PM faz segurança do maior círio fluvial do mundo

Segurança da PM no Círio de Oriximiná

O Círio noturno em devoção ao Santo Antônio que é conhecido como maior Círio fluvial noturno do mundo, é realizado no primeiro domingo do mês de agosto que acontece na cidade de Oriximiná, Oeste do Pará.

A comunidade católica acompanha o translado do Santo no primeiro momento em inúmeras embarcações devidamente decoradas que saem ao anoitecer da comunidade Conceição, no rio Nhamundá, onde o trajeto é ornamentado com milhares de balões iluminados que dão um brilho especial ao cortejo que percorre o rio Trombetas com destino a cidade.

Depois, a procissão em caminhada de fé e devoção ao Santo padroeiro percorre as principais ruas de Oriximiná, perfazendo cerca de 02km.

O evento ocorreu ontem, domingo (07/08) e a Paróquia de Santo Antonio contabilizou cerca de 10.000 pessoas que prestigiaram o evento católico, onde todos os paraenses são convidados a participar junto com o povo Oriximinaense.

A Polícia Militar do Pará, através da 12ª CIPM, comandada pelo CAP PM Marcelo Ribeiro, desencadeou a Operação “Círio 2011”, sob coordenação do CAP PM Flávio Maciel que fez a segurança dos romeiros envolvendo cerca de 75 policiais militares, 03viaturas e 06 motos, sendo utilizado no policiamento ostensivo em parceria com a Polícia Civil e Conselho Tutelar do Município, para a proteção da comunidade local e visitantes, não somente na praça da Igreja Matriz, mas em seu entorno onde a festividade deve ser encerrada somente no dia 21 de agosto.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/CPR I

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *