Juruti será sede do I Encontro Nacional do Clubinho da Tartaruga‏

Clubinho da Tartaruga‏

O Programa Quelônios da Amazônia- PQA/IBAMA, que desenvolve em Juruti o Programa de Manejo Integrado de Quelônios – PMIQ, estará realizando de 12 a 14 deste mês o I Encontro Nacional do Clubinho da Tartaruga, que acontecerá na Comunidade Santa Terezinha – Lago Piranhas – em Juruti.

O Clubinho da Tartaruga apresentou em 2009 o projeto do encontro ao Fundo Juruti Sustentável – FUNJUS/FUNBIO, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Pescadores Artesanais Assentados no Projeto Agro-Extrativista Valha-me Deus – APRAPAEVID. O projeto foi aprovado no edital 001/2009 e financiado pelo FUNJUS.  

O objetivo do encontro é promover um espaço de diálogos e expressões dos filiados e parceiros do Clubinho da Tartaruga, visando socializar as ações realizadas por crianças e jovens nos clubinhos locais e nacionais, compartilhar experiências e buscar ideias e proposições para o engajamento nas questões ambientais locais, nacionais e planetárias, fortalecendo a “Rede dos Protetores Ambientais”, com base nas temáticas de biodiversidade, sustentabilidade e quelônios.

O nome escolhido para o evento foi inspirado na expressão indígena “Puxirum”, da língua Tupi Guarani, que quer dizer “ajuntamento de pessoas para atividades que demandam muitos braços”. Tradicionalmente, na Cultura Amazônica o “puxirum” pode ser resumido em três palavras: Cooperação, união e coletividade. Por serem estes princípios que contemplam a proposta de formação dos clubinhos de protetores ambientais, aliados a pedagogia da roda que contempla as orientações pedagógicas do Clubinho da Tartaruga, o nome “Puxirum” foi a inspiração para o nome do “I Encontro Nacional das Crianças e Jovens Filiados ao Projeto Clubinho da Tartaruga do Programa Quelônios da Amazônia/IBAMA”, que em Juruti desenvolve desde 2008 o Programa de Manejo Integrado de Quelônios – PMIQ.

A proposta metodológica que será utilizada no encontro se baseia na concepção pedagógica do Clubinho da Tartaruga, uma prática dialógica na construção do pensamento coletivo. Suas referências didáticas se baseiam nas recomendações nacionais e internacionais de envolvimento do público infanto-juvenil em ações que visam o protagonismo e a sensibilização nas questões socioambientais, tendo a arte-educação como recurso de expressão.

Fonte: AGORAJURUTI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *