Pará deve ganhar mais 4 partidos‏

Siglas partidárias

A sopa de letrinhas que representa o universo partidário pode ganhar ainda mais cores e bandeiras a partir dom próximo ano. De acordo com um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 20 novos partidos políticos buscam atualmente registro na Justiça Eleitoral brasileira. Destes, quatro estão com processo de representação no Pará. Contudo, para entrar o páreo das eleições municipais de 2012 é preciso estar apto até o próximo dia 7 de outubro.

Isso porque a Lei nº 9.504/1997 determina que para disputar a eleição o partido deve ser registrado no TSE com pelo menos um ano de antecedência. Quem pretende se candidatar a cargo político também deve estar filiado a partido dentro desse mesmo prazo.

No Pará, os processos de obtenção de registro que estão mais adiantados são os do Partido da Pátria Livre (PPL) e do Partido Ecológico Nacional (PEN). O primeiro já recebeu o aval do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) para 13 mil assinaturas e obteve o registro de criação do órgão diretivo no Estado. Já o PEN ainda depende da análise das 14 mil assinaturas coletadas. Também deram entrada no TRE do Pará o Partido do Desenvolvimento Nacional (PDN) e o Partido da Justiça Social (PJS).

Por: Irna Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *