Novo Superintendente do Incra tomou posse em Santarém

 

Negão Brandão, Francisco Carneiro e Eraldo Pimenta

O novo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Francisco dos Santos Carneiro, tomou posse ontem à noite, (29), em ato solene realizado na Câmara Municipal de Santarém.

 

Francisco Carneiro tem 66 anos, é natural de Alenquer (PA), com formação de engenheiro agrônomo e economista e é especialista em Desenvolvimento Rural Integrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi servidor do Incra por 37 anos, órgão pelo qual se aposentou no ano 2000. Ao longo da carreira na autarquia, esteve lotado em Belém (PA) e respondeu por unidades em Rurópolis e Altamira, no Pará, e em Humaitá, no Amazonas.
Atualmente, Francisco Carneiro dedicava-se à atividade de assessoria em projetos nas áreas fundiária e agropecuária.

Também tomaram posse Adalberto Cavalcante Anequino (Terra Santa) como Superintendente Adjunto, Antonio Bacelar (Oriximiná) e Isaías Neto (Juruti), também como adjuntos. 

Francisco Carneiro, Isaías Batista e José Priante

A cerimônia de posse dos novos membros do Incra foi prestigiada por vários políticos do Pará e região, entre lês podemos destacar o deputado federal José Priante (PMDB), que indicou a nova cúpula do INCRA em Santarém; deputado estadual Antônio Rocha; bem como os prefeitos Eraldo Pimenta (Uruará), Negão Brandão (Placas), Jaime Silva (Óbidos), Valmir Climaco (Itaituba), Sérgio Pingarilho (Prainha), Jardel Vasconcelos (Monte Alegre) e a anfitriã Maria do Carmo Martins (prefeita de Santarém); além de vereadores e secretários municipais de Santarém e região.

 

Por: Carlos Cruz 

Um comentário em “Novo Superintendente do Incra tomou posse em Santarém

  • 3 de outubro de 2011 em 15:24
    Permalink

    Bem minha gente, manda quem pode, obedece quem tem juizo e por isso no dia 11/12/2011, portanto este ano, os paraenses de ponta aponta vai dizer não a divisão do Pará.Paraenses que moram no região sul do estado, vão dizer não a divisão como também aos caboclos do oeste do Pará também vai dizer não a divisão do nosso querido Pará grandioso.Quero alertar a todos os milhares de funcionários públicos estaduais que se for criado os dois estados, ou seja Carajas e Tapajós,os funcionários que moram e trabalham nas regiões desmembradas, vão todos serem demitidos e pensem bem antes do plebiscito

    Resposta
  • 3 de setembro de 2011 em 17:46
    Permalink

    santarem nunca vai ser capital belem tem meis população do que o tapajos e juntando as cidades ao redo de belem santarem some coitada quer ser capital,essa porcaria nem se compa com uma metropoli belem

    Resposta
  • 31 de agosto de 2011 em 19:54
    Permalink

    A Divisão do Pará é uma realidade favorável à todos, Votem 77 – SIM.

    “Copiar o que é bom é melhor que inventar o ruim”.

    Se esse Dep. Zenaldo Coutinho e as demais pessoas de Belém conhecessem a dramática realidade do Sul e Sudeste do Pará, da Transamazônica e do Baixo-Amazonas, talvez não dissessem tanta bobagem quando o assunto é a divisão territorial.

    A verdade – É que eles não conhecem e nem procuram conhecer à fundo nem mesmo o Pará no geral…
    Tanto que acham grande coisa quando vão “veranear” em Algodoal, Ajuruteua, Barcarena, Salinas, Alter-do-Chão, Ponta de Pedras ou nas outras centenas de belas praias que o interior do Pará possui.
    E nem se dão conta de que as estradas ou rios que os levam a esses lugares – ou a até perto deles – mais parecem uma miragem em relação a uma Transamazônica, por exemplo.

    Em primeiro lugar, não é verdadeiro o argumento de que apenas os políticos dessas regiões é que lutam pela divisão.
    Afinal, o que levaria esses políticos a defender uma proposta tão grave, se ela não tivesse base popular?
    Por acaso vocês conhecem algum candidato ao Governo do Pará, que, em plena eleição, tenha dito com todas as letras que é contra a separação dessas regiões – e tenha conseguido se eleger? Nenhum…

    Então, o que é que faz com que os políticos favoráveis à divisão tenham a coragem de expressar isso durante um processo eleitoral, e os políticos contrários não tenham a coragem de fazê-lo? É porque tem o apoio maciço de uma população que sente na pele, o que é um abandono e vê na emancipação a saída para o desenvolvimento de sua região.

    Então, é preciso parar de tentar tapar o sol com a peneira: O desejo de separação existe, sim, e maciçamente e ainda por cima já é uma realidade atualmente entre os cidadãos dessas regiões.

    Essa história de dizer que essas regiões não podem se separar, ou que não irão progredir a partir da separação, porque serão governadas por políticos tão ruins quanto os atuais, revela um preconceito brutal das pessoas que moram na Capital em relação aos habitantes do Sul e Sudeste do Pará, da Transamazônica e do Baixo-Amazonas.
    Quem lê o que algumas pessoas escrevem acerca da qualidade dos políticos do interior do Pará fica com a impressão de que o eleitor de Belém, elege a cada pleito, para prefeito da cidade, para governador, deputados e vereadores, verdadeiros JK’s…Pensando que escolheu o melhor dos melhores políticos existentes no Pará…

    Mas a realidade é essa mesma? Será que os políticos de Belém são, realmente, melhores que os demais vereadores, prefeitos e até mesmo que os nossos deputados vindos do interior?
    Não, Não mesmo!… Depois que os tão “politizados” eleitores de Belém, elegeram, e até bisaram, o Duciomar Costa, Zenaldo Coutinho, colocaram a Ana Júlia lá em cima, não podem criticar nem mesmo os cidadãos do mais distante lugar, onde não desfrutam nem do básico em pleno século XXI, sem energia elétrica, TV, internet e outras coisas mais que são realidades nos centros um pouquinho mais desenvolvido deste Brasil e acredito que fariam a diferença sim, se tivesses esse básico em suas casas na hora do voto.
    Esse tipo de “argumento” contra a divisão, revela em verdade, a falta de argumentos.
    Isso é preconceito em relação à população do interior – do Baixo-Amazonas, da Transamazônica, do Sul e Sudeste do Pará.
    É partir do pressuposto de que os da capital, sentem-se superiores a nós em termos de visão e de ação política.
    E logo eles, como já dito, que até disseram bis ao Duciomar e ao Zenaldo;
    E logo eles, como bem me lembro, que tem muitos esgotos a céu aberto(uma fedentina enorme nos bairros pobres de Belém, uma miséria descarada é a realidade vivida por muitos paraenses atualmente, e ainda por cima inúmeras ruas esburacadas, cheias de mato, igualzinho a qualquer cidade do interior).

    E quem forma opinião tem de estar atento para o perigo que isso representa.
    Também não é correto, para mim e muito menos pra eles de Belém, o argumento de que não podemos ser favoráveis à divisão porque sobrará ao Pará apenas a parte pobre.
    Tal argumentação pressupõe que para os paraenses de Belém, interessa apenas manter as regiões que lutam pela emancipação como espécie de servidores do rei, eles trabalham e mandam o lucro para a capital, que faz os investimentos na mesma e não devolve na mesma proporção justa que deveria, eis a questão!
    Não acredito que a sofrida e generosa população paraense pense dessa forma.
    E tenho para mim que se os defensores da divisão conseguirem mostrar a aflição em que vivem os caboclos de lá, os caboclos da capital apoiarão, sim, a criação desses novos estados.
    Mesmo separados, temos de nos respeitar e de buscar aquilo que nos une: a luta pela distribuição da riqueza, pela melhoria das condições de vida do nosso povo, pelo respeito da Nação aos que vivemos na Amazônia.
    Antes de mais nada, somos irmãos brasileiros. É o amor a este País que pulsa no coração de cada um de nós.
    E é nessa condição que temos de travar esse NÃO que o Zenaldo quer impor, mas vai ter que nos engolir, porque a voz do povo é verdadeira voz de Deus…
    Até porque, ao fim e ao cabo, estamos todos – de Belém, de Santarém, de Marabá, de Altamira, de Anajás, de Monte Alegre, Prainha etc… no mesmíssimo barco, dadas as condições de sobrevivência que todos enfrentamos há muito tempo nesta imensidão.

    Talvez as pessoas não tenham ainda percebido o quanto será nocivo para o Pará, qualquer que seja o resultado desse Plebiscito, mesmo que os defensores da integridade territorial como esses Zenaldo’s da vida, vençam esse Plebiscito, teremos um Pará mais dividido do que nunca. Por isso, temos que pedir à Deus que seja da melhor forma possível, lutando de forma democraticamente até a última instância dizendo SIM, votando 77 no dia 11 de dezembro de 2011, para o bem…do Pará, do Tapajós e Carajás.

    Atenciosamente,

    Lucivaldo Brito (Moska).

    Resposta
  • 31 de agosto de 2011 em 19:49
    Permalink

    O desejo de emancipação do Estado do Tapajós é secular. o desejo de emancipação é do povo e o povo dirá isso no plebiscito. Quanto aos políticos, é o povo quem elege e decide quem deve ser seu representante. Agora, dor de cutovelo de muitos políticos que estão com medo de perder essa região, considera as vacas gordas onde as elites de Belém mamam nessas tetas, isso tem, tá cheio.
    Por isso queremos eleger políticos de nossa região e não os maus intencionados de Belém.
    Basta, emancipação já;

    Resposta
  • 31 de agosto de 2011 em 11:55
    Permalink

    Bem, se fossemos pensar em distância e tamanho, a nossa Amazônia deveria ser desmembrada do resto do Brasil para ser um país chamado de Amazônia por vários motivos. Nossa região sempre foi esquecida pelo poder central que é Brasília que fica distante de Belém mais de 2.500 km. Esquecida em todos os sentidos, é discriminalizada por ser uma região onde a maioria do povo do sul e sudeste ainda pensa que vai encontrar nas ruas, índios e índias nus, cobras, jacarés, onças, macacos, jaguatiricas e todos os bichos selvagens.
    Nem por isso nós o povo que mora aqui na Amazônia reclama do preconceito racial que o povo de muitos estados tem por nós porque gostamos de ser brasileiros, gostamos que mesmo distante das grandes decisões, achamos que somos iguais a qualquer brasileiro, mesmo morando aqui e milhões morando o sul e sudeste não queremos nos separar do Brasil com a criação do País chamado de Amazônia e por sinal um nome muito lindo para um País.
    Eu em particular pensando na preservação do meio ambiente, até concordaria em nossa desvinculação da Amazônia do Brasil. O País chamado de Amazônia seria muito menor que o tamanho do Brasil em termos de hoje. O Capital estaria mais perto do foco da questão.
    Quero ressaltar que quem começou com esse movimento da divisão do estado do Pará foi o senhor chamado de Giovane Queiroz, um mineiro que veio puxando uma “cachorrinha” aqui para o Pará para matar sua fome, foi se instalar no sul do Pará e lá trabalhou, ficou rico, adquiriu família e agora quer dividir o Pará para se dar bem. Acho que esse senhor quer ser o primeiro governador do nunca criado estado de Carajás ou ele quer ser Senador para ficar bem na foto. Eu quero dizer a este senhor que por sinal é Deputado Federal que ele volte para o estado de origem dele que é Minas Gerais e ele faça um levante para ser emancipado o sul de Minas Gerais, já que ele quer ser Governador na vida dele e como as chances dele são remotas aqui no Estado do Pará, quer por força criar o estado do Carajás. Giovane Queiroz, cria vergonha nessa tua cara e volta para Minas Gerais seu cabra safado e deixa que o Pará seja o segundo estado brasileiro em extensão e primeiro em riquezas minerais.
    Outro senhor chamado de Joaquim de Lira Maia que já foi duas vezes prefeito de Santarém, e várias vezes deputado federal, quer ser também governador e por isso ele quer criar o estado do Tapajó que se for criado, Santarém, sua terra natal, será a capital e ele também quer se dar bem. Lira Maia meu amigo, fica na tua, não te mete em confusão, caça para a tua barriga e não caça para a tua cabeça meu irmão.Lira Maia, tu já tens o suficiente para viver a ainda queres mexer mais uma vez com o erário público.Tem muito processos tramitando na justiça federal contra você Lira Maia.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 19:00
    Permalink

    Com a vinda do Governador Jatene em Santarém na proxima semana, vai haver um rebolice, acontece que um ex. Prefeito do PMDB,estará se filiando no PSDB, com aval do Governador, vai ser uma bomba da semana aqui no oeste do Pará,vai pegar de surpresa os caciques do PMDB, isso me foi confidenciado ontem na posse na camara municipal, vamos aguardar.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 17:37
    Permalink

    MUITO BOA INDICAÇÃO GOSTEI!

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 14:58
    Permalink

    Democratas nacional apóiam emancipação do Estado do Tapajós

    O presidente nacional do partido dos Democratas, o senador José Agripino Maia (RN), garante ser a favor da criação do estado do Tapajós. Ele afirma ainda que o estado do Tapajós é uma porta de saída para o mundo. “E a criação desse estado vai viabilizar um estado imenso, que é o estado do Pará com grande dificuldade de governabilidade, dividindo ficará com melhores condições de operar as suas potencialidades”, garante.

    Na última sexta-feira(26), no seminário estadual dos Democratas em Santarém, coordenado pelo deputado federal Lira Maia, o presidente nacional do partido esteve presente, além do senador líder do DEM no senado, Demostenes Torres (GO) e o deputado federalACM Neto (BA), que é líder do DEM na Câmara dos Deputados.

    Para José Agripino, o estado Pará é um estado imenso. É um estado que na verdade precisaria da divisão. “O nosso partido ao lado de Lira Maia que é um dos baluartes da criação do estado do Tapajós, já tomou através do senador Demostenes, que foi relatar da matéria no senado, já tomou uma posição favorável à divisão do estado em três partes, mas fundamentalmente da parte do Tapajós que é uma área agrícola de grande perspectiva no futuro”, assegura.

    Para ACM Neto, a criação do estado do Tapajós irá permitir maior desenvolvimento da região. “Demos o maior apoio para aprovar o plebiscito na Câmara Federal t e o Democratas eve um papel importantíssimo. A população do Pará majoritariamente votando sim no plebiscito, depois nós vamos ter que aprovar a lei complementar e isso será feito sem nenhuma dificuldade”, garante.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 13:37
    Permalink

    Parabens, pela indicação, espero que possam fazer um trabalho serio elo nosso homem ruralista, sucessos, atodos.

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 13:15
    Permalink

    ISSO agora sim quero so ver a cara do Gedenor isaias vai pra cima desse ladrao do juruti velho!

    Resposta
  • 30 de agosto de 2011 em 11:13
    Permalink

    Vcs deveriam investigar a ladroagem no Assebntamento do Juruti Velho em Juruti.
    Investigar ainda porque que o FPM da Prefeitura de Juruti está bloqueado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *