Brasil deve se tornar alvo de terrorismo, diz especialista

Professor Gabriel Weimann

O professor da Universidade de Haifa (Israel) e especialista em terrorismo Gabriel Weimann avaliou que o Brasil deve se tornar um alvo preferencial de terrorismo. De acordo com o acadêmico, esta condição se deve à posição econômica cada vez mais privilegiada do país, ao fato de sediar grandes eventos esportivos e à sua exclusão social.

“O Brasil tem populações frustradas e infelizes, alguns de seus cidadãos estão cheios de frustração e ódio porque se se sentem alienados. É um território explorável pelas organizações terroristas, que recrutam pessoas deste perfil”, disse Wimann. Ele citou ainda a Copa do Mundo e as Olimpíadas, lembrando a ação de extremistas nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, em 1972.

Em sua exposição, o israelense ainda alertou para a nova fase em que se encontra a maior organização terrorista Al-Qaeda após a morte de Osama Bin Laden e sua reposição por Ayman al Zawahiri, segundo ele “mais sofisticado” que seu antecessor. 

“A Al-Qaeda precisa mostrar que ainda é capaz de atuar e ser perigosa e a primavera árabe e o vácuo político criado por este acontecimento pode ser o cenário ideal para seu ressurgimento”, alertou.

Weimann palestrou na sociedade Hebraica, em São Paulo, por ocasião do aniversário de 10 anos dos ataques terroristas do 11 de Setembro. Também falou o ex-ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann, que alertou para o fato de que o Brasil ainda não tem uma legislação que tipifique o crime de terrorismo. “Temos a ambição de falar em um assento no Conselho Permanente de Segurança da ONU e bloqueamos este assunto. É esquizofrênico”, disse Jugmann.

Fonte: Jornal do Brasil

Um comentário em “Brasil deve se tornar alvo de terrorismo, diz especialista

  • 13 de setembro de 2011 em 07:35
    Permalink

    Esse professor está mil anos atrasado! nos já somos alvos de terroristas há muito tempo,que causam estragos nas nossas ruas, nos nossos salários, com terroristas a usurpar a moral e a dignidade no congresso, palacios de governos e prefeituras, terroristas que causam terror tentando nossos filhos com a droga e a insegurança que o estado nos dá !

    Resposta
  • 12 de setembro de 2011 em 22:50
    Permalink

    Infelizmente países em conflito, que não respeitam diferenças, querem exportar a violência e o terrorismo, criados por eles próprios para o BRASIL. Esqueçam a nossa Pátria. Resolvam seus problemas e não exportem suas mazelas. O Brasil, apesar dos problemas é a Patria Universal, onde não há problemas religiosos e nem ideológicos. Respeitamos o próximo em todas suas convicções. Radicais esqueçam o Brasil. Obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *