SURPRESA

Ninguém esperava que a decisão do Superior Tribunal Federal chegasse onde chegou. Causou grande surpresa em relação ao Plebiscito a ser realizado só nas regiões do Tapajós e Carajás. Deixou a Constituição brasileira de lado que assegura a realização do Plebiscito na região interessada. Simplesmente decidiram que a votação seja realizada em todo o estado do Pará. Só faltou determinarem para todo o País, como sugeriu uma ilustre figura na Câmara Federal.

O movimento pelo Estado do Carajás ainda chegou a dar entrada em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, tentando evitar que a região não reconhecida como interessada na criação do novos estados viesse a participar do Plebiscito, tendo como exemplo a região de Belém. Dar a entender que grupos poderosos direcionaram suas influências ao Superior Tribunal para deixarem de lado a Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998,que trata de consultas plebiscitárias pela população diretamente interessada. A decisão será através da soberania popular pelo voto secreto e direto.

Os inimigos do Estado do Tapajós e Carajás, se estão pensando que a decisão do Supremo diminuiu a esperança do povo na vitória do “Sim”, estão enganados. Basta observar o entusiasmo da população, principalmente dos jovens de 16 a 18 anos que formam enormes filas no cartório eleitoral, em busca do Título de Eleitor, instrumento que levará a criação de nosso Estado. A luta continua e não se pode esmorecer, pois a vitória é certa, já podemos bater palmas para os Estados do Tapajós e Carajás. Todos sabem que tudo mudará para melhor, uma vez que somos uma gente esquecida pelos governantes.

Não podemos esquecer que o voto do “Sim” será através do número 77, no dia 11 de dezembro de 2011 quando o sonho passa a ser realidade. O novo Estado será a base para o desenvolvimento de toda região. Será a oportunidade de oferta de empregos, instalação de indústrias, impulso na educação, na saúde, na segurança e em tantos outros setores que serão instalados,

Por: José Alves

Um comentário em “SURPRESA

  • 4 de setembro de 2011 em 14:38
    Permalink

    Sempre acreditei na crição deste

    Estado, embora longe no momento aqui vai o meu apoio professor a essa árdua campanha. Aqui vão meus aplausos a pessoas como o senhor que luta por uma Santarém melhor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *