Informe RC

O REITOR SABE O CAMINHO

Louvável a iniciativa da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, coordenada pela arqueóloga Denise Gomes, comandando equipe de alunos e professores procederem escavações em pequena área do antigo bairro da Aldeia em busca de resgatar, destinada a estudos, peças arqueológicas (vasos apresentando animais, cachimbos, adornos e urnas funerárias) para ajudar jovens a entenderem como viviam os antigos habitantes dispersos em várias tribos indígenas dos anos 1100 a 1600, distribuídos da hoje Alter do Chão à fazenda Taperinha no rio Ituqui, sendo as mais importantes a dos índios Tapaiu e Tapajó (sem “s”). O assunto é longo, vou encurtar: as últimas escavações conhecidas foram nos idos de 50, milhares de peças foram resgatadas, centenas inteiras, inclusive muiraquitãs (raros) feitas por um advogado (Ubirajara Bentes) tornando a descoberta fruto de cobiça de museus, países e universidades do exterior, mas vendida à de São Paulo, onde estão expostas em espaço levando seu nome. O reitor da UFOPA sabe o caminho como conseguir (empréstimo ou comodato) algumas peças e matar a curiosidade de seus alunos.

AH SE AQUI FOSSE IGUAL LÁ

Na China, semana passada, jovem funcionário de uma indústria fabricante de produtos da Apple, acusado de roubar um protótipo para a 4º geração de iphone, coisa de 4 mil reais, envergonhado, se suicida. No Brasil onde o gesto do chinês também é crime, este tipo de arrependimento ou vergonha não existe, não há registro. Milhões de reais dos cofres públicos são desviados à exaustão, somados chegam a casa de bilhões, os apontados, quase totalidade, não são punidos nem presos, principalmente quando exercem cargos por indicação política e possuem acesso ao tesouro da viúva. Bom, né? No maior assalto praticado na história da República no Ministério dos Transportes comandado pelo PR, com envolvimento de senadores e deputados, quando a companheira Dilma pôs pra correr no olho da rua, 18, começando pelo ex-ministro, senador Alfredo Nascimento, todos juram inocência, apesar das evidências contrárias e comprovadas por técnicos do Tribunal de Contas da União. Estão livres, leves e soltos, se fosse na China já tinham sido enforcados.

RISCO IMINENTE

O mundo jurídico nacional há décadas convive com leis aplicadas como legais, por estarem em vigor, mas se suas constitucionalidades forem questionadas junto ao Supremo Tribunal Federal correm risco de não ficarem de pé, o que acontece constantemente, como ocorreu com a do Ficha Limpa. Na edição anterior (22) a coluna mostrou o perigo da eleição plebiscitária, marcada para 11 de dezembro pelo TSE para todo o Pará visando a criação dos estados do Tapajós e Carajás, não serem realizadas por ter o constitucionalista Dalmo Dallari encaminhado ação junto ao TSE pedindo sua extensão a todo o País em obediência ao que emana a Constituição. Domingo (24), o jurista (80 anos), um dos mais respeitados em atividade, em entrevista a jornais de maior circulação no Estado, com argumentos convincentes mostrou do interesse ser extensivo a toda Federação, e enumera os porquês, e não só o Pará, por mexer com toda estrutura política e econômica da nação. Se sua ação não for colhida pelo TSE vai entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

FEZ PIOR

A situação enfrentada pelo presidente da OAB-Pa, Jarbas Vasconcelos, diante de seus colegas advogados, deve ser pior da vivida pelos acusados de envolvimento com desvio de verbas da Assembléia, diariamente em páginas de jornal, rádio e TV, contra os quais há 60 dias, se arvorando de correto e justiceiro, quis mandar prender e tomar os bens. Colocando as partes em julgamento, o Jarbas, em sua desastrada e truculenta gestão à frente da Ordem fez pior, brigou com o governo estadual, desmoralizou o Judiciário, delatando Juízes e Desembargadores ao Conselho Nacional de Justiça com falsas acusações. Para completar sua desdita, jogou uma instituição de respeito às baratas, diante da opinião pública, ao comandar a venda de um imóvel pertencente à subseção da OAB em Altamira, numa ação entre amigos por 1/3 do valor real, apesar de alertado antes de dar o pinote. Suas loucuras ou aloprações estão sendo apuradas, breve a Justiça dará o diagnóstico.

METEM A MÃO

Os recursos repassados ao INCRA no Pará, dirigido pelos companheiros do PT, destinados a investimentos na infraestrutura de assentamentos e construção de habitações a famílias assentadas, parte significativa das centenas de milhões não chega integralmente aos colonos e ribeirinhos, é desviada de acordo com a direção na área, por representantes de associações ou dos assentados, sem obedecerem valores estipulados em contratos, executadas por empreiteiras previamente combinadas. As superintendências instaladas em Santarém e Marabá são alvos maiores da rapinagem. O Tribunal de Contas da União recentemente constatou desvios de recursos na direção do órgão no sudeste paraense e acusou o Incra de ser conivente desta situação corriqueira em todo o estado. Se lembram do Pedro Aquino, quando superintendente na região foi afastado, acusado por um Juiz Federal de construir assentamentos e colocar assentados fantasmas, mostrados no programa Fantástico? Pois é, ele está comandando um em Alenquer.

PREÇO ALTO

O governo do PT pode ser o 1º na historia política do Município a pagar um preço alto no apoio dado à administração em votações na Câmara Municipal, a chamada governabilidade. Segundo maioria dos vereadores não implica em compromisso ao nome a ser indicado pelo partido às municipais de 2012. Na eleição anterior (2008) as águas corriam para o mar, a Governadora era do PT, agora pertence ao PSDB, dono da mesa e do baralho. Difícil, mesmo impossível, o PT congregar numa coligação em disputa pela Prefeitura as mesmas legendas quando da reeleição de Maria do Carmo. O ruim não é a dança dos partidos “normal” e sim do PT pedir a entrega dos empregos e secretarias dos hoje aliados quando precisa da governabilidade e não poder ficar em minoria na Câmara. Aí reside o perigo: a casa pode cair.

MELHOR PARAR

O medo de perder sua sede social devido más gestões volta preocupar torcedores do São Raimundo, não desejam ao Pantera o mesmo acontecido ao São Francisco, ver seu patrimônio ir a leilão para saldar débitos trabalhistas. Alguns aficionados alheios as mazelas de seus dirigentes “muitas vergonhosas” acham do clube ter vivido seus 15 minutos de fama como vice-campeão estadual e o título de campeão da série “D” e não ter patrocinadores nem estrutura financeira para participar de uma disputa nacional, mesmo no grupo ao qual foi rebaixado. Seria melhor parar do que perder a sede, pagar débitos com renda de festas, aluguel do estádio, aproveitar a prata da casa e revitalizar o campeonato santareno. O mais importante: afastar as mãos bobas do dinheiro do clube.

INSEGURANÇA

Para o secretário responsável da Secretaria de Segurança Pública do Pará, a criminalidade diminuiu no estado 15% em relação ao ano anterior, mas confessa do tráfico de drogas ter tido avanço superior a 60%. A realidade retratada pela mídia mostra o contrário, principalmente nos municípios, colocando o Pará e algumas cidades do interior como das mais violentas do país com crimes ganhando contorno nacional, alguns manchetes internacionais, com um agravante: os criminosos atuam em terra e nos rios, em canoas motorizadas “rabetas”, e neste último atingem níveis preocupantes na área do Marajó, uma das regiões mais pobres e abandonadas do País, onde atuam os piratas, apesar dos alertas constantes do bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luís Azconna, referente a segurança e drogas. Sexta passada, mais um barco, entre dezenas, foi assaltado, 44 passageiros rendidos e roubados e uma universitária morta. Aos piratas a Polícia tem perdido de zero. Até quando?

SEIOS E BUMBUNS

Apurado desde março pela Polícia e Ministério Público Estadual os desvios de verbas da Assembléia do Pará no período de 8 anos (2002/2010) até o momento o montante e nem o aproximado foi divulgado, falam chegar a 30 milhões. Pelo andar da carruagem, as apurações vão demorar, por enquanto só envolvimento de bagrinhos, um ex-Deputado e um único tucunaré de bom tamanho, ex-diretor financeiro, foragido da Justiça, pirarucu nenhum. Na Assembléia do Piauí em menor tempo (3 anos) e com menos dinheiro, usando os mesmos esquemas, o avanço foi maior, até  patroas de parlamentares empinaram seios e aumentaram bumbuns. Nove deputados estão sendo apontados pela Polícia Federal como “suspeitos” de desviarem 150 milhões, o suficiente para asfaltar Santarém, construir as 3 mil casas prometidas e desempacar as obras do PAC. O bom é no fim, fica tudo em nada e o povo paga a conta.

PEIXES DE OURO

Na segunda quinzena do mês, pesquisa do DIEESE, que mede preço de produtos componentes da cesta básica à famílias de baixa renda (1 mínimo) em 17 capitais, constatou em Belém alta de 3% de janeiro a junho. Santarém, se entrasse nessa avaliação, alcançaria o 1º lugar no Norte e uma das mais do Brasil, a começar do preço do pescado, onde tipos tidos como de terceira alcançam preço de 10 reais o quilo. Com uma Colônia de Pescadores, acima de 10 mil inscritos e quase 5 mil recebendo Seguro Defeso, com 40% fabricados, passa a ser exploração. O pior de haver esse contingente de “profissionais” do anzol, é o povo comprar pescado vindo de outros estados, vendidos a peixeiros por preço menor. A Secretaria de Agricultura devia oferecer à prefeita uma “solucionástica”, como dizia o ex-deputado Paulo Roberto, e acabar o abuso praticado em mercados do município.

LAMENTO

Prefeitos e vereadores dos municípios do Oeste paraense, quando vêm a Santarém e a conversa envereda pela política, estranham com razão da maior prefeitura governada pelo PT no Pará, com uma população estimada na cidade de 200 mil habitantes, não ter construído uma só casa habitacional do programa federal Minha Casa, Minha Vida, o que não ocorreu com a minúscula Curuá “entre Alenquer e Óbidos”, onde o atual gestor e o anterior entraram para a história construindo quase 150. As alegações para o fracasso não absolvem a prefeita, mas condenam auxiliares pelo insucesso, cuja motivação está escrito nas estrelas, só cego não vê e nem lê.

DESABAFO

O deputado Antonio Rocha “PMDB” não esconde ter sido ferido pela saída do filho da Secretaria de Saúde do Município (compromisso de campanha com o partido no apoio dado a reeleição da Prefeita em 2008), depois de demorada fritura e do PT não ter aceitado a indicação do substituto. O Deputado afirma do Zé Antonio haver passado essa situação por não ouvir conselhos e confiar com sua boa índole em pessoas erradas, avessas a cumprirem acertos. Acha difícil negociar em termos de eleições municipais com o PT, não descarta sair candidato se tiver disputa em 2 turnos, atendendo orientação do federal José Priante e do presidente da estadual, senador Jáder Barbalho.

ORDEM DADA

Odair Correa, titular da Superintendência do Trabalho e Emprego no Pará, tem recomendado pessoalmente aos responsáveis pelas Delegacias do Trabalho no interior todo cuidado em fornecer Carteira de Trabalho a “profissionais” da pesca, mesmo com atestado fornecido por associações ou colônia de pescadores. O temor é serem piratas, existentes às pencas na região, recebendo imoralmente o Seguro Defeso.

Por: Ronaldo Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *