UFOPA lança edital de bolsas de língua inglesa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizará, no período de 29 de agosto a 2 de setembro de 2011, inscrição para o processo de seleção de 230 bolsas de estudo de língua estrangeira. No valor de duzentos reais cada, a bolsa será fornecida pela UFOPA com o objetivo exclusivo de custear mensalidade de curso de inglês para seus discentes. Coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento Institucional, por intermédio da Diretoria de Planejamento, a seleção é destinada aos alunos da UFOPA devidamente matriculados no segundo ao penúltimo semestre de graduação. O Edital de seleção já está disponível no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br

As inscrições no processo seletivo serão realizadas, das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, na Diretoria de Planejamento (DIPLAN), localizada no Campus Rondon, e na Diretoria de Assistência Estudantil, no Campus Tapajós. Vinculada ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), do Ministério da Educação (MEC), a bolsa de língua estrangeira terá duração mínima de seis meses, prorrogáveis sucessivamente por igual período até o término do curso de graduação ou do curso de língua estrangeira do bolsista.

Somente será considerado apto a participar do processo seletivo, o candidato que cumprir as seguintes condições: estar regulamente matriculado em qualquer curso de graduação da UFOPA, a partir do 2º semestre ao penúltimo semestre da estrutura curricular; ter disponibilidade de, no mínimo, 12 horas semanais para assistir às aulas e participar das atividades extraclasse, nos turnos matutino, vespertino ou noturno; não possuir vínculo empregatício; ter renda familiar de, no máximo, três salários-mínimos; ter aprovação em todas as disciplinas do curso de graduação no último semestre cursado; ter preenchido o formulário de inscrição, declarando desta forma interesse em participar da seleção da bolsa; e ter apresentado, dentro do prazo previsto pelo edital, toda a documentação exigida.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (obter junto à DIPLAN ou à Diretoria de Assistência Estudantil); RG ou outro documento oficial de identidade, como carteira de motorista, de trabalho, passaporte, outros (original e cópia); CPF (original e cópia); comprovante de residência (original e cópia); comprovante de matrícula (original e cópia); histórico escolar atualizado, constando o último semestre acadêmico (original e cópia); currículo acadêmico comprovado; declaração de que não possui vínculo empregatício e de que recebe ou não algum tipo de bolsa permanência; e comprovante de renda familiar (original e cópia), como: contracheque, declaração de imposto de renda, declaração da receita federal, carteira de trabalho, declaração assinada pelos familiares que possuem renda, extrato bancário ou outros comprovantes oficiais.

Mais informações pelos telefones (93) 2101-3643 (DIPLAN) e 8116-1635 (Diretoria de Assistência Estudantil).

UFOPA cria Conselho Universitário Pro Tempore

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o princípio da gestão democrática, que assegura a existência de órgãos colegiados deliberativos, com a participação de segmentos da comunidade acadêmica, em instituições públicas de ensino superior do país, o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, oficializou a criação do Conselho Universitário Pro Tempore (Consun), que atuará, em caráter de transição, como órgão superior em funções normativas, deliberativas e de planejamento da nova universidade. O Conselho foi instalado oficialmente durante reunião da Administração Superior, realizada no dia 23 de agosto de 2011, no prédio da Reitoria, em Santarém (PA).

De acordo com a Portaria nº 1.245, de 23 de agosto de 2011, aprovada durante a reunião de criação do Consun, o Conselho Universitário Pro Tempore da UFOPA deverá deliberar sobre a organização da estrutura institucional e da forma de funcionamento da universidade, observando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O Conselho também deverá ser responsável pela aprovação do estatuto da universidade e das demais normas pertinentes, assim como deverá decidir sobre assuntos acadêmicos, administrativos e de gestão financeira, orçamentária, patrimonial e disciplinar, inclusive com a função de contribuir para a organização da área acadêmica e curricular da universidade.

Eleição – Presidido pelo reitor, o Consun terá, em sua composição, membros da Administração Superior, como vice-reitor, pró-reitores e diretores de institutos, além de três representantes do corpo docente e discente e do quadro de técnicos administrativos, escolhidos por seus pares através de eleições diretas e secretas. O processo eleitoral deverá ser normatizado por regimentos próprios de cada categoria e coordenado por comissões eleitorais distintas, constituídas por suas respectivas categorias.

As comissões eleitorais deverão apresentar suas propostas de regimento eleitoral para discussão e aprovação pelo plenário do Consun. A escolha dos representantes dos professores, estudantes e técnicos administrativos deverá ser realizada em um prazo máximo de 60 dias, a contar do dia 23 de agosto de 2011, data da publicação da Resolução nº 1, que estabelece os critérios para o encaminhamento das eleições.

Fonte: Maria Lúcia Morais (Comunicação/UFOPA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *