Câmara de Santarém retoma atividades no Parlamento

Câmara Municipal de Santarém

A Câmara de Santarém, depois do recesso parlamentar de julho, retomou suas atividades parlamentares neste primeiro de agosto. O presidente da Casa de Leis, vereador José Maria Tapajós, ao dar por aberta a sessão disse que é propósito do Legislativo, trabalhar como sempre em favor do interesse social e colocar em discussão e votação projetos de lei como o Código de Postura; Parcelamento do Solo Urbano e a Área de Proteção Ambiental, do morro do Saubal. José Maria Tapajós entende que tais projetos devem ser aprovados ainda este ano, para que não haja problemas no ano que vem, quando se trata de ano de eleições municipais. Para que tais projetos entrem em discussão e aprovação na Câmara, está faltando apenas o Executivo enviá-los ao Legislativo. O presidente da Câmara também anunciou que a partir de agora a Casa de Leis está dotada de um sistema de segurança interno, através de um circuito fechado de televisão.

O vereador Jailson do Mojui (PSDB) relatou as melhorias que há muito vem sendo reclamadas pelas localidades do planalto santareno e que segundo ele, não são atendidas pela gestão municipal.  Falta de manutenção nos ramais e estradas são temas principais dos pronunciamentos de Jailson. Ele reclama “que já estamos com mais de um mês do período de verão e nada foi feito”. Pediu que as secretarias municipais de Infraestrutura e de Abastecimento trabalhem uma programação de execução de melhorias no planalto santareno, ainda neste verão. Jailson do Mojui entende que se não houver melhorias nos ramais e estradas do planalto santareno neste verão. No inverno seguinte o escoamento de todo a produção agrícola estará seriamente comprometido. “As ruas de Mojui dos Campos, estão cheias de mato e esburacadas, Mojui dos Campos ainda é Santarém”, desabafou Jailson.

Para o vereador Emir Aguiar (PR), a Feira da Cultura Popular realizada todos os anos na Praça de São Sebastião pela Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Cultura, que estava prevista para acontecer de 09 a 14 de agosto, por coincidir com a Feira Agropecuária do Baixo Amazonas, vai ocorrer somente no período de 16 a 21 de agosto. Emir Aguiar informa que, reuniões estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, com lideranças das comunidades que participam da Feira da Cultura, momento em que está sendo informado sobre a nova data de realização do evento. O Vereador esclarece que a mudança de data não vai trazer nenhum prejuízo para a Feira da Cultura Popular. “Todas as atrações que tradicionalmente acontecem, como concursos de barracas, de misses, torneios de futebol, etc vão ocorrer”, garante.

O vereador Valdir Matias Júnior (PV) disse que aproveitou o recesso parlamentar, para fazer visitas a uma série de comunidades do interior do Município e constatou que estas estão precisando de atendimento do Poder Público Municipal. Matias Júnior revela que as localidades se ressentem da falta de iluminação pública e onde existe há oscilações de energia na rede elétrica; faltam funcionar os postos de saúde e construção de escolas municipais; barracões comunitários e melhorias nos ramais. Na comunidade Piraquara, região do Lago Grande, o Vereador constatou que existe um posto de saúde que precisa de funcionários, remédios e melhorias no atendimento. O parlamentar assegura que, junto com comunitários do Piraquara, está tentando achar solução para os problemas detectados no posto de saúde da localidade.

O vereador Reginaldo Campos (PSB) enfatizou o plebiscito SIM Tapajós, agora confirmado para 11 de dezembro deste ano. O parlamentar pediu que todos os cidadãos dos 27 municípios que comporão o novo Estado, façam campanhas fortes em favor do SIM Tapajós, em todo o Estado do Pará. Reginaldo entende ser um momento histórico que estamos visando: “Nós temos que acreditar que somos capazes de vencer no plebiscito, apesar de dificuldades e circunstâncias”, define. O Vereador acredita que a criação do Estado do Tapajós vai trazer desenvolvimento para a região, com mais segurança, saúde, educação e principalmente, emprego para os pais de famílias.

O vereador Evandro Cunha (PDT) ao fazer uso da Tribuna, anunciou que este novo período legislativo vai ser de muito trabalho. Pediu que suas reivindicações fossem atendidas pelo Executivo Municipal, considerando que agora estamos no período do verão.  Evandro Cunha defende melhorias de vida para todos. Nas áreas de infraestrura, educação, saúde. Disse ser esse o seu desejo e espera que seus projetos sejam efetivados para o bem de Santarém. Com relação à vila do Mararu onde reside, Evandro Cunha garante que há melhorias, mas muito ainda falta ser feito, principalmente com relação à infraesterutura das ruas, reabertura de novas vias e também na área da educação, com a melhoria dos prédios das escolas municipais.

A vereadora Marcela Tolentino, também do PDT, utilizando parte do tempo de seu partido na tribuna, para destacar as obras de esgotamento do PAC, que a Prefeitura está executando no bairro Mapiri. Marcela anunciou para cinco de agosto, a partir das 14 horas no plenário da Câmara, uma audiência pública que vai discutir a saúde de Santarém. Esse evento, segundo a Vereadora, é uma realização do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará. “Momento oportuno, porque cinco de agosto é o dia nacional da saúde”, justifica Marcela, dizendo que é preciso zelar também pela saúde dos profissionais que atuam na área, que precisam ser reconhecidos nas suas atividades ligadas ao atendimento a saúde pública.

O vereador Maurício Corrêa (PMDB) defendeu mais segurança para a prática do Turismo em Santarém. O parlamentar entende que há uma vocação turística do Município e a segurança no setor é necessária para atrair mais turistas que tem o desejo de conhecer o nosso potencial. “O que está acontecendo com a população e com os turistas que nos visitam, com relação à segurança é gritante. Estamos apelando aos poderes constituídos da segurança pública, para que possam fazer jus à segurança não só da população santarena, mas de todos os turistas que nos visitam”, apela. Maurício Corrêa denunciou que o porto fluvial que está sendo construído pela Prefeitura vem servindo de estacionamento para algumas empresas que trabalham com transporte de carga e descarga. Ele pede providências da gestão municipal para solução imediata do problema. 

O vereador Carlos Jaime (PT) informou que durante o recesso parlamentar de julho, aproveitou para visitar diversas comunidades nas regiões urbanas e rurais. Participou do congresso da Famcos que elegeu a nova presidente Antonio Vita e foi a Belém, integrando uma comitiva de vereadores, que reuniu com o governador do estado do Pará, Simão Jatene. Carlos Jaime pediu brevidade na aprovação de alguns projetos, como a Área de Proteção Ambiental, do Morro do Saubal e recebeu para isso apoio de seus pares: Maurício Corrêa (PMDB), que condenou as invasões que vem ocorrendo em Santarém, protagonizadas por quem não precisa de terra, mas que segundo Maurício, são donos de carrões. Erasmo Maia e Henderson Pinto (DEM), assim como José Maria Tapajós (PMDB), também manifestaram apoio a Jaime, no discurso em defesa da organização da urbanização da cidade. Jaime fez questão de dizer que é a favor da moradia, mas de forma digna.

O vereador Henderson Pinto (DEM) disse que a falta de atendimento pleno a saúde pública em Santarém, é o maior problema do município. Segundo ele, tem aumentado consideravelmente a procura dos vereadores pela população, pedindo melhorias ao atendimento à saúde, superando os problemas da infraestrutura das ruas que antes era tido como a situação mais grave. Henderson cita a falta de médicos, de enfermeiras, de macas e cadeiras de rodas nos postos de saúde do Município; falta de medicamentos em alguns postos. O parlamentar avalia que por falta de atendimento na atenção básica da saúde pública, sobrecarrega o Hospital Municipal, que é em seu ver outro problema. “Lá os médicos trabalham sob pressão, com as equipes tendo sobrecarga de trabalho, faltam instrumentos hospitalares e material de consumo para os procedimentos, faltam leitos nas UTIs do município de Santarém, para atender a demanda regional” conclui.

Fonte: Ascom/Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *