Prefeitura de Altamira pratica crime e Ibama fecha os olhos

Altamira crime ambiental

Um crime ambiental que é visto por toda a população de Altamira, mas nenhuma autoridade toma providências para coibir essa afronta.

A Justiça de Altamira já havia se pronunciado contra a Prefeitura, no ano de 2005. Na época, o lixão de Altamira foi embargado e o Município multado em 10 milhões de reais, pelo Ibama de Santarém, assim como a Justiça determinou uma multa diária de 10 mil reais se a Prefeitura não tomasse nenhuma providência.

Mas isso teoricamente aconteceu na prática, haja vista que o lixão nunca foi paralisado um único dia sequer. O pior de tudo isso, é que com a crescente demanda populacional de Altamira, em virtude da hidrelétrica de Belo Monte, o volume do lixão aumentou exageradamente.

Altamira crime ambiental

Para esconder o crime, a Prefeitura de Altamira, através de sua titular Odileida Sampaio, sem ter o que fazer, simplesmente mandou tocar fogo no lixão para diminuir o volume de lixo depositado no local. Só que esse local é a céu aberto, distante cerca de 1.850 metros do aeroporto, sendo que a Legislação determina que um lixão seja construído no mínimo 20 quilômetros longe da área urbana. Mas não é isso que está acontecendo. A sede do Município fica ao lado do lixão, tendo algumas casas construídas a uma distância inacreditável de 800 metros perto do lixão.
O Ibama de Altamira simplesmente fecha os olhos para ta

 situação, mesmo tendo uma carteira no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), na pessoa da senhora Silvia.

O fato é que o lixão continua instalado a céu aberto, às proximidades da sede do Município e a prefeita Odileida Sampaio, para tentar esconder a prática do crime, mandou queimar o lixo. O Ministério Público deve agir com rapidez, ouvir as partes: Prefeitura e Ibama, bem como punir os responsáveis por este crime ambiental que atenta contra a vida dos moradores da área e faz do lixão uma atração vergonhosa para quem chega ao Município.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Prefeitura de Altamira pratica crime e Ibama fecha os olhos

  • 15 de janeiro de 2012 em 09:45
    Permalink

    Se caso de poluição e o Ibama nada estar fazendo, esta matéria tem ser amostrada ao MPF e MPE, pois se trada dentro da cidade e Matéria MPE e como o IBAMA na faz aí e Matéria do MPF.

    Resposta
  • 7 de setembro de 2011 em 14:01
    Permalink

    Dizem que o primeiro damo que perigoso.

    Resposta
  • 6 de setembro de 2011 em 17:37
    Permalink

    Altamira deveria receber a forc a tarefa, para apurar o que o povo fala. Dizem que o marido dele esta muito bem da vida……….

    Resposta
  • 6 de setembro de 2011 em 17:35
    Permalink

    sera que o marido dela e inocente?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *