Rede Celpa: Grupo de trabalho vai acompanhar investimentos

Sessão especial da Câmara Municipal

Um grupo de trabalho formado por vereadores, Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos; PROCON e representantes da sociedade civil organizada foi formado para acompanhar os anunciados investimentos da Rede Celpa em Santarém. Este foi o resultado da sessão especial realizada na manhã e inicio da tarde desta terça-feira,27/09/2011  na Câmara de Santarém, solicitada pelo vereador Henderson Pinto (DEM) e presidida pelo vereador Emir Aguiar (PR), que discutiu soluções para as constantes interrupções de energia elétrica e as oscilações.

Lideranças comunitárias dos diversos bairros de Santarém tiveram a oportunidade de se manifestar e mostram suas revoltas e descontentamentos com as freqüentes oscilações e falta de energia.  

Os vereadores presentes a sessão cobraram não só investimentos, mas também a qualidade dos serviços prestados a população, que segundo eles deixam a desejar, no que concordam as lideranças comunitárias. Fatos estes que de acordo com os parlamentares vem penalizando a população, que paga uma energia cara.

Fernando Frazão, da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará, em sua fala disse que de 2004 a 2010, a Celpa não fez investimentos, o que segundo ele está sendo feito agora em 2011. Considera que isso que isso é o reflexo dos problemas que vem sofrendo hoje a população, com a falta de energia e as oscilações. Por sua vez, o advogado do PROCON Wagner Colares, assegura que a Rede Celpa é a campeã de denuncias ao órgão, com algumas situações resolvidas, outras não.

Alguns investimentos anunciados  
O Superintende regional da Rede Celpa, com sede em Santarém engenheiro Edson Naiff, em meio a uma palestra esclarecedora e ao mesmo tempo dando respostas a questionamentos de lideranças comunitárias e dos vereadores, anunciou alguns investimentos da concessionária:
“Construção e Recondutoramento de novos circuitos (alimentadores) de distribuição de 13,8KV das Subestações da Região Oeste do Pará, com objetivo de disponibilizar maior capacidade de transporte de energia na região.

Divisão de circuitos de baixa tensão (220/127V) e Substituição de Transformadores sobrecarregados para atendimento de consumidores da Região Oeste do Pará.

Reforma e Melhoria de equipamentos (transformadores, chaves, pára-raios, etc..) e circuitos de média (13,8kV) e baixa tensão (220/127V) de consumidores da Região Oeste do Pará.

Aquisição e instalação de Equipamentos de Proteção/Compensação e Regulação nos circuitos de média tensão (13,8kV) da Região Oeste do Pará.

Construção de Rede Elétrica nas áreas de ocupação  Vigia, Área Verde,  Jutaí, Maica,  Ipanema 1 e 2, Jaderlandia, Maracanã.

Implantação de Automação e novos equipamentos de Telecomunicações para as subestações da Região Oeste do Pará.

Construção de 19 alimentadores, sendo 248 km de implantação e 17 km de recondutoramento, com objetivo de disponibilizar maior capacidade de transporte de energia na região.

Da redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *