Alter-do-Chão pede socorro

Lixo na praia incomoda banhistas

Alter-do-Chão, distante de Santarém cerca de 30Km, é conhecida por suas belezas naturais e praias de água doce que encanta diariamente os turistas que ali transitam. Tais artifícios lhe renderam o título de praia mais bonita do Brasil pelo jornal britânico The Gardian. Porém, um antigo problema tem refletido no visual paradisíaco da vila: o lixo.

Por toda a comunidade alguns coletores de lixo foram fixados com a finalidade de atender os moradores e visitantes, porém os depósitos estão divididos de forma desordenada e em quantidade insuficiente nos locais com maior movimento.

Além da falta de lixeiros, a coleta do lixo é outro problema destacado pelos moradores. Mesmo contanto com o serviço periódico, a falta de estrutura de algumas vias impede a passagem do veículo. Desse modo, é comum encontrar lixo jogado pelas ruas. Segundo a comerciante Rússia Lima, o problema se agrava com as ações de urubus e cachorros que rasgam os sacos e espalham a sujeira.

Na praia, principalmente em dias de maior movimento, o lixo espalhado pela areia desconforta os banhistas. O funcionário público, Daniel Fernandes, reclama que não há um local onde possa depositar os seus resíduos. “Se a gente procurar por aqui, não acha nenhuma lixeira. Vai achar lixeira mais para perto do centro. Na praia mesmo eu não estou vendo nenhuma lixeira. O banhista não tem onde jogar”.

Procurado pela equipe de reportagem, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alter-do-Chão, Mauro Fernandes, conta que já foram feitas reclamações junto à empresa responsável pela coleta de lixo, CLEAN. Porém, esta afirma que a responsabilidade sobre a implantação de lixeira e coletores é da Secretária Municipal de Infraestrutura (SEMINF).

Enquanto todos aguardam por uma solução do poder público, o Caribe Brasileiro definha com a sujeira.

Notapajos.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *