SEMSA mobiliza ações contra o tabagismo em Alenquer

Secretária Socorro Damasceno declara guerra ao Tabagismo

Uma parceria entre o Ministério da Saúde, SESPA e a Secretaria Municipal de Saúde, sob a titularidade de Maria do Socorro Damasceno Filgueira e toda sua equipe técnica, vem declarando guerra ao tabagismo no município de Alenquer. A Ação da campanha de conscientização tem como principal filosofia, evitar a propagação de várias doenças desencadeada pelo uso do famigerado cigarro.

Informa a Secretária que 80% dos casos de Bronquite, Enfisema e Neoplasias pulmonares estão relacionadas ao Tabagismo. Assim, como, estudos científicos dão conta que, entre 25 a 30% de todos os casos de Câncer tais, como: Da Boca, Garganta, Laringe, Tubo Digestivo, Bexiga, Fígado, Rins, Estômago, Pâncreas, Colo do Útero, Próstata, Mama etc., são provocados pelo uso do referido produto.

Salienta, na oportunidade, a Secretária que, as doenças infecciosas: Cérebros Vasculares, Arteriais e Periféricas, quando prevenidas a tempo podem ser evitados. Isto, caso as pessoas deixem o consumo do Tabagismo. Enfatiza também: “Só haverá uma redução progressiva da Arteriosclerose e de Neoplasias, se as pessoas cumprirem à risca todas as recomendações da SEMSA”.

“Mais do que nunca, tenho o dever enquanto Secretária, de pedir o empenho de toda a população alenquerense para abraçarem essa causa tão justa e benéfica para a população como um todo. Afinal, o Tabagismo atinge de cheio os fumantes: ativos e passivos. Desde que laçamos a Campanha Anti-Tabagismo temos como principal meta, evitar que nossos munícipes contraiam as terríveis doenças citadas, já que as mesmas causam dor e sofrimento, principalmente quando evoluem a Óbito”, conclui a Secretária.

Parabéns ao Ximango da gema Walter Athur Silva Valente que vai colar grau no curso de odontologia pela faculdade Estácio de Sá Rio de Janeiro

DESTAQUE DA SEMANA – Nossa coluna regozija-se com o leitor assíduo do Jornal O Impacto e da nossa página, residente no Sul do País. Trata-se do conterrâneo Walter Arthur Silva Valente (foto). O referido amigo recentemente foi Coordenador Científico do 20º Congresso Internacional de Odontologia realizado no Rio de Janeiro. Para orgulho de seus pais, Arthur no dia 7 de dezembro estará colando Grau no Curso de Odontologia, pela Faculdade Estácio de Sá, na Cidade Maravilhosa. Meus parabéns para meus primos Letícia e Walter Valente, por terem plantado e colhido bons frutos.

Jornal O Impacto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *