Bolsa Família de Santarém é referência em encontro

Equipe responsável pelo Bolsa Família

Com objetivo de socializar experiências exitosas entre os municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil que desenvolvem o Programa Bolsa Família, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS) e o Departamento de Condicionalidades do Bolsa Família (SENARC/MDS), realizou em Brasília na semana passada (19 e 20 de setembro), o Seminário Regional do Programa Bolsa Família na Saúde, evento que reuniu cerca de 150 profissionais.

A programação do Seminário constou de palestras, discussões sobre evidências que apóiam a gestão, apresentação de experiências e delineamento de propostas e encaminhamentos para a operacionalização do Programa de maneira integrada. Da prefeitura de Santarém, participaram representantes das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), Saúde (SEMSA) e Educação e Desporto (SEMED), responsáveis diretamente gestão do Programa. A enfermeira Izanilda Rodrigues, coordenadora do Programa pela Saúde, fez uma explanação relatando o histórico do município de Santarém, suas diversidades, extensão geográfica, mecanismos utilizados para alcance dos objetivos do Bolsa Família e importância de se trabalhar de forma integrada. “Já nos sentimos premiados em poder apresentar para outros municípios, o fruto de um trabalho árduo que requer muito amor, compromisso e responsabilidade da equipe. Em Santarém, priorizamos o acompanhamento integral de assistência à saúde das famílias do Programa e não somente das condicionalidades estabelecidas pelo ministério da Saúde. A melhora dos índices de cobertura da saúde se deve as parcerias firmadas ao longo dos anos com associações comunitárias, sensibilização da imprensa, Pastoral da Criança, ao trabalho realizado em equipe, sobretudo com enfermeiros e Agentes Comunitário de Saúde e demais técnicos, além da educação continuada dos profissionais e principalmente, o compromisso da prefeita Maria do Carmo para com Programa”, ressaltou a coordenadora.

Além de Izanilda, Tayanne Matos, enfermeira-coordenadora do Programa Saúde da Criança e Adolescente da SEMED; Jonathas Gama, operador master do Projeto Presença da SEMTRAS e Ivana Viana Soares, coordenadora do Cadastramento Único da SEMTRAS, participaram do Seminário na capital federal.

Para exemplificar de maneira prática a experiência de Santarém, a equipe da prefeitura apresentou um vídeo de aproximadamente 7 minutos intitulado: Cuidando da Saúde da Nossa Gente. “Mostramos como é realizado o acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa; os serviços realizados na Unidade Saúde da Família Fluvial, com a vacinação de homens, mulheres e crianças; acompanhamento de gestantes e de crianças no crescimento e desenvolvimento; atenção integral à saúde da mulher, com ênfase no exame PCCU, pré-natal, consulta médica e de enfermagem, atendimento odontológico, teste do pezinho, exames laboratoriais de rotina, pesagem e mensuração da estatura, entre outros. Foi justamente o diferencial da implantação da Primeira Unidade de Saúde Fluvial que nos levou à conquista do prêmio”.

Na avaliação de Ana Maria Cavalcante, da Coordenação Nacional de Alimentação e Nutrição, Santarém desempenha um papel excelente na condução do Programa Bolsa Família, fato evidenciado pelos dados fornecidos entre 2005 e 2011 em que o município saiu da cobertura de 0% para 93%, ultrapassando até mesmo a percentagem pactuada pelo Estado do Pará que é de 80%. “Apesar da diversidade e extensão geográfica de Santarém, os índices obtidos evidenciam que o acompanhamento das condicionalidades de saúde não só ampliam o acesso ao sistema de saúde, mas quando priorizados e sistematizados, contribuem para a qualificação da atenção à saúde, para a redução das disparidades socioeconômicas e da morbimortalidade, contribuindo para o estabelecimento de políticas públicas efetivas”, afirmou.

Ampliação – A titular da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social, Ana Elvira Alho, confirmou que Santarém teve ampliado pelo governo Federal, o número de beneficiários do Programa Bolsa Família em pelo menos mais 3 mil bolsas. Dessa forma, o município passará de 23 mil famílias atendidas pelo Programa, para 26 mil.

PRODUTORES RECEBEM ORIENTAÇÕES SOBRE CRIAÇÃO DE ANIMAIS 

A partir de ontem (27), até o dia 29 de setembro, moradores das comunidades de Suruacá, Paricatuba, Mirixituba, Santo Amaro, Jauarituba, Jatequara, Paranapixuna, Jaca e São Tomé, na região do Tapajós, participarão de oficinas de capacitação promovidas pela secretaria municipal de Produção Familiar (SEMPAF), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), EMATER, SENAR e SEPAQ. 

 As oficinas fazem parte do planejamento da SEMPAF que visa capacitar os agricultores familiares na criação de pequenos animais, garantir a alimentação das famílias envolvidas, além de promover a geração de renda.

A oficina sobre Criação de Galinha Caipira, por exemplo, está sendo realizada na comunidade de Muratuba, sendo ministrada pelo Sr. Mário Tanaka, técnico da EMATER, e a oficina sobre Piscicultura está sendo ministrada pelo Sr. Zacarias Marques, na Comunidade de Vista Alegre.

A secretária de Produção Familiar, Ivete Bastos, junto com os servidores, Adelson Imbiriba e Erivan Santos, participam da capacitação. 

LIMPEZA – A secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF) atuou na terça-feira (27), na limpeza das ruas que ficam no entorno do Hospital Municipal de Santarém, através da varrição de calçadas e meio-fio. O mesmo serviço foi executado pela empresa Clean, na área compreendida entre as ruas Padre João e Barjonas de Miranda, e Avenidas Rui Barbosa e Tapajós. Na Cohab, também está sendo realizada capina em diversas ruas através de roçadeira mecanizada.

Terraplenagem – prossegue a recuperação do ramal de acesso à comunidade Ponte Alta, região do eixo-forte. A SEMINF também atua na recuperação de ruas e ramais da comunidade Terra de Areia, planalto santareno, e nas ruas Edivaldo Leite, bairro Santo André, e Salvação, bairro Maracanã. Estas vias serão asfaltadas.

Tapa-buracos – Servidores da SEMINF seguem na limpeza das laterais e do pavimento das Ruas Afonso Pena, bairro Santíssimo e Gonçalves Dias, bairro Uruará. As duas vias serão beneficiadas com a operação tapa-buracos assim que esta etapa inicial terminar. Os trabalhos vão proporcionar melhores condições de trafegabilidade.

Iluminação Pública – ontem, terça-feira (27/09), a Divisão de Iluminação Pública – DIP da SEMINF atuou nos reparos de pontos de luz danificados no bairro Urumari. O serviço irá beneficiar moradores das ruas João Batista Miléo, Sapucaia, República, Maringá e São Carlos. Outra equipe da secretaria faz reparos no bairro Interventoria, principalmente nas Ruas Diamantino, Padre Bettendorf, Xingú, Humaitá, Muiraquitã e Turiano Meira. Os serviços de iluminação pública também seguem no centro da cidade, nas ruas: Siqueira Campos, Senador Lemos, Rui Barbosa, São Sebastião e Travessa dos Mártires. Por dia, cada equipe faz reparos em aproximadamente 25 pontos, através da troca de lâmpadas, luminárias, reatores e manutenção em outros equipamentos.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *