Café Filosófico reuniu comunidade acadêmica e artistas santarenos

Pintoras santarenas

A Orquestra Jovem Maestro Wilson Fonseca deu início às apresentações do 1º Café Filosófico Comunidade, evento promovido pelo Centro de Formação Interdisciplinar, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). As diversas atividades do Café aconteceram ontem, dia 30 de setembro, no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém (PA). Aberto ao público, o evento apresentou, até às 22 horas, uma programação cultural diversificada e ininterrupta, com apresentações musicais, declamação de poesias, exibição de filmes, peças teatrais e exposições fotográficas.

Coordenado pelo Prof. Andrei Santos de Morais (CFI), o Café Filosófico Comunidade integra as atividades do Programa de Educação Tutorial Conexões (PET) do CFI, vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A iniciativa contou ainda com o Café Paralelo, espaço de arte e gastronomia regional, onde acontece a exposição dos trabalhos dos pintores santarenos Moisés Vasconcelos, Roseni Pinheiro, Cleide Viana e Márcio Denzecourt; das produtoras de cuias de Aritapera; da Associação dos Artesãos do Oeste do Pará; e de outros artistas da região.

“Essa é uma boa oportunidade para as pessoas verem como a gente realiza o nosso trabalho”, afirma a pintora Cleide Viana, que há mais de 20 anos trabalha com a técnica de óleo sobre tela. “Precisamos de mais apoio para expor os trabalhos de nossos pintores. Temos muitos talentos escondidos em Santarém”.

À tarde a programação “esquenta” com a participação do “Quinteto da Semed”, do grupo teatral “Danças e Andanças” de Alter do Chão e do grupo musical “Roda de Curimbó”. Também aconteceram as apresentações dos músicos Nato Aguiar e João Otaviano.

Às 18 horas, foi realizado o debate do 1º Café Filosófico Comunidade, com a participação de Laurimar Leal (diretor do Museu João Fona), Francisco Malta (músico regional), Bob Barbosa (produtor audiovisual do Projeto Saúde e Alegria), Boanerges Sena (diretor do ICBS), Nato Aguiar (músico e professor da UEPA), Jackson Rego (músico e professor da UFOPA), Ednaldo Rodrigues (presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém), Jerson Ferreira Bcel (agente de saúde da comunidade Tiningu), Everaldo Portela (professor da UFOPA), Antônio Mucura (líder sindical, indígena e contador de estórias), cacique Manuel (comunidade Ipaupixuna), Luziano Pinto Silva (líder da comunidade Murumuru), Gerson Ferreira (líder da comunidade Tiningu), João Tristan (professor da UFOPA). O encontro foi mediado pelo Prof. Andrei Morais, do CFI.

O evento terminou com a apresentação dos corais da FIT e da UEPA, às 21 horas. O 1º Café Filosófico Comunidade contou com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Casa Brasil, Espaço Alter do Chão, Hotel Belo Alter e Padrão Fardamentos. Mais informações no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br e na página da UFOPA no Facebook.

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *