Programa Saúde na Escola é lançado em Santarém

Prefeita Maria do Carmo no lançamento do Projeto

Aconteceu ontem, na Casa da Cultura, o “Primeiro Seminário do Programa Saúde na Escola – PSE”, promovido pela Prefeitura de Santarém sob coordenação das secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e Educação (SEMED).

Por ocasião do evento que reuniu enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, médicos e demais profissionais da área, o Governo Cidade da Gente fez o lançamento do Programa Saúde na Escola – PSE no município. “Este é um programa patrocinado pelo governo federal, em parceria com estados e municípios. Se atingirmos a meta proposta, o programa funcionará por tempo indeterminado em Santarém”, afirmou Emmanuel Silva, titular da SEMSA.

Em um primeiro momento, alunos de 26 escolas das redes municipal e estadual de ensino serão atendidos pelo programa que visa contribuir com a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “Estamos alegres porque vemos o avanço que o município dá em promover saúde com qualidade”, externou Eliane Miranda, diretora da secretaria de Saúde do Estado em Santarém.

Presente à solenidade, a prefeita Maria do Carmo resumiu a importância do programa ao declarar que ele é um resgate à cidadania do aluno. Ela afirmou que o governo municipal tem investido nesse setor e que reconhece a existência de desafios, mas assegura claramente que mais um passo foi dado. “Tenho certeza que, ao operacionalizar esse programa que sabiamente foi lançado no dia do estudante, damos um grande passo no combate à evasão escolar. Ao detectarmos problemas nutricionais e oftálmicos em nossos alunos, poderemos oferecer tratamento adequado e melhorar nossos índices de desenvolvimento da educação básica”, enfatizou.

A programação de lançamento do programa também constou de apresentações culturais.

COMEÇOU HOJE ENCONTRO DE CONSELHEIROS DE EDUCAÇÃO

Hoje, sexta-feira, 12/08, às 9h, no hotel Amazônia Boulevard, teve início o I Encontro os Conselhos Municipais e Educação (CMEs) da Região Oeste do Pará. O evento está sendo coordenado pelos Conselhos Municipais de Educação dos municípios de Santarém, Oriximiná e Belterra, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Pará, e apoio das secretarias municipais de Educação.

O encontro visa debater temas educacionais da atualidade que impactam diretamente nas políticas educacionais dos municípios; compreender a dinâmica histórica de funcionamento do Conselho, suas atribuições e funções e as relações institucionais com a sociedade, além de conhecer técnicas de elaboração de instrumentos normativos inerentes ao cotidiano dos CMEs.

A Profª Dra. Clélia Brandão Alvarenga, que é membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE), será colaboradora do evento que prosseguirá até este sábado, 13 de agosto, com encerramento às 12h.

Por: Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *