Sistema penitenciário do Estado tem novo superintendente

Major Francisco Mota Bernardes

O avançar das investigações sobre o caso da adolescente que teria passado a noite nas dependências da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, em Santa Izabel do Pará, onde ficam recolhidos presos em regime semi-aberto, levou o governador Simão Jatene a exonerar nesta terça-feira, 20, o titular da Superintendência do Sistema Penal (Susipe), Major Francisco Mota Bernardes.  

Major Bernardes foi substituído pelo Major Mauro Barbas. “O Major Bernardes prestou um grande serviço para o Estado, inclusive retirando todos os presos das delegacias da capital, mas infelizmente não foi ágil em tomar providências quando tomou conhecimento das irregularidades na Colônia Penal”, afirmou o Secretário de Segurança Pública do Estado, Luiz Fernandes Rocha.

Ainda no domingo, 18, tão logo tomou conhecimento das denúncias, o governador já havia determinado a exoneração do diretor da instituição penal, Andrés de Albuquerque Nunes, assim como de todo o efetivo de plantão no dia do fato, por negligência.

As exonerações dos envolvidos direta ou indiretamente no caso são uma demonstração clara de que o governo do Pará não será tolerante com erros desta natureza. “Neste governo a determinação é que quando a campainha toca, a resposta deve ser imediata”, comparou Luiz Fernandes. A apuração do caso continuará a ser feita com rigor, como determinou o governador Simão Jatene.

A investigação criminal sobre a possível presença da menor na colônia agrícola está sendo conduzida pela Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e corre sobre segredo de Justiça, como determina o Estatuto da Criança e Adolescente. Uma cerca de contenção, que já vinha sendo construída no entorno da área teve sua obras aceleradas, para aumentar o grau de segurança na Colônia.

Fonte: RG 15/O Impacto e Secom

Um comentário em “Sistema penitenciário do Estado tem novo superintendente

  • 21 de setembro de 2011 em 09:15
    Permalink

    Bocão ai vai um desafio para voçês? por onde anda o HELENILSON? Falando em HELENILSON lembro de FANTASMA! Eu já sei quem é este tão idoneo fantasma e voçês? Ai vai uma pista: ele trabalhou na seduc (URE)em Santarém! se voçês descobrirem me avise. Até outra oportunidade.

    Resposta
  • 21 de setembro de 2011 em 09:07
    Permalink

    Olá, é preciso ter cautela para falar sobre este assunto. eu tenho informação que o ex diretor da colonia penal fez sim um documento, e o enviou para o major Valerio que era responsavel pela parte de segurança e intelegência da susipe, o major Valerio encavetou a denuncia e sobrou para o Bernardes. Em Santarém no sábado, Bernardes ainda superintedente, FALOU AO DIRETOR E AOS VICES DIRETORES DA CADEIA DE SANTARÉM QUE, “estavão prestes a ser enbarcadas para Santarém 2 viaturas que deveriam estar em Santarém por volta do dia 23 de setembro”, nós já perdemos! as viaturas tomaram outro rumo, Marabá e a outra vai ser enviada para qualquer lugar menos Santarém pos Bernardes é santareno. vale uma boa troca de ideia para descobrir porquer os santarenos encomadam tanto.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *