Escolas recebem mobílias novas

Ontem (11/10), a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e a titular da secretaria municipal de Educação, Lucineide Pinheiro, fizeram a entrega das novas mobílias das escolas da rede municipal de ensino. Para completar a ação na Semana da Criança, também entregaram lanche especial aos alunos, cujo cardápio da merenda escolar foi excepcionalmente diferenciado ontem aos alunos: pizza e refrigerante.

A solenidade de entrega foi realizada simbolicamente na escola Magalhães Barata, mas ao todo, serão entregues 4.170 novas mobílias. “Isso é um compromisso para com as crianças do nosso município. Entregamos cadeiras e mesas modernas para alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação especial e também para professores. As crianças ainda receberam merenda especial nesta semana porque entendemos que elas merecem por ser uma data especial, embora tenhamos feito na véspera do Dia das Crianças. Infelizmente, algumas não têm condições de comer esse lanche em suas casas”, enfatizou a prefeita.

Até o dia 14 de outubro, mais de 62 mil alunos da cidade e do campo receberão o lanche especial. As mobílias serão entregues progressivamente às escolas municipais.

Capacitação – Engenheiros e educadores da secretaria municipal de Educação e Desporto (SEMED) estão participando de uma capacitação com a arquiteta do ministério da Educação (MEC), Beatriz Goulart, sobre Escolas Sustentáveis. Ontem, 10/10, a equipe de profissionais visitou a Escola da Floresta, que é uma inovação em educação ambiental, e hoje, esteve pela manhã na escola do Parque, educandário da rede municipal de ensino que trabalha junto com as escolas para a preservação da natureza. Durante o encontro, a arquiteta abordou as principais características de uma escola sustentável, além de destacar a importância do espaço escolar com o meio ambiente. 

EMPREENDEDORES SÃO FINANCIADOS PELO BANCO DO POVO

Na quinta-feira desta semana, 13 de outubro, a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES realizará mais uma solenidade de Liberação de Microcréditos do Banco do Povo de Santarém. Durante o evento, também será efetuada a entrega de certificados do Telecentro de Informação e Negócios (TIN).

O Banco do Povo de Santarém é um Programa de Microcrédito criado pelo Governo Cidade da Gente de Santarém em 2006. É voltado à geração de trabalho, renda e inclusão social, objetivando a concessão de um crédito ágil, acessível e adequado para a criação, crescimento e a consolidação de empreendimentos dos setores formais e informais. O público alvo do Banco do Povo são os empreendedores populares, nos diversos ramos de atividades econômicas,.

Nesta liberação de microcréditos, serão financiados negócios de 76 novas famílias santarenas, com recursos no aporte de R$ 112.649,80 (cento e doze mil, seiscentos e quarenta e nove reais e oitenta centavos). Quanto à certificação do TIN – que é um espaço público gratuito da prefeitura para a utilização de computadores conectados à internet, bem como para oferecer cursos e treinamentos, presenciais e à distância, informações e diversos serviços para os segmentos empreendedores e a comunidade local – 116 alunos concluintes dos cursos de Informática Básica, Caixa Informatizado, Departamento Pessoal e Informática Básica para Melhor Idade, receberão certificados.

A solenidade será às 9h no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós – FIT.

PREFEITURA FAZ REPAROS NA ILUMINAÇÃO DE JADERLÂNDIA

O bairro Jaderlandia é beneficiado com reparos na rede de iluminação pública. O setor da SEMINF responsável pelos serviços está atuando desde ontem (11), nas Ruas A, B, C e D. A partir das 17h, houve troca de lâmpadas, reatores e demais equipamentos danificados.

Outro local que recebe manutenção é o bairro Floresta. Os pontos de escuridão mais críticos estão nas ruas Muruci, Maravilha, Marupá, Frei Gaspar, Tachi e Paricá. A Avenida Marechal Rondon também será beneficiada, no trecho entre Agripina de Matos, bairro Caranazal e Almirante Barroso, bairro Liberdade.

A Iluminação Pública é um direito da população que está sendo assegurado pela prefeitura de Santarém. Atualmente, três equipes da Divisão de Iluminação Pública – DIP da SEMINF, trabalham de segunda à sábado e em média, é feita a manutenção de 1.100 pontos danificados por mês.

O planejamento é feito diariamente pela DIP de acordo com a solicitação de moradores, porém, os reparos são realizados regularmente nas principais avenidas e nas proximidades de espaços públicos como praças, hospitais, centros de saúde e escolas.

Para sugestões e solicitação de serviços na rede de iluminação pública, a secretaria municipal de Infraestrutura disponibiliza o telefone: 3523-2726.

Asfaltamento – A equipe de asfalto da prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Infraestrutura – SEMINF, continua na Silvério Sirotheau entre a Raimundo Fona e o Lago do Mapiri, bairro Liberdade. O trecho tem 715 metros de extensão e dez metros de largura. A área total asfaltada será de 7mil 150 metros quadrados.

Terraplenagem – A SEMINF segue com os trabalhos de terraplenagem na Rua Humaitá, entre Avenida Moaçara, bairro Diamantino e Muiraquitã, bairro Interventoria. Também continuam as melhorias para a trafegabilidade da Rua Idelfonso Almeida, bairro Caranazal e dos ramais das comunidades Terra de Areia e Vila Nova.

Limpeza – Segue ainda a limpeza das vias: Avenida Moaçara, Rua Rosa Vermelha, Avenida Frei Vicente e Avenida Dom Frederico Costa.

EQUIPES DE SAÚDE PRESTARÃO ATENDIMENTOS NO MOJÚ

Com o objetivo de democratizar o acesso aos serviços públicos de saúde, profissionais da SEMSA serão deslocados na próxima semana (18 a 24 de outubro) para 17 comunidades do planalto santareno.

Sob a coordenação da enfermeira/coordenadora assentamentos Mojú I e II, Francisca Moita, 15 profissionais da secretaria municipal de Saúde realizarão nos comunitários da área, procedimentos de saúde como: consultas odontológicas e de enfermagem, coleta de PCCU, teste de glicemia, Farmácia Básica, pré-natal, atendimento dos grupos de hipertensão e diabetes – HIPERDIA, educação em saúde, dentre outros. Os atendimentos serão realizados de acordo com o seguinte cronograma:

– Dia 18 de outubro (terça-feira): comunidades Cacheirinha, Sete Voltas, Igarapé do Fortaleza, Aracuzinho e Santa Rita de Cássia;

– Dia 19 de outubro (quarta-feira): comunidades PDS, Estrela da Bica, Igarapé do Anta e  Rainha da Floresta;

– Dia 20 de outubro (quinta-feira): comunidades Santo Antônio, Piranha, Gavião e Terra Santa;

– Dia 21 de outubro (sexta-feira): comunidades Nova Vitória, Vale Verde, Coração de Mãe e Piraninha.

Mais Informações: Enfermeira Maria das Graças Almeida, coordenadora da Estratégia Saúde da Família – ESF (9128-2839).

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

 

Um comentário em “Escolas recebem mobílias novas

  • 14 de outubro de 2011 em 11:30
    Permalink

    Fazendo propaganda antes da hora Prefeita????Asfalta agora no periodo que ja vai começar as chuvas??Porque em junho deste anos fui eu e uns colagas dar um passeio em minha cidade natal e so encontrei buracos e mais buracos praças abandonadas ruas que quando sai dai passava onibus agora não entra nei moto como a Av. Alvorada no Bairro Alvorada dobrando para o São José Operario a Rua Naçoes Unidas que passava o onibus conjunto do ICA agora nei carro mais passa por la e um abandono todal!!!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *