Operação "Pó de Pedra" combate tráfico em Itaituba e região‏

Traficantes presos na Operação

O Comando de Policiamento Regional X, sediado no município de Itaituba, colocou em prática, desde o início de agosto, a operação “Pó de Pedra”, com o objetivo de combater o tráfico de substâncias entorpecentes em sua área de atuação, com destaque para o distrito de “Moraes Almeida”, que fica no cruzamento das rodovias Transgarimpeira e Santarém/Cuiabá.

A operação foi idealizada pelo comandante do destacamento da PM de “Moraes de Almeida”, Sargento PM Raildo, com o apoio dos Cabos PM Nunes, Vasconcelos, Dávila, Sousa Júnior e Roberto, depois que um traficante tentou subornar os militares em troca de sua liberdade, situação que motivou no planejamento da operação e a consequente prisão do traficante e de seu grupo criminoso, com o qual foram encontradas 58 petecas de crack e 100 gramas da droga, como parte do estoque no ponto de venda de entorpecente, além da quantia de R$ 6.284,00, em dinheiro.

O Tenente Coronel PM Josafá, Comandante Interino do CPR-X, observou que as prisões até agora realizadas, ainda não atingiram nem a metade do previsto; mas, já demonstram que as ações policiais estão dando resultados e não devem parar em toda a região. Somente na sede do município de Itaituba, foram efetuadas detenções de oito pessoas, no momento em que comercializavam drogas em vários pontos da cidade, principalmente na periferia.

Segundo levantamento feito pela Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Civil, o tráfico impera em várias frentes de serviço de garimpagem na região do Tapajós; mas as Polícias, mesmo enfrentando dificuldades, tem conseguido reprimir as ações criminosas. Em outra operação de combate efetivo ao tráfico de drogas do Comando de Itaituba, policiais militares de Novo Progresso prenderam em flagrante uma mulher que estava com cerca de 80 gramas de crack, prontas para serem comercializadas.

A acusada vinha sendo monitorada pela polícia há uma semana e sua captura foi possível graças a ajuda da população, que deu informações de sua atuação criminosa. De posse das informações, a polícia montou uma barreira na estrada e conseguiu prendê-la quando ela retornava para o município. A infratora foi encaminhada para Itaituba para as providências legais.

Ainda por conta ainda da Operação “pó de pedra”, um frentista, morador do bairro “Tom da alegria III”, também foi preso em flagrante quando comercializava drogas em seu local de trabalho: um posto de gasolina. Com o homem, foram encontradas 21 cabeças de pasta base de cocaína e a quantia de R$ 560,00 reais em espécie. Segundo o sargento PM Aurismar, comandante da ação, o infrator já estava investigado e sua prisão era apenas uma questão de tempo. Além do sargento, participaram da ação policial o Cabo PM Verenildo e o Soldado PM Lalter Jung.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *