ajudam a equilibrar a produção de hormônios – o que contribui também para amenizar os fogachos –, além de diminuir a ansiedade. “A ioga é uma modalidade que costumamos indicar, por ser bastante relaxante”, conta Bonassi.

MENOPAUSA IV

Geralmente, mudanças no estilo de vida são suficientes para muitas mulheres: abandonar o tabagismo, aderir à atividade física, adotar uma alimentação saudável e uma rotina equilibrada. Porém, quando tais recursos não são suficientes, o médico pode avaliar o tratamento mais adequado para cada paciente. A terapia de reposição hormonal com estrogênio tem sido utilizada durante muitos anos, pois age diretamente no foco do problema. Ele pode ser natural (extraído de substâncias animais) ou sintético (produzido em laboratórios, a partir de substâncias químicas que “imitam” os hormônios naturais).

AJUDA

Ainda é comum as pessoas sentirem vergonha de pedir ajuda e mais ainda de aceitar que precisam dela. Muitos casais enfrentam problemas no relacionamento, por vezes graves, mas não assumem que precisam de ajuda e isso acontece, segundo a psicanalista Tatiana Ades, porque o amor doentio ainda é um mito, e as pessoas acreditam que se estão em um relacionamento devem prosseguir mesmo estando infelizes. “Isso é atribuído à própria co-dependência afetiva”, explica. Tatiana acredita que é difícil o ser humano assumir que sofre, “é um enorme problema”. A diferença entre homens e mulheres também existe quando o assunto é procurar ajuda, “eles não conseguem perceber que estão com esse problema com tanta clareza como as mulheres. Geralmente sofrem calados e partem para outros vícios como álcool, drogas, etc”. E porque isso acontece? “Atribuo isso a uma sociedade ainda muito machista para assumir que um homem possa sofrer por amor”, concluiu.

CRIMINALIDADE

O Pará reduziu as ocorrências dos principais crimes em todas as regiões do Estado. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), por meio do Centro Estratégico Integrado do Governo (CEI), mostra a diminuição da criminalidade no mês de junho deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Além da redução no número de homicídios em um ano, o levantamento mostrou que entre os meses de junho de 2010 e junho de 2011 ocorreu a redução dos crimes de roubo (-11,20%), estupro (-23,50%), latrocínio (-5,20%), lesão corporal (-3,70%), e Homicídio (-10,50%) em todo o Estado. Os crimes de Furto (5,12%) e Tráfico de Drogas (64,50%) apresentaram aumento, porém os dados representam presença mais forte do Governo com as ações de combate e rigoroso enfrentamento a esses tipos de crimes.

EXTRA-FARMA

Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, gripe, e dislipedemia (para o tratamento a colesterol alto e outras disfunções sanguíneas), além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular e em mais de 500 unidades próprias do programa (administradas pelo governo federal). Aqui em Santarém farmácia como a Extra-Farma na Mendonça com Barjonas esta explorando a população. Uma cartela de Silvastatina custa 30,50, enquanto omeprazol custa 35,38. 90% de desconto é propaganda enganosa. Isso é roubalheira. A prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde, deve voltar o mais rápido possível com a sua farmácia popular. Apelo dramático da população. 

MOTINHAS

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), iniciativa que protege o patrimônio pessoal do empresário individual. O texto foi publicado no Diário Oficial. A nova lei permite que a empresa seja constituída por uma única pessoa, sem necessidade de sócio. XX A imunização contra a dengue deve ser uma realidade no Brasil. Atualmente, três laboratórios estão pesquisando sobre o assunto: Instituto Butantã, Biomanguinhos da Fiocruz e o laboratório francês Sanofi Pasteur. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a expectativa é que a vacina contra a dengue esteja disponível para os brasileiros daqui a três anos. Enquanto isso continue fazendo a sua parte. Dengue mata. XX A sociedade poderá discutir e propor soluções para melhorar a qualidade de vida e diminuir a pobreza e desigualdade no Estado. Para isso, o Governo do Estado do Pará, dentro da elaboração do Plano Plurianual 2012-2015 e do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, inova com a realização de audiências públicas, que tem por objetivo promover a participação da sociedade civil organizada. O secretário de Planejamento, Sérgio Bacury, irá participar de todas as audiências que ocorrerão nos meses de julho e agosto. XX Os brasileiros que sofrem de enxaqueca crônica agora contam com um novo aliado. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da toxina botulínica, conhecida popularmente como botox, para auxiliar no tratamento da doença, que atinge uma em seis mulheres e um a cada 12 homens no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). XX O crescimento do tabagismo entre as mulheres é a nova preocupação dos órgãos de saúde do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, o percentual de homens fumantes caiu de 20,2% para 17,9% nos últimos 5 anos. Já entre as brasileiras, o índice se mantém estacionado em 12,7%, apesar das inúmeras políticas públicas para tentar coibir o aumento no consumo de cigarro no País. XX Está cada vez melhor o conceituado Blog do experiente jornalista José Colares. Matéria exclusiva do deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) excelente. Parabéns ilustre amigo. XX Há pouco mais de três meses para o Círio de Nazaré, o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, membros da Diretoria da Festa de Nazaré e da Fundação Nazaré de Comunicação se reuniram com o governador Simão Jatene, para anunciar alguns detalhes do evento e pedir o apoio do governo do estado para a realização do Círio 2011. XX Aniversariou no último domingo (17) grande Bacharel em Direito e funcionário de carreira da Infraero  Luiz Barra. Recebeu abraços de parabéns de familiares e uma legião de amigos. XX Neste sábado (23) estaremos firmes e fortes no Centro Cultural Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado, sempre acompanhado da Loira Gelada, Ruiva Destilada e Morena Quente. Um excelente final de semana a todos. Fui.

MERCHANDISING

Social Contabilidade (Reinaldo Ferreira). Avenida Tapajós 787 – Centro Altos Sala C. Santarém – Pará – Fones (93) 3523 0476 – 9654 3760.

GOI$ FINANCEIRA – Representante dos bancos BV e BMG. Empréstimos Exclusivos para Funcionários Estaduais: Sefa, Detran, Seduc, PM, Bombeiros, Polícia Civil, dentre outros. OBS: Emprestamos pára quitar e renovar o seu Banpará Card. Ligue agora (93) 9127 0167 / 8114 0456. Travessa dos Mártires 26 – 1º. Andar – Tapajós Pálace Hotel – Entre Avenida Tapajós e Lameira Bittencourt.

Rei do Açaí (Leitão e Terezinha). Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade.

Auto Elétrica Rocha (Júlio) – Equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados. Avenida São Sebastião próximo a Barjonas. Fones (93) 3523 4059 – 9121 4727.

Distribuidora de Bebidas (Dirceu). Cervejas e refrigerantes de todas as marcas. Bebidas quentes e cigarros. Avenida São Sebastião próximo a Barjonas de Miranda. Fone (93) 9122 5965.

Restaurante e Lanchonete Céu e Mar (Carlos e Dira) agora com sucesso em Alter do Chão ao lado da praia. Pratos regionais com peixe, camarão e carnes nobres com preços populares, além de lanches tradicionais e saborosos. Céu e Mar em Alter do Chão no CAT – Centro de Atendimento ao Turista. (93) 8118 4449 e 8128 9073. Aguardamos a sua visita.

Taco de Ouro – Bilhar, cerveja gelada, tira-gostos, caldo, música mecânica, ambiente tranqüilo. Autêntico espaço de lazer. Silva Jardim esquina com Marechal Rondon.

XAVIER AUTO CENTER

(Marcelino Neto) – Pneus Carros e Motos – Baterias – Lubrificantes – Acessórios Pára Carros. Aceitamos Cartão de Crédito.

A Vista com Descontos Especiais. Avenida Magalhães Barata, 1213 (Rodagem) – Fone (93) 9143 9825.

POUSADA CÉU E MAR

(Alter do Chão)  Rua Pedro Teixeira S/N Centro – Próximo Praça da Matriz (93) 8118 4449 – 8128 9073

Café da Manhã – Refeição – Lanche

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *