Cosanpa vai começar obras para ampliar atendimento em Itaituba‏

Simão Jatene reuniu em Itaituba

O governador Simão Jatene assinou na manhã desta segunda-feira (5) o contrato que dará início, dentro de aproximadamente 20 dias, às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) em Itaituba. O município, localizado no sudoeste paraense, foi um dos pontos de parada do governador durante a viagem da “Rota da Integração”, uma caravana organizada pelos governos do Pará e Mato Grosso para mostrar a importância do eixo logístico da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá).

A obra representa um investimento de R$ 9,8 milhões e será a primeira fase da expansão do serviço de abastecimento de água no município. “No total, estão previstos dois outros módulos de ampliação, sendo que o terceiro módulo foi dimensionado para um horizonte de 20 anos”, informou o presidente da Cosanpa, Antônio Braga. “O percentual de população atendida na sede do município com água tratada aumentará de 12% para 25%”, ressaltou Braga. Durante a cerimônia em Itaituba, a Prefeitura também assinou com a Cosanpa um convênio de cooperação renovando a concessão para os serviços de abastecimento de água e esgoto do município.

De acordo com o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, o início das obras atende a um desejo antigo da população. “A carência de água é muito grande em Itaituba, e há anos esperamos essa ampliação. No governo anterior a obra foi licitada duas vezes e não saiu do papel”, disse Climaco.

Compromisso – O governador Simão Jatene fez questão de dizer que, desta vez, a obra será concluída. “Eu sempre digo que o governo é o momento de resgatar os compromissos assumidos durante a campanha, e eu estou resgatando os meus. Em Itaituba, por exemplo, já vamos iniciar os estudos para a construção de um hospital e também esperamos poder construir uma escola de Ensino Médio em Miritituba (distrito de Itaituba). Quanto à ampliação da Cosanpa asseguro à população que essa é a última vez que assinamos esse contrato. Essa é a grande diferença do nosso governo”, afirmou o governador.

Segundo Jatene, as obras que começarão agora não resolverão integralmente o problema de fornecimento de água em Itaituba. “Vamos atingir ainda apenas 25% da população, e a carência continuará grande, mas um passo importante está sendo dando e nosso governo trabalha com responsabilidade, dando passos do tamanho das pernas, mas caminhando sempre para a frente”, afirmou.

Dentro de dois anos, prazo previsto para a conclusão das obras físicas, Itaituba ganhará uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) completa, um novo reservatório com capacidade para 2 mil metros cúbicos, além de uma adutora de 240 metros com 55 metros de adução e uma nova estação elevatória. Também serão implantados 20,4 quilômetros de rede doméstica e feitas 1.950 novas ligações para unidades consumidoras, que beneficiarão 8.970 pessoas.

Segurança e cidadania – Simão Jatene também esteve no Quartel do Corpo de Bombeiros em Itaituba, onde garantiu que as obras de reforma do prédio serão concluídas nos próximos dois meses.

Ao lado do quartel, o governador visitou a área onde o destacamento local da Polícia Militar desenvolve há vários anos o projeto “Bom Menino”, voltado a estudantes da rede pública de ensino, com atividades extracurriculares, como ensino de música e práticas ambientais. Atualmente, o projeto beneficia 150 crianças e adolescentes.

Em seguida, o governador foi conhecer vários terrenos, já visando definir um área para a construção do hospital.

Fonte: RG 15/O Impacto e Secom

Um comentário em “Cosanpa vai começar obras para ampliar atendimento em Itaituba‏

  • 8 de setembro de 2011 em 08:42
    Permalink

    Com toda certeza, é muita cara de pau realmente deste governador. Sou santareno, porém no momento resiodo em Aracaju.Todos os dias falo com minha mãe por telefone, e ela sempre se queixa para mim da falta d’agua que ocorre no caso dela no Bairro de Aparecida. E eu também sinto tal problema na pele, todas àsvezes que estou de férias em minha amada cidade. É inadimissível, Santarém com dois imensos rios em sua porta, sofrer com esse problema. Aqui, existem adultoras que trazem água do Rio São Francisco para a capital, e olha que o rVelho Chico fica a mais de 100 Km de Aracaju. Irmãos de Santarém e toda a região, 11 de dezembro é a chance de proclamarmos a nossa independência de verdade. Não podemos perder essa chance, pois senão permaneceremos subimos aos desmandos desses políticos que só lembram-se de nossa região em época de eleições. Gostaria muito de poder estar ai para votar também, mas por conta de compromissos profissionais não vou poder estar de corpo presente participando desse momento histórico para nós. Espero que a separação seja concretizada, para que todo o oeste paraense possa liberta-se e andar com suas próprias pernas rumo ao desnvolvimento. Um abraço a todos.

    Resposta
  • 6 de setembro de 2011 em 16:28
    Permalink

    Jatene conspira contra os sonhos de emancipaçãp de seu povo sofredor.

    Ao contrario do que diz, que mostra-se de acordo com a consulta popular, posando como neutro ao assunto, Simão Jatene incorpora-se de corpo e alma na luta contra os anseios de emancipação do Estado do Tapajós e Carajás e mesmo sendo originário de Santarém seu Vice Governador, politico qual samba de uma nota só, omite-se à luta para não contrariar Jatene, e mostra-se ocupadissimo tal qual um criminoso construindo um álibi para fugir de sua responsabilidade.

    Os tentaculos do poder emanado por Jatene, calam o Vice Goverador, Deputados e apaniguados.
    Jatene não conseguiu “sintonizar” pelo NÃO Dudimar Paxiúba e criou animo em Zenaldo para destronar o primeiro Deputado Federal genuino da região do Tapajós.
    -É muita cara de pau desse governador… Mandem Óleo de Peroba para lustrar a lata dele. ja que caiu sua máscara.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *