Canetas a laser podem trazer riscos à visão

Canetas a laser

As canetas a laser – ou “laser points”- facilmente encontradas à venda e que emitem luz a partir de um único ponto podem oferecer riscos à saúde.

De acordo com especialistas, o estrago é feito quando a luz dirigida atinge o olho humano sem qualquer proteção, causando lesões e, em situações mais graves, até mesmo cegueira.

Nos estádios é frequente o uso das canetas de laser por parte dos torcedores na tentativa de confundir os jogadores do time concorrente. No jogo de ontem entre Brasil e Argentina a partida foi paralisada duas vezes pela utilização desse tipo de raios contra os jogadores da seleção argentina.

No momento da cobrança de um escanteio a vítima foi o goleiro argentino. O juiz paralisou o jogo até que a luz deixasse de ser apontada para o jogador.

PUNIÇÕES

Na final da Copa do Brasil 2011, entre Vasco e Coritiba, seis torcedores foram flagrados utilizando este equipamento. Eles foram retirados do jogo e condenados a prestar 16 horas de serviço comunitário.

A decisão estava baseada no Estatuto do Torcedor, que prevê de 1 a 2 anos de prisão e multa para quem incentivar a violência ou causar tumulto dentro do estádio.

Os clubes também podem ser punidos pelo comportamento da torcida.

Por: Luana Laboissiere/DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *