São Francisco comemorou 82 anos

Primeiro time do SFFC - Foto-Arquivo SFFC

O clube com maior tradição no futebol em Santarém, São Francisco Futebol Clube, comemorou 82 anos de fundação, ontem, domingo, dia 30. E para festejar junto com a nação azulina, o São Francisco vai realizar um jogo amistoso contra a Seleção Santarena no Estádio Colosso do Tapajós, às 20h, desta terça-feira. O ingresso especial tem o valor de R$ 3,00 mais um quilo de alimento não-perecível que será doado a uma Instituição Social de Santarém.

O Leão Azul Santareno, como é carinhosamente chamado pela sua torcida, iniciou sua existência quando existiam apenas dois clubes de futebol em Santarém: o “Santa Cruz” e o “União Sportiva”.

Os jovens irmãos Paixão: Miguel, Adalgiso e Otávio, e mais Guilherme Colares e Rafael Santana, todos liderados por Liberalino Machado, fundaram no dia 30 de outubro de 1929, o São Francisco Sport Clube. O nome do Clube é uma homenagem a Escola São Francisco, onde alguns dos fundadores estudavam na época.

O “São Francisco Sport Clube” realizou seu primeiro jogo no dia 12 de janeiro de 1930, no Campo do Paysandu (Av. Mendonça Furtado, onde hoje está instalado o Ginásio do Colégio Batista) contra o time do Poeirão. O Leão venceu o “Poeirão” pelo placar de 3 a 1, com gols de Tutu, Guilherme e Otávio.

Atual time do Leão

Após vários anos de glórias e conquistas memoráveis, o São Francisco marcou novamente sua história ao voltar ao futebol profissional para disputar o Campeonato Paraense da Segunda Divisão em 2010. Neste ano de 2011, o Leão garantiu a vaga para a Primeira Divisão após conquistar o vice-campeonato da Segundinha.

O time do São Francisco foi vitorioso por mesclar jogadores da categoria de base do clube com jogadores experientes vindos de grandes clubes. Hoje o Leão, ao comando do técnico Oswaldo Monte Alegre, disputa a primeira fase do Parazão 2012 tentando garantir vaga para disputar à próxima etapa do campeonato com os principais clubes do futebol paraense, como, o Clube do Remo e Paysandu.

Para garantir o futuro de sucesso e conquista, o São Francisco está investindo no projeto de construção do Centro de Treinamento do Leão. A nova “Toca” fica localizada na Rodovia Everaldo Martins, Km 6. O projeto vai disponibilizar campo oficial, campos para treinamentos, área de laser para sócios, alojamento, piscina, quadra poliesportiva e de areia, sala de musculação e espaço para eventos. O maior Centro de Treinamento da região Oeste do Pará já está em fase de construção e está previsto para 2012 a conclusão da 1ª fase.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Leão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *