Demandas de iluminação pública são atendidas

Iluminação Pública em Santarém

A equipe da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) trabalha intensamente para atender demandas da população e garantir a manutenção de luz nos postes de diversos bairros de Santarém.

Hoje, serão realizados reparos nos bairros Maracanã, Liberdade e Caranazal. No Maracanã os serviços devem atender as ruas Cáritas, Freijó, Lorena e Lago Verde. No bairro Caranazal, os trabalhos serão nas ruas Anápolis e Antônio Bastos. Na Liberdade, a manutenção será intensificada nas Avenidas Marechal Rondon e Presidente Vargas.

A iluminação pública é um direito da população. O planejamento das ruas atendidas é feito semanalmente pela SEMINF e atende reivindicações dos moradores encaminhadas sobretudo, pelas associações de bairros.

JORNADA CIRÚRGICA CHEGA AO ARAPIUNS E TAPAJÓS

Uma equipe composta por 55 de multiprofissionais (pediatra, ginecologista, dermatologista, oftamologistas, anestesista, cirurgião, clínico geral, técnicos, de enfermagem, enfermeiros) da área de Saúde de Santarém está desde o último sábado (27), nas regiões de Arapiuns e Tapajós, promovendo ações cirúrgicas gerais e oftálmicas com o apoio de profissionais do Projeto Saúde & Alegria (PSA) e Expedicionários da Saúde.

A IV Jornada Cirúrgica de Santarém é mais uma ação do Governo Cidade da Gente, através da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), que visa melhorar a qualidade de vida da população da região de rios. Desta vez, serão disponibilizadas 200 (duzentas) cirurgias nas seguintes especialidades: 100 cirurgias gerais (50 Herniorrafia e Pequenas Cirurgias) e 100 cirurgias oftálmicas (50 cataratas e 50 Pterígio).

O local de referência para os procedimentos  está sendo a comunidade de São Miguel, no Rio Arapiuns. Para o acesso aos serviços, foi realizada uma pré-seleção dos pacientes por enfermeiros da secretaria municipal de Saúde.

Os barcos Netinho III (da prefeitura) e Saúde & Alegria (do PSA) estão sendo utilizados para o transporte dos pacientes das comunidades para o local das cirurgias, bem como para o retorno para as comunidades de origem.

Mais Informações: Dr. Fábio Tozzi (9143-4651).

GOVERNO ATUA NA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE PRAÇAS

O governo municipal prossegue com a obra de construção da Praça das Flores, no cruzamento da Rua Afonso Pena e Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Santo Clara. A obra deve proporcionar um novo espaço para o lazer e a prática de exercícios físicos.

Atualmente, está sendo concluída a parte de alvenaria da quadra de ginástica e estão sendo colocados os ladrilhos no piso da calçada à margem da Rua Afonso Pena.

A praça terá 5 mil e 400 metros quadrados de área e contará com estrutura de jardins, piso em ladrilho e calçada para ser utilizada para caminhada.

Paralelo a esse investimento de local público, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), a prefeitura realiza serviços de manutenção de praças, a exemplo da praça do Júlia Passarinho, no bairro de Santana, mas que também é muito utilizada pro moradores da grande área da Prainha.

Nesta praça, já foram realizados reparos na quadra de esporte e atualmente está sendo feito o reboco na mureta de proteção do local.

Outros locais públicos de lazer que recebem reparos são as quadras de esporte dos bairros Floresta e Santarenzinho. A SEMINF executou hoje (29), o retoque de pintura das muretas, do piso e das calçadas.

RODOVIA FERNANDO GUILHON RECEBE LIMPEZA

A prefeitura de Santarém precede nesta segunda-feira, com serviços de limpeza urbana na Rodovia Fernando Guilhon. Os trabalhos estão concentrados às proximidades do Viaduto e devem seguir até a Avenida Maracanã.

A limpeza é realizada pela SEMINF, através da equipe padrão da empresa Clean Service, através da varrição do leito da rua, recolhimento de pequenos resíduos e capina de alguns trechos.

Silvério Sirotheau – Outra equipe de limpeza da SEMINF está na Silvério Sirotheau, no bairro Liberdade. Os trabalhos são intensificados no perímetro entre a Avenida Cuiabá e Rua Santa Cruz. A Avenida Silvério Sirotheau, no perímetro compreendido entre a Raimundo Fona e o Lago do Mapiri, está sendo preparada para receber o asfaltamento. A etapa atual dos trabalhos é o assentamento de meio-fio.

Ramal de Santa Maria – A comunidade de Santa Maria, na região do eixo-forte, foi beneficiada com a recuperação de seu principal ramal de acesso. Os trabalhos foram executados pela SEMINF através de serviços de terraplenagem que garantirão a trafegabilidade e o escoamento da produção familiar pelo comunitários do eixo-forte.

Outras equipes de terraplenagem da prefeitura trabalham em diversos pontos do município de Santarém, como na Rua São Nicolau, bairro Uruará, e na comunidade Boa Esperança, no planalto santareno.

Ruas – A operação tapa-buracos segue em dois pontos distintos da cidade: Uma frente de trabalho está na Travessa Luiz Barbosa e outra na Avenida Dom Frederico Costa. Nesta última, os serviços são realizados com cautela, uma vez que a via estava bastante danificada e os reparos devem ser feitos observando critérios para garantir a qualidade do asfalto.

Equipe de Obras – Uma equipe de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) continua o trabalho de recuperação e reforço das canaletas da Frei Vicente, no bairro Aeroporto Velho. Outra equipe segue na pintura do Parque da Cidade para garantir a manutenção do espaço público.

ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O CURSO DE ARBITRAGEM

Iniciaram hoje (29/08), as inscrições para o I Curso de Formação em
Arbitragem de Futsal
, de iniciativa da prefeitura de Santarém, por meio da
Assessoria de Esporte e Lazer (AEL) da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED), em parceria com a Federação de Futsal Paraense.

O curso será realizado no período de 08 a 10 de setembro, com aulas práticas e
teóricas na Universidade do Estado do Pará (UEPA), com o objetivo de capacitar novos árbitros da modalidade, e possibilitar a ampliação do debate sobre as recentes modificações nas regras específicas desse esporte.

Os interessados podem inscrever-se no prédio da Assessoria de Esporte e Lazer
(AEL), situada à Avenida Borges Leal, no horário de 8h às 14h.

Mais informações: Rita Peloso (9122-5830).

EDUCADORES DO CAMPO PARTICIPAM DE ENCONTRO

Amanhã, 30/08, e quarta-feira, 31/08, representantes do Programa Cuidar, da
Fundação Nestlé, juntamente com a prefeitura de Santarém, promoverão um encontro, na Escola da Floresta, com os educadores dá várzea e com a coordenação pedagógica da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED). .
A programação será de 9h às 17h e abordará dois eixos: bem cuidar da natureza humana e o bem cuidar da natureza do lugar.

O encontro será uma capacitação de educadores, diretores de escolas do campo para o desenvolvimento de um trabalho de conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância da preservação da água para a conservação do meio ambiente. 

O Programa Cuidar vem ao longo dos três últimos anos promovendo uma ação de
diálogo com a realidade ambiental de diversas cidades, assim como Santarém, por meio da Assessoria de Rios da SEMED.

Para o mês de outubro deste ano, coordenadores do Programa retornarão para
capacitar professores de terra firme de rios e planalto.

FORMAÇÃO – Até o dia 31 de agosto, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participarão de uma capacitação promovida pela secretaria municipal de Educação (SEMED). Os trabalhos iniciaram hoje (29) e estão sendo conduzidos pela Coordenação de Educação Especial. 120 educadores do AEE que trabalham com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) participam do encontro que está sendo realizado no auditório do IESPES, de 8h às 18h.

Por: Nelma Bentes

Um comentário em “Demandas de iluminação pública são atendidas

  • 30 de agosto de 2011 em 15:08
    Permalink

    quando essa operação oba-oba irá passar pelo jardim santarém e aeroporto velho???. Nestes bairros ruas estão uma verdadeira zona. ruas escura, cheias de mato e lixo, resto de contruções, impera a buraqueira e lama fétida.
    ainda existem uns moradores com espirito de porco e sujismundo aque ajudam neste cenario de porcaria, jogando lixo na rua.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *