Prefeitura de Santarém apresenta demandas ao Governo do Estado

Prefeita fala durante encontro na Caravana da Produção

Secretários municipais da prefeitura de Santarém participaram na manhã de ontem, terça-feira (09), juntamente com a prefeita Maria do Carmo e representantes de municípios do Baixo Amazonas, da audiência pública de discussão e apresentação de propostas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do governo do Estado do Pará para os próximos quatro anos (2012-2015).

O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico de médio prazo para implementação de políticas públicas, de acordo com o exigido pela Constituição Brasileira. “Iniciamos as audiências públicas no dia 17 de julho e vamos atingir todas as doze regiões de integração do Estado. Nossa proposta é construir um Plano que tenha a cara da população, e só atingiremos nosso objetivo discutindo e recebendo sugestões através de encontros regionais como este”, enfatizou Liliane Bendaham, representante do governo do Estado.

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, destacou que a participação do governo municipal no encontro foi estratégica, pois os interesses dos cidadãos e cidadãs foram colocados acima dos interesses partidários. Ela solicitou que o governo do Estado, diante do prenúncio de uma crise mundial, não esqueça da região Oeste do Pará. “Levem ao governador Simão Jatene o meu pedido: se necessário, que nós possamos vivenciar um controle financeiro e orçamentário, mas não o corte de recursos. Precisamos de investimentos, e aqui, aproveito para reiterar o já apresentado em encontro que mantive com ele no primeiro semestre deste ano, para que sejam priorizados investimentos em água, segurança pública, infraestrutura urbana e rural, novo Estádio, novo Hospital Municipal, escola profissionalizante e habitação”, pleiteou a gestora de Santarém.

A audiência foi realizada no auditório da UEPA.

Caravana da Produção – Também na UEPA, a Prefeita participou, juntamente com secretários municipais, lideranças locais e produtores rurais, do encontro da Caravana da Produção Agropecuária, que reuniu em Santarém, representantes de 13 municípios do Oeste paraense. O encontro promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura – SAGRI, teve por objetivo traçar estratégias para alavancar o desenvolvimento agropecuário da região.

 

MAPIRI E LIBERDADE RECEBEM NOVA UNIDADE EDUCACIONAL

Na tarde de segunda-feira (08/08), a prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), entregou aos moradores dos bairros Mapiri e Liberdade, a nova Unidade de Educação Infantil (UMEI), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que vai atender 70 crianças de 2 a 4 anos de idade, em tempo integral, com formação pedagógica.

Para o representante da associação de moradores do bairro do Mapiri, Luís Martins, o novo espaço é resultado de muita luta. “Os moradores dos bairros Mapiri e Liberdade lutaram muito para a realização deste sonho. Agora, os pais ficarão tranquilos em saber que as crianças estão sendo cuidadas por educadores”, enfatizou.

O prédio possui quatro salas de aula, três banheiros, copa, sala pedagógica e refeitório. Durante a solenidade de entrega da UMEI, a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, falou sobre a importância de espaços educativos para a qualidade do ensino. “As unidades de educação infantil são exemplos do avanço que nosso governo vem alcançando na área educacional. Esta é a 17ª Unidade voltada ao ensino infantil entregue em meu mandato. Nesses espaços, as crianças aprendem brincando”, afirmou.

Em nome do bairro Liberdade, a Sra. Cesarina falou da satisfação dos moradores em terem uma demanda atendida, após apresentação em audiência no gabinete da prefeita. “Estamos felizes porque fomos ouvidos e atendidos, não através de ofício, mas de diálogo que mantivemos com a prefeita. Hoje é dia de dizer muito obrigado”, declarou.

Os secretários municipais Lucineide Pinheiro (Educação) e Inácio Correa (Infraestrutura), participaram do evento.

 

CURSOS DE LICENCIATURA SÃO OFERTADOS À PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Estão abertas as pré-inscrições para os cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR), para licenciatura em
computação, licenciatura em pedagogia, licenciatura integrada em história e
geografia, licenciatura em português e inglês, licenciatura integrada em
matemática e física, e licenciatura integrada em química e biologia.

Os interessados podem se inscrever através do site: freire. mec.gov.br, até o dia 10 de setembro. As aulas iniciarão em janeiro de 2012. 

O PARFOR visa assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para todos os professores que atuam na rede pública de educação básica, oferecendo, gratuitamente, cursos superiores de qualidade.

O plano é executado em regime de cooperação entre a CAPES, o MEC, as secretarias de educação dos estados e municípios, e as instituições públicas e comunitárias de ensino superior.

SEMINF INTENSIFICA SERVIÇOS DE TERRAPLENAGEM

Ontem, terça-feira, 09 de agosto, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) trabalharam em três pontos diferentes das zonas urbana e rural da cidade para melhorar a trafegabilidade de ruas e ramais de Santarém.

Na zona rural, os trabalhos se concentraram na comunidade de São Sebastião, na Região do Eixo-Forte, onde os principais ramais recebem piçarramento e compactação.

Já na área urbana, equipes atuam no bairro Nova República. A Travessa 25 está sendo recuperada em toda a sua extensão. No bairro Uruará, a Avenida Muiraquitã, entre Dom Frederico e Rua da Indústria está sendo beneficiado com serviços de reparação das erosões. Na Avenida Dom Frederico Costa, continuam as ações de manutenção do pavimento asfáltico no trecho entre as Avenidas Tropical e Elinaldo Barbosa.

Iluminação – A Avenida Curuá-Una, entre as vias Santos Dummont e Altamira, recebe uma equipe da Divisão de Iluminação Pública (DIP) para realizar recuperações em pelo menos 15 pontos de luz apagados. Além disso, o bairro Elcione Barbalho nas Ruas A, B, C e D tem diversos pontos de luz recuperados. Os trabalhos consistem na manutenção das luminárias às reativações.

PAC – As obras de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) continuam com os serviços de drenagem do terreno onde serão construídas mais unidades habitacionais no bairro Uruará. Paralelo a esse trabalho, a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE está em fase conclusão, através da concretagem da laje de fundo da U-Box, no bairro Mapiri.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA SERÁ LANÇADO ESTA SEMANA

Nesta quinta (11/08), o Governo Cidade da Gente, através das secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED), promoverá no auditório da Casa da Cultura, o “Primeiro Seminário do Programa Saúde na Escola – PSE”.

O evento será voltado aos profissionais da Educação e da Estratégia Saúde da Família de Santarém, e marcará o lançamento do Programa no Município.

O Programa Saúde na Escola beneficiará diretamente 26 escolas municipais com e terá o intuito de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

O Seminário será realizado no horário de 07h às 17h.

Por: Nelma Bentes

Um comentário em “Prefeitura de Santarém apresenta demandas ao Governo do Estado

  • 10 de agosto de 2011 em 09:14
    Permalink

    Tem coisa errada ai, a prefeita Maria do Carmo tinha que comprar de sua colega de partido a Senhora Ladrona Ana Julia, quando a mesma estava no poder, agora de aparecendo na midia como senhora que faz e acontece, os trabalhos começaram muitas obras isso ta parecendo proprina…a midia parace que estar fazendo companha eletoral…cade as investigações que Eramos Maia denunciou…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *