Campanha de prevenção e diagnóstico de hepatite inicia na 2ª feira

Campanha contra Hepatite

Uma extensa programação será desenvolvida em Santarém, no período de 25 a 28 de julho, para marcar a Campanha de Prevenção e Diagnóstico das Hepatites Virais B e C. As atividades serão coordenadas pela secretaria municipal de Saúde (SEMSA), através do Centro de Referência do SIDAdão CTA/SAE.

As atividades iniciam dia 27 de julho (2ª feira), às 08h30, com um encontro com Profissionais de salões de beleza, manicure, pedicure e profissionais de estúdio de tatuagem, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Alameda 27, bairro do Aeroporto Velho. Na oportunidade, a enfermeira especialista em infectologia, Caroline do Amaral Diniz, vai repassar a esses profissionais informações necessárias a fim de evitar o surgimento de casos de hepatite.

No dia 26/07 (3ª feira), as atividades serão realizadas no Centro de Saúde de Alter do Chão, a partir das 08h30. Lá, profissionais do Centro de Referência do SIDAdão CTA/SAE vão oferecer testes de HIV e Hepatites Virais. Esta ação marcará o início da descentralização dos serviços oferecidos pelo CTA/SAE que a partir desta data, serão colocados à disposição dos moradores no Centro de Saúde de Alter do Chão. Dessa forma, a SEMSA pretende colocar mais perto do usuário, serviços que hoje são oferecidos no Centro de Referência do SIDAdão.

Dia 27/07 (4ª feira), será realizada uma capacitação em Saúde para profissionais das Estratégias Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais a partir das 08h30.

Encerrando a programação no dia 28/07 (5ª feira), a coordenação das atividades vai realizar 03 blitzes educativas em pontos estratégicos da cidade, a partir das 08h30. Equipes de saúde estarão no cruzamento da Barão do Rio Branco com a Marechal Rondon (em frente ao CTA/SAE), no bairro Santa Clara; na Jasmim com Frei Vicente, no Aeroporto Velho; e em frente ao Centro de Saúde do Jaderlândia, no bairro Jaderlândia.

Contato para mais informações: Glayton Rodrigues (9194-4021)

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS

Por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, a prefeitura de Santarém abrirá na próxima semana, no período de 25 a 29 de julho, inscrições abertas para os Cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade.

Os cursos serão disponibilizados pelo Telecentro de Informação e Negócios – TIN, que funciona no prédio da SEMDES, situado à Avenida Curuá-Una, 42 – Santa Clara.

No total, serão ofertadas 84 vagas. As aulas serão nos turnos da manhã e tarde, com início no dia 1º de agosto até o dia 07 de outubro.

O Telecentro de Informação e Negócios – TIN surgiu através de um Convênio firmado entre a prefeitura de Santarém (secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES) e o governo do Estado do Pará (secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT). É um espaço público e gratuito de utilização de computadores conectados à internet, voltado para a oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, informações e diversos serviços, destinado a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local.
As inscrições para os cursos podem ser feitas no horário de 08h às 14h na SEMDES.
PRÉ-CONFERÊNCIAS DE SAÚDE ACONTECEM NO LAGO GRANDE

Equipes do Conselho Municipal de Saúde de Santarém (CMSS) estarão neste fim de semana na região do Lago Grande do Curuai realizando pré-conferências. Os encontros fazem parte dos preparativos para a XI Conferência Municipal de Saúde, que acontece no período de 09 a 11 de novembro no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

No Lago Grande, as pré-conferências serão realizadas em três comunidades polos, a partir das 08h deste sábado, 23/07.

Na comunidade do Curuai devem participar moradores do Torrão do Papa Terra, Cativo, Caraubal, Diamantino, Maranhão, Maranhãozinho, Patauá, Patauazal, Chibuí, Boa Fé, Centro da Serra, Rabo da Serra, Água Fria de Cima, Paissandu, Bom Futuro, Inanu, Igarapé Açu e Boa Vista.

Para a pré-conferência que será realizada na comunidade de Piraquara são esperados moradores de Novo Paraíso, Traíra I, Nova Esperança, Soledade, Terra Preta dos Vianas, Castanhalzinho, Bom Jardim, Santana, Pindorama, Sete Estrelas, Babaçu, São Francisco, Cabeceira do Marcos e Cabeceira do Ouro.

A comunidade de Vila Socorro também sediará uma das pré-conferências. Para lá, foram convocados moradores de Bom Jesus, Aparecida, Santana, Cururu de Baixo, Pedreira, Araci, Itacumini, Cutireça, Pere Salvação, Pere Paraíso, Pere Boa Vista, Santa Helena, Jacaré, Jacarezinho, Cabeceira do Urari, Urari, Ajamuri, São José, Vila Nova Uruari, São Pedro, São Jorge, Tabatinga, Murui, Bacabal, Água Fria de Baixo, Tracoá, Cruzador, Babaçu e Lírio dos Vales.

Nas pré-conferências os participantes vão discutir e levantar propostas que serão apresentadas na XI Conferência Municipal de Saúde.

Contato para mais informações: Maria das Dores Colares Joseph (9183-0405).

Por: Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *