Imetropará dá dicas para o Dia das Crianças‏

O Dia das Crianças é uma das datas mais esperadas pela criançada. Afinal, quem não gosta de comemorar esse dia com um brinquedo novo? Mas para que a diversão dos pequenos não se transforme em dor de cabeça, siga algumas orientações do Imetropará.

Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes e partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes. Também não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico, uma vez que as crianças costumam desmontá-los, colocando-os, geralmente, na boca, no nariz e nos ouvidos.

Verifique se o brinquedo tem o selo de conformidade ou certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Ele demonstra que o produto atente a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em normas e regulamentos.

Sempre leia atentamente as instruções de uso. Cuidados especiais devem ser observados na retirada das embalagens, que podem ter grampos metálicos, papéis com tintas inadequadas, etc. Dê atenção especial para a faixa etária recomendada para o produto. Isso é importante principalmente quando há crianças de idades diferentes. Peças pequenas, em especial, são muito perigosas se usadas por crianças com idades inadequadas. “Recomendamos aos pais que não comprem produtos no comércio informal. Apesar de oferecerem preços mais em conta, os produtos em geral são irregulares, falsificados e podem por em risco as crianças”, alerta Luiziel Guedes, presidente do Imetropará. “No caso dos estabelecimentos formais, sempre exija a nota fiscal, que é a sua garantia caso haja algum problema com o produto”, finaliza Guedes.

Fonte: Ascom/Imetropará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *