Emater investe na produção de cacau em Porto de Moz‏

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) entregou à Prefeitura de Porto de Moz 60 mil sementes de cacau para a produção de mudas no município, que fica na ilha de Marajó. O objetivo é incrementar a agricultura no município. Os 60 produtores já cadastrados para o trabalho serão acompanhados pela Emater.
As sacas de sementes de cacau foram entregues à Secretaria Municipal de Agricultura no fim de setembro, para que mudas cacaueiras fossem produzidas no viveiro público e distribuídas gratuitamente aos agricultores familiares, que passaram por um cadastramento para receber as primeiras plantas. A assistência técnica será coordenada pelo chefe do escritório da Emater em Porto de Moz, Jackson Lima.
Jackson Lima explica que a introdução desta cultura no município vem sendo feita há alguns anos, mas que só agora vai ter um acompanhamento diferenciado. O intuito, segundo o técnico, é promover o desenvolvimento da atividade, que visa à melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais do município.
O chefe da Emater em Porto de Moz revela ainda que está buscando fortalecer a cadeia produtiva do cacau na região. “Estamos estreitando as conversas com os órgãos governamentais, como a prefeitura local, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e empresas privadas para podermos viabilizar a execução desse projeto, com cursos, treinamentos, palestras e dias de campo. Assim, juntos buscaremos o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município de Porto de Moz”, finaliza Jackson Lima.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *