Prefeitura mantém tradição e realiza feira da cultura popular e festival folclórico

Abertura da Feira Cultura Popular

Com o tema: “Fraternidade e a vida na Comunidade” e o lema “Santarém: 350 anos valorizando a cultura”, está sendo realizado desde quarta-feira, dia 16, na praça Barão de Santarém, a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico, cuja disputa pelo título de campeão iniciou ontem, 17 de agosto, por 20 grupos.

Os eventos, que foram unificados há quatro anos, são projetos culturais que promovem o intercâmbio entre a cidade e o interior. “Tomamos essa decisão de fazer a Feira da Cultura Popular e o Festival Folclórico conjuntamente por entendermos que eles potencializam nossa política cultural da gestão pública municipal no sentido de preservar, valorizar e difundir a criatividade de nossos homens e mulheres da cidade e do interior. Essa medida deu certo. A prova disso, é que as comunidades rurais e as lideranças dos grupos folclóricos se preparam durante os primeiros meses do ano  para apresentarem durante seis dias, o que há de melhor na produção cultural rural e urbana”, afirmou.

A solenidade de abertura foi marcada por um culto e apresentações da Filarmônica Municipal regida pelo maestro Rafael Brito. Entre as autoridades presentes, estavam a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, acompanhada de secretários e assessores de governo, e o vereador Carlos Jaime.

Este ano, 54 comunidades vieram participar da Feira, trazendo produtos da agricultura familiar que são comercializados, como farinha, artesanato, plantas ornamentais e medicinais, frutas, bolos, entre outros. “Este evento tem importância cultural e folclórica, mas econômico-social também. Através dele, oportunizamos a integração, o aprendizado, e a compra de produtos feitos por nossos irmãos e irmãs do campo. A Feira da Cultura Popular começou com o Movimento de Educação de Base, o MEB, mas está sendo consolidada em nosso governo, pois reconhecemos que somos homens e mulheres com raízes do interior. Esta é nossa Santarém, representada nas 54 barracas. Tenham a certeza de que, até o final de meu mandato, este evento terá apoio incondicional”, declarou a prefeita Maria do Carmo.

A exposição e comercialização de produtos iniciam às 8h. A programação desta noite começa às 19h30, com danças folclóricas e humorísticas. O evento encerra no domingo, 21 de agosto. 

PROJETO CAMINHAR ENVOLVERÁ CENTENAS DE PARTICIPANTES

Neste sábado, 20 de agosto, a Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), promoverá mais uma edição do Projeto Caminhar, organizado desde 2005, com a participação de beneficiários do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC).

Durante a caminhada, os participantes disporão de orientações sobre saúde por parte de educadores de educação física e de atividades como: verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e alongamento coletivo.

O Projeto Caminhar será realizado em torno do Parque da Cidade, com início às 17h30, e terá em sua programação, aulas de ginástica. A iniciativa visa mostrar à população a importância do hábito da caminhada para uma boa qualidade de vida.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade é desenvolvido pela prefeitura de Santarém em seis pólos da cidade, e conta em média, com a participação de mais de 8 mil pessoas.
ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS É DEFINIDA

As escolas das redes públicas municipal e estadual de Santarém, Belterra, Alenquer e Óbidos que se inscreveram ao V Festival de Bandas e Fanfarras, organizado pela Assessoria de Esporte e Lazer (AEL), já tiveram a ordem de participação definida em sorteio realizado na última sexta-feira, 12 de agosto.

O evento é promovido pela prefeitura de Santarém e este ano, envolverá 26 Bandas e Fanfarras, sendo 11 na categoria Fanfarra Simples, 10 na categoria Fanfarra com Melodia e 5 na categoria Banda Marcial.

O Festival é um projeto da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), com o objetivo de valorizar a produção musical dos alunos, estimulando-os ao desenvolvimento enquanto artistas e cidadãos.

As três melhores colocadas em cada categoria receberão uma premiação baseada em kits de instrumentos musicais.

Abaixo, a ordem de apresentação e os temas musicais das Bandas e Fanfarras:

Categoria: Fanfarra Simples

01. E. E.E.F Aluisio Lopes Martins – Rítmos da Cidade Maravilhosa (RJ);

02. E. Manoel Ladislau Branco Pedroso (Belterra) – Rock Nacional da Atualidade; 

03. E.M.E.F. Princesa Izabel – Rítmos Afro-Cubanos: “A Modernidade das Danças de Salão”;

04. E. Diocesana São Francisco Nordestino;

05. E.M.E.F. Haroldo Veloso – Rítmo Latino; 

06. E.E.E.F.M. Nª Sra. Aparecida – Rítmo Latino Americano; 

07. E.M.E.F. Afro Amazônida (Santarém – quilombo do Murumuru) – “Do Norte ao Nordeste – Rítmos Regionais”; 

08. Corporação Musical Estrela Negra (Associação Musical Independente, do bairro do Livramento) – Cultura Musical Latino Americana 

09. E.M.E.F. Tiago Xisto de Aragão (Santarém – comunidade do Lago Grande) -Flash Back;  

10. E.E.E.F.M. Onésima Pereira de Barros – Rítmos Latinos; 

11. E.E.E.F.M Frei Othmar – Rítmos Folclóricos Norte/Nordeste. 

Categoria: Fanfarra com Melodia

01. Intercolegial de Belterra – Rítmos Quentes da Dança de Salão; 

02. E.M.E.F. Nova Esperança (Alenquer) – Trilha Sonora de Filmes;

03. E.M.E.F. Ambrósio Caetano Corrêa (Santarém – Inanu do Lago Grande) – Pop Rock Nacional e Internacional; 

04. E.E.E.F.M. Madre Imaculada – Pop Rock Brasil;

05. E.M.E.F. Felipe Patroni (Óbidos) – Tributo aos “The Beatles”; 

06. E.E.E.M. Rodrigues dos Santos – Cultura Baiana: “Seu Encanto, sua Fama”;

07. E.E.E.F.M. Frei Ambrósio – No Rítmo da Lambada;

08. E.E.E.F.M. Rio Tapajós Norte Nordeste: “de norte a sul”; 

09. E.E.E.F.M. Santo Antônio (Alenquer) – Anos 80: Grandes Sucessos do Rock Nacional e internacional;

10. E.E.E.M. São José (Óbidos) – Rítmos Africanos e suas Influências na Música Brasileira. 
Categoria: Banda Marcial

01. E.E.B. Marechal Rondon (Itaituba /Aveiro) Flash Back – Uma Volta ao passado através da Música. 

02. E.E.E.F.M. Almirante Soares Dutra O Rock Nacional dos Anos 80;

03. E.M.E.F. Dep. Ubaldo Corrêa – Jovem Guarda;

04. E.M.E.F. Maria de Lourdes Almeida – As Melhores do Axé Bahia;

05. E.E.E.F.M. Terezinha de Jesus Rodrigues -Trilha Sonora – Cinema

O V Festival de Bandas e Fanfarras será realizado no dia 1º de setembro, às 18h, na orla da cidade.

SILVÉRIO SIROTHEAU ESTÁ EM PROCESSO DE ASFALTAMENTO

A prefeitura de Santarém continua executando obras de pavimentação na Silvério Sirotheau, no bairro Liberdade.

Os trabalhos de asfaltamento iniciaram há duas semanas e na quarta-feira (17), a obra avançou através da conclusão dos serviços de terraplenagem e compactação do aterro na via. O próximo passo será a colocação das guias das calçadas e depois, a efetiva pavimentação.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Inácio Correa, serão 715 metros de via asfaltada entre a Raimundo Fona e o Lago do Mapiri. A obra atenderá a um desejo antigo dos moradores da área que reivindicavam melhores condições de trafegabilidade e saneamento da Rua Silvério Sirotheau.

O asfaltamento da via terá custo de aproximadamente R$ 403 mil.

UFOPA – Ainda como parte das obras de asfaltamento realizadas pela secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), também está planejada a pavimentação de um trecho da Rua Raimundo Fona, um dos principais acessos ao Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.

A informação foi confirmada pelo titular da SEMINF, Inácio Correa, que também explicou sobre os outros investimentos na área ao entorno da Universidade. m explicou sobre os outros investimentos na inf”Estamos recuperando outras ruas que cercam a UFOPA. Estamos fazendo serviços de capina do mato existente às margens das vias e fazendo a manutenção da iluminação pública do local, visando a segurança sobretudo, dos estudantes que trafegam pelo local”, declarou.

Manutenção – Iniciou ontem a recuperação do pavimento asfático da Travessa Professor Carvalho. Os serviços estão concentrados no perímetro entre as avenidas São Sebastião e Borges Leal.  Esta semana, trabalho similar aconteceu na Rua Raimundo Fona, no bairro da Liberdade, e na Avenida Dom Frederico Costa.

Ramais – Ontem, quarta-feira, equipes da SEMINF realizaram a recuperação do ramal de acesso à comunidade de São Raimundo, na região do Eixo-Forte. Os trabalhos proporcionarão mais conforto e segurança aos comunitários. Outra equipe de terraplenagem da SEMINF atua na zona urbana para dar condições de trafegabilidade na Elinaldo Barbosa, no perímetro da Gonçalves Dias até o Rio Amazonas.

Iluminação Pública – As equipes da Divisão de Iluminação Pública da prefeitura de Santarém seguem o cronograma de atendimentos solicitados junto à SEMINF, nos bairros de Santarém. Ontem (17), a partir das 17h, serviços foram realizados no bairro da Esperança, nas ruas Cambuquira, Piquiatuba, Trindade, Santa Maria e Avenida Cuiabá. A Previsão é de que 25 pontos de luz apagados tenham sido recuperados. Outra equipe deve atuar na Avenida Curuá-Una, entre Álvaro Adolfo e Mendonça Furtado e no Bairro Urumari.

Por: Nelma Bentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *