Câmara Municipal aprova lei de diretrizes orçamentárias
A Câmara Municipal de Óbidos aprovou na terça feira (12), por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2012.
Pela manhã houve uma Audiência Pública no Salão Paroquial, em que a LDO foi discutida, com a presença dos vereadores, Mistério Público e comunidade obidense, como os representantes do Sindicado dos Trabalhadores Públicos Municipais, que reivindicavam a inclusão na LDO do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, pois o Sindicato defendeu que o PCCR em vigor está “caduco” e não atende as reais necessidades dos servidores como também as melhorias salariais.
Com a aprovação, os servidores foram contemplados e agora esperam pela sanção do Prefeito, que segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador J. Barbosa deverá mandar para a Câmara em meados de outubro.
Durante a seção da Câmara, na parte da tarde, o vereador Lindomar Barros falou sobre a participação popular na LDO e citou como exemplo a luta do Sindicato dos servidores para incluir o PCCR na LDO. Comentou que apesar da Audiência Pública ter sido aberta à população, o público foi muito pequeno, mesmo assim considerou muito positiva.
Nivaldo Aquino falou que a emenda do PCCR foi incluída na LDO porque houve interesse dos vereadores, que entenderam que a luta dos servidores era justa e que isso irá trazer melhorias para o Município.
A vereadora Paula Andréia disse que a audiência pública foi uma experiência muito boa e que deve continuar, pois assim a população tem chance participar com sugestões.
O vereador Lenildo Cerdeira também comentou sobre a audiência pública dando destaque à luta do Sindicato dos Servidores pelo PCCR e comentou que até meados de outubro a LDO estará voltando à Câmara.
Finalizando a sessão, o presidente da Câmara, vereador J. Barbosa, colocou a LDO em votação e foi aprovada por unanimidade.
Nota – O prefeito Jaime Silva, em nota de esclarecimento, informa que vai convocar no mês de setembro, o Ministério Público Estadual, Câmara Municipal e outros órgãos municipais e estaduais, para mostrar os recursos que a Prefeitura recebe, bem como esclarecer à população o destino desses recursos, para que se possa discutir sobre o orçamento de 2012 e colocar em pratos limpos essa situação.
Jornal O Impacto