Congresso de Educação mobiliza mais de 700 educadores do município

Congresso de educação

O Congresso Municipal de Educação 2011 – Práticas Exitosas na Educação encerrou no último sábado em Santarém, realizado pela Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) visando apresentar as ações positivas do município e discutir as temáticas nacionais, como a educação no campo, educação integral, direitos humanos e o sistema nacional.

ABERTURA – A programação iniciada na noite da última quinta-feira, 10, contou com a presença de autoridades, representantes de instituições de ensino superior e mais de 700 pessoas inscritas, entre professores, gestores e profissionais de várias áreas do conhecimento. O prefeito em exercício de Santarém, José Antonio Rocha, saudou a todos e expressou a alegria do governo municipal em sediar o evento.

Na seqüência foi realizada a palestra de abertura pelo professor doutor Antonio Chizzotti, da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que discutiu o sistema nacional de educação e suas bases, dando ênfase às práticas inovadoras criadas pelos educadores. “Eu fiquei muito contente ao encontrar aqui em Santarém ações que mostram o diferente da sala de aula com alunos sentados um atrás do outro, sem poder expressar suas idéias. Foi a Escola da Floresta e a Escola do Parque que nos comprovam formas pedagógicas diferenciadas e importantes”, destacou Chizzotti.

Com o Salão Pérola do Tapajós do Hotel Amazônia Boulevard lotado, as crianças e adolescentes já vencedores de Festivais do Projeto Arte na Escola da Gente cantaram músicas regionais e apresentaram aos participantes, destacando o trabalho que já atendeu mais de 40 mil alunos da rede municipal de ensino.

MESAS REDONDAS – No segundo dia a programação foi realizada com várias mesas redondas. A primeira contou com a presença da professora mestre Lucenir Pinheiro, da coordenação do programa Mais Educação do Ministério da Educação, que abordou o tema “Educação Integral”. A segunda mesa conduzida pela professora especialista Greice Goch apresentou as práticas locais voltadas para indígenas, quilombolas e educação ambiental.

O professor Marlo dos Reis, da coordenação de educação do campo do Ministério da Educação fez parte da mesa redonda no período da tarde, discutindo o papel dos educadores em regiões específicas. “Nosso desafio enquanto educadores é fazer do espaço da escola um local agradável sempre, seja na cidade ou no campo, porque a aprendizagem não tem fronteiras e nem barreiras”, disse Marlon.

A titular da SEMED, professor mestre Lucineide Pinheiro, conduziu uma mesa voltada para a apresentação das práticas inovadoras executadas em Santarém, motivadas para incentivar a arte, a criatividade e a valorização das pessoas. “Nós mudamos um cenário do município, nos preocupamos com o SER das pessoas, isso foi fundamental quando construímos uma proposta diferenciada que iniciou em 2005 aqui em Santarém”, disse a secretária.

ENCERRAMENTO – Uma das palestras mais esperadas no evento foi realizada na manhã do sábado, 12, pelo professor doutor César Nunes, licenciado em história, filosofia e pedagogia, é mestre, doutor e livre docente – chefe do departamento de filosofia e história da educação da UNICAMP, sendo autor de 26 livros. É colaborador do Ministério da Educação do Brasil.

Em sua abordagem a partir do tema “Educação e Direitos Humanos”, César Nunes apontou trechos de teorias de vários filósofos, como Paulo Freire, destacando a importância do professor ser de fato um educador para a vida, com a preocupação de formar cidadãos. A platéia se emocionou com vários relatos, considerando um retrospecto histórico que foi feito apontando as falhas no sistema de educação do país e os desafios dos educadores.

“Nós vivemos um modelo copiado da espanha, mas não devemos viver a partir do que nos cobram com relação aos números, porque eles não são tudo. O educador de verdade precisa formar gente, cidadãos, pessoas críticas e que formem a nossa sociedade, não devem se preocupar em formar mão de obra como se fazia em outros tempos”, destacou o palestrante.

César destacou a postura do professor na escola e enfatizou que este profissional é que faz a diferença na sociedade, por isso precisa ter orgulho do que faz. Por fim lembrou os desafios que se vivia em outras décadas com a formação militar, sendo impostas posturas que atendiam as necessidades únicas do estado, sem qualquer preocupação com a diversidade e respeito às pessoas.

“Quero neste dia parabenizar Santarém pelas boas práticas, e com certeza o novo estado, o Tapajós, será bem diferente de outros que só pensam em crescimento sem educação, sem a formação necessária da pessoa. Hoje vocês estão formando os cidadãos do futuro, vivam com mais poesia e sensibilidade, é na escola o espaço ideal para se construir sonhos”, finalizou César Nunes.

VISITAS – Após encerrar o evento, o professor doutor César Nunes acompanhado da secretária de educação, Lucineide Pinheiro, visitou a Escola da Floresta e o terreno onde será construída a primeira escola de tempo integral do campo, ambas na região do Eixo Forte. No domingo visitou a Escola do Parque e a Comunidade do Tapará (Várzea).

Fonte: RG 15/O Impacto e Genildo Júnior

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *