IMPUNIDADE

IMPUNIDADE

Os velhos humanistas espanhóis propagavam em belo enunciado que as leis ao serem aplicadas deveriam ser flexíveis para os fracos, firmes para os fortes e implacáveis para os contumazes. Na realidade, dos nossos tristes e violentos dias, os fracos enfrentam o rigor das leis ou a própria barbárie em que eles estão inseridos enquanto que os poderosos e contumazes sempre conseguem usufruir da flexibilidade da legislação e das benécias do poder para consolidar a vergonhosa impunidade. Vez ou outra – tipo um em um milhão – é que um desses poderosos é condenado até para salvaguardar o próprio sistema e sua podridão! (Heloisa Helena – Vereadora em Maceio-AL).

 BOLSA

Até 31 de outubro, 41.412 famílias beneficiárias do Bolsa Família no Pará deverão procurar os gestores do programa e efetuar a atualização dos dados para evitar o bloqueio do benefício. No Pará, o programa atende 691.447 famílias. De janeiro a julho, cerca de 16.406 benefícios foram atualizados. A atualização cadastral a cada dois anos é determinada pelo Decreto nº 6.135, de 2007. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários, para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.

GOELDI

Parque Zoobotânico Goeldi completa 116 anos. Com mais de século, o Parque oferece atividades de entretenimento e educação além de conservar parte importante do patrimônio histórico e cultural de Belém e do Pará. Uma grande área verde. Beleza preservada no centro urbano de uma capital, coisa raramente encontrada nas grandes cidades. Animais silvestres e em extinção à vista de todos, cuidados por profissionais capacitados e que lançam mão do Parque como instrumento educativo, cultural e de preservação da natureza. Esse é o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi.

GOELDI  II

Quem visita o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi de Belém encontra elementos para refletir sobre a importância de preservar o meio ambiente ao mesmo tempo em que se aprende sobre a vida da região. Amostra da fauna e da flora regional, o Parque guarda exemplares que, por muitas pessoas, só serão vistos em ambientes dessa natureza. Além de promover a educação ambiental junto à sociedade, o Parque tem acervos e monumentos que homenageiam personagens que fizeram a história cientifica do Museu. Com pouco mais de cinco hectares, á área é um refúgio de verde na paisagem urbana. Para comemorar o seu aniversário, o Parque preparou uma programação especial para festejar junto aos paraenses e visitantes de outras localidades.

TERCEIRA IDADE

A recomendação do Ministério da Saúde de que todas as pessoas pratiquem atividade física durante 30 minutos, três vezes por semana, também deve ser seguida na chamada terceira idade. O sedentarismo para quem tem mais de sessenta anos pode provocar doenças graves e até mesmo acelerar problemas degenerativos, como osteoporose, Alzheimer e mal de Parkinson, conforme explica a Coordenadora da Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado: “O idoso que fica parado em frente a uma televisão, sem nenhuma atividade, deixa de trabalhar, deixa de viver a vida, ele vai morrer mais cedo. Aquela pessoa idosa que é portadora de hipertensão, diabetes, colesterol alto, se ele está fazendo uma atividade física, vai reduzir muito esses agravos.”

HANSENÍASE

Há mais de dez anos o cantor Ney Matogrosso participa de ações voltadas ao combate da hanseníase. O cantor esclarece quais são os sintomas da doença.”O sintoma é um sinal avermelhado com a margem esbranquiçada que você pega uma agulha e tenta furar, você não tem sensibilidade. E as pessoas têm que saber que nos postos de saúde de todo o País temo remédio. E se não tiver reclame porque tem que ter, o remédio é gratuito e a doença tem cura. E tomando a primeira dose, você não contamina mais ninguém”.  Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura. Se você tem algum sintoma da doença, procure o posto de saúde mais próximo da sua casa aqui em Santarém, todos eles estão preparados para o tratamento da hanseníase, enfatizou o secretário municipal de Saúde Emmanuel Silva.

HIGIENE

O serviço de mototaxista é regulamentado aqui em Santarém. Observo no dia-a-dia que os profissionais não oferecem toucas descartáveis aos usuários que utilizam capacetes sem o mínimo de higiene, podendo transmitir fungos para o couro cabeludo causando algumas doenças, além de piolhos. Aqui vai uma dica aos vereadores: é preciso uma Lei Municipal que prevê a obrigatoriedade da higienização dos capacetes antes de cada viagem ou o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros. Se os mototaxistas se unirem, comprando através do Sindicato ou de um grupo de profissionais, com certeza o valor das toucas cai pela metade. Com isso a classe vai estar promovendo qualidade no atendimento aos usuários.

 MOTINHAS

A decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a contratação de aprovados em concurso público não vai alterar a postura do Governo Federal. Segundo a secretária adjunta de gestão do Ministério do Planejamento, Marilene Ferrari, as medidas continuam restritivas, para a contratação de pessoas. Só serão atendidas demandas consideradas essenciais para a administração. XX Mais atenção à saúde dos povos indígenas. É o que prevê um edital do Ministério da Saúde que convoca entidades privadas sem fins lucrativos a celebrar convênios para execução de ações complementares à saúde indígena. A medida beneficia aproximadamente 650 mil indígenas que dependem do atendimento em saúde em mais de 4.700 aldeias no País. XX Depois de muita luta, muita insistência, treinos pesados e de ter conquistado o título de Campeão Brasileiro de Levantamento de Peso da modalidade Powerlifting, na categoria Máster I / até 66 kgs, na cidade de São Paulo, representando o estado do Pará, no dia 23 de junho passado, o atleta santareno Jorge Wanghon Filho compete nesta sexta-feira (19) em Buenos Aires enfrentando o uruguaio Daniel Dercia e o peruano Pedro Solano, os mais fortes de sua categoria. Desejo sucesso ao ilustre amigo Wanghon. XX O governo federal vai criar 4 novas universidades federais: duas na Bahia, uma no Ceará e outra no Pará. No Pará, a nova instituição, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). XX O governo lança neste mês um programa destinado a realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C em todas as aldeias indígenas do Brasil. A ação pretende examinar, até o fim de 2012, todos os índios brasileiros com mais de dez anos – idade média para o início da vida sexual no grupo – e encaminhar para o tratamento os que obtiverem resultados positivos. XX A presidente Dilma Rousseff passou por cima do acordo entre a base aliada e a oposição e vetou artigo da lei do Orçamento que garantia aumento real (superior à inflação) em 2012 para os aposentados com pensões acima de um salário mínimo. Com o veto, eles só deverão ter o reajuste correspondente à inflação, como determina a legislação atual. O governo alega que não tem como calcular os recursos necessários para cumprir o acordo. Aposentado no Brasil não é ninguém. Isso é uma vergonha. XX A figura masculina na criação dos filhos mudou. Algumas famílias são comandadas apenas por eles, que, sozinhos, assumem o papel de pai e mãe na vida das crianças. Viúvos, divorciados ou solteiros, os homens conquistaram esse espaço e mostraram que podem realizar esse papel e muito mais. XX Mais um final de semana, como ninguém é de ferro, vamos de Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente e Negra Saborosa, tudo isso neste sábado na Garapeira Ypiranga do velho amigo Cacheado. Fui.

Válber Xavier

Aniversaria neste domingo (21) grande amigo Válber Xavier, Procurador Jurídico do Detran em Santarém. “A sabedoria da vida se aprende com o passar dos anos, sempre em pequenas doses, a fim de digerir lentamente as experiências…e, um dia, poder usufruir desse depósito armazenado no subconsciente. É próprio da pessoa sábia conceituar a si mesma e aos outros, não pela idade mas pela sabedoria acumulada” Válber curte seu aniversário em Belém ao lado da genitora, filha, irmãs e demais familiares. Parabéns com saúde e muito sucesso.

MERCHANDISING

Social Contabilidade (Reinaldo Ferreira). Avenida Tapajós 787 – Centro Altos Sala C. Santarém – Pará – Fones (93) 3523 0476 – 9654 3760.

GOI$ FINANCEIRA – Representante dos bancos BV e BMG. Empréstimos Exclusivos para Funcionários Estaduais: Sefa, Detran, Seduc, PM, Bombeiros, Polícia Civil, dentre outros. OBS: Emprestamos pára quitar e renovar o seu Banpará Card. Ligue agora (93) 9127 0167 / 8114 0456. Travessa dos Mártires 26 – 1º. Andar – Tapajós Pálace Hotel – Entre Avenida Tapajós e Lameira Bittencourt.

Rei do Açaí (Leitão e Terezinha). Borges Leal com Clementino de Assis, fone 3522 7201, feito dentro do mais alto padrão de qualidade.

Auto Elétrica Rocha (Júlio) – Equipamentos de última geração e profissionais altamente qualificados. Avenida São Sebastião próximo a Barjonas. Fones (93) 3523 4059 – 9121 4727.

Distribuidora de Bebidas (Dirceu). Cervejas e refrigerantes de todas as marcas. Bebidas quentes e cigarros. Avenida São Sebastião próximo a Barjonas de Miranda. Fone (93) 9122 5965.

Restaurante e Lanchonete Céu e Mar (Carlos e Dira) agora com sucesso em Alter do Chão ao lado da praia. Pratos regionais com peixe, camarão e carnes nobres com preços populares, além de lanches tradicionais e saborosos. Céu e Mar em Alter do Chão no CAT – Centro de Atendimento ao Turista. (93) 8118 4449 e 8128 9073. Aguardamos a sua visita.

Taco de Ouro – Bilhar, cerveja gelada, tira-gostos, caldo, música mecânica, ambiente tranqüilo. Autêntico espaço de lazer. Silva Jardim esquina com Marechal Rondon.

XAVIER AUTO CENTER

(Marcelino Neto) – Pneus Carros e Motos – Baterias – Lubrificantes – Acessórios Pára Carros. Aceitamos Cartão de Crédito.

A Vista com Descontos Especiais. Avenida Magalhães Barata, 1213 (Rodagem) – Fone (93) 9143 9825.

POUSADA CÉU E MAR

(Alter do Chão)  Rua Pedro Teixeira S/N Centro – Próximo Praça da Matriz (93) 8118 4449 – 8128 9073

Café da Manhã – Refeição – Lanche

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *