Garapeira Ypiranga completa 89 anos de fundação

Espaço Cultural reúne jovens e velha guarda aos finais de semana

De Isoca a FHC a história cada vez mais viva. No dia 7 de setembro de 1922 o Brasil comemorava o seu primeiro centenário de independência. Wilson Dias da Fonseca era um garoto de 10 anos que tocava um instrumento musical, conhecido como ferrinho, na banda de seu pai, José Agostinho da Fonseca. Fernando Henrique Cardoso ainda não era nascido e uma construção erguida em madeira seria inaugurada na praça da Matriz. Logo após a parada cívica que acontecia na praça são Sebastião nascia a histórica Garapeira Ypiranga, em homenagem a 7 de setembro.

Passaram-se 89 anos e a Garapeira Ypiranga já recebeu, para saborear do seu produto mais famoso, o tradicional caldo de cana, prefeitos, governadores e dois presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio “Lula” da Silva. Após resistir as investidas do então interventor Elmano de Moura Melo, querendo demolir o prédio, no ano de 1970 e do Prefeito no ano 1985, ela não mantém mais a construção original, mas continua sendo atração turística e serve como ponto de encontro de políticos, jogadores de futebol, cartolas, artistas, jornalistas e gente do povo.

O casal Herbert e Ninita Farias comanda a Garapeira Ypiranga

Os primeiros proprietários da garapeira Ypiranga foram familiares de Cipriano Rocha, o popular “Pequenino”. Devido uma queda que o deixou quase paralítico, deixou o ponto em testamento para Herbert Farias e sua esposa Juvenita, que tinham nele um pai.

Homenagens- No ano de 2007, no dia 22 de junho, data de aniversário de Santarém, a Prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins fez a entrega da mais importante Comenda do Município: a Medalha Padre João Felipe Bettendorf, a várias personalidades. A solenidade aconteceu no Centro Cultural João Fona, a Comenda foi entregue a figuras tradicionais da sociedade santarena, pessoas que já fazem parte do folclore da cidade e “santarenos de coração”, como é o caso do “Sargento” Herbert Farias.

Herbert Farias está à frente da Garapeira Ypiranga há 50 anos e hoje, aos 68 anos, é um dos comerciantes mais conhecidos da cidade.

Família Garapeira Ypiranga está em festa – Hoje, 7 de setembro, dia da nossa Independência, Santarém comemora também mais um aniversário deste que se tornou um dos principais cartões postais e ponto turístico de nossa cidade. A Garapeira Ypiranga completou 89 anos de história, uma história que se confunde com o cotidiano da cidade, desde então.

Parabéns da equipe do jornal O Impacto ao mestre Cacheado e Tia Ninita, bem como á sua filha Dalila Tapajós, que são os responsáveis pelo sucesso que é hoje a nossa querida Garapeira, hoje transformada em espaço cultural.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Garapeira Ypiranga completa 89 anos de fundação

  • 9 de setembro de 2011 em 14:17
    Permalink

    Marcou minha infância, dos tempos do cine olímpia, a troca de revistas antes e depois das sessões de cinema. Inesquecível!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *