Eleitas entidades que comporão conselho de saúde para 2012/2013
A XI edição da Conferência Municipal de Saúde de Santarém encerrou ontem (11), com a participação de 272 delegados. O evento foi promovido e coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela secretaria de Saúde (SEMSA) da prefeitura de Santarém durante três dias no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA), com a participação de profissionais da saúde, prestadores de serviços e usuários do SUS, que debateram assuntos importantes visando melhorar o serviço de saúde no município.
A Conferência contou na abertura, com a participação de Paulo Tarso Ribeiro, que é diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, do ministério da Saúde, que abordou em sua palestra, o tem central do evento: “O SUS de Todos: Política Pública e Patrimônio do Povo” e também “Gerência Pública e Controle Social”.
Na tarde de ontem, foram aprovadas de maneira exitosa as propostas discutidas nos grupos de trabalho formados na Conferência. As propostas foram levantadas durante as pré-conferências de saúde, que antecederão ao grande encontro municipal.
Um dos pontos que mereceu destaque no evento foi a eleição das entidades que comporão a nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2012/2013, ficando assim definidas as representatividades:
– Representantes de Usuários: FAMCOS, UNECOS, Z-20, APRUSAN, Conselho Indígena Tapajós/Arapiuns, Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais de Santarém (STTR), RESEX Tapajora, Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Associação dos Amigos de Deficiência do Tapajós (AAPDT), Associação de Mulheres Domésticas de Santarém, Pastoral da Criança e Diocese de Santarém;
– Representantes dos Trabalhadores: SINDSAÚDE Municipal, SINDSAÚDE Estadual, Sindicato dos Enfermeiros do Pará (SENPA), SINDICATO DOS MÉDICOS DO PARÁ (SINDMEPA) e Sindicato dos Trabalhadores dos Hospitais Privados (SINTHOSP);
– Gestores, Prestadores e Formadores: SEMSA Gestor, SEMSA Prestador, Órgãos Formadores de Recursos Humanos, Prestador de Serviço Privado do SUS e SESPA.
A XI Conferência Municipal de Saúde ocorreu de forma tranquila e ordeira e encerrou com a palavra da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Dores, agradecendo a participação do público.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes