Paraenses célebres divergem sobre a divisão do Pará
O cantor, Beto Barbosa, famoso pelo hit brega “Adocica”, diz ser a favor da divisão. Para ele, o interior do Estado vai ser beneficiado por uma eventual criação de Tapajós e Carajás, os Estados que serão criados caso a população aprove a divisão.
“Quem vive no interior quer a divisão porque a administração fica centralizada na região de Belém. Minha visão é para o Estado todo não só para a capital”, diz Barbosa,
Para Barbosa, com a divisão, o interiorano se beneficiará. “O Estado ganharia, especialmente, para quem não mora na região de Belém. Toda divisão é sofrida, tem período de adaptação, mas deve crescer depois. Porque hoje Estado é muito grande e mal administrado. Falta saneamento em quase todo o interior, por exemplo”, diz o cantor, que também nasceu na capital.
O cantor lembra do surgimento do Tocantins como um exemplo para os novos Estados que podem surgir. “Eu que viajo muito pelo Pará, e todo o Brasil, vi como Palmas, capital do Tocantins, se desenvolveu muito depois da divisão. As pessoas vivem melhor depois da divisão. Mas acho natural que tenha resistência”.
Rosa Maria – “É um absurdo dizer que a distância de Belém até Brasília influencia a divisão. Existem outras capitais mais longe do que Belém e nem por isso estão propondo o mesmo”, reclama Rosa Maria, nascida em Belém, a capital paraense.
“Deputados e senadores devem trabalhar mais em Brasília pelo Estado. Quando vem a base é para aparecer, ir a festas, não é para trabalhar. Isso tem de mudar porque as reportagens mostram os plenários do Congresso vazios. Eles deviam trabalhar mais ao invés de propor a divisão do Estado. Isso não é uma demanda do povo, não é legítimo e o Brasil não aguenta mais despesa. Essa discussão tira o foco de questões importantes”.
Fafá de Belém – A cantora Fafá de Belém, um dos ícones da campanha das Diretas Já, na década de 1980, também é contra. “Eu sou de um país que se chama Pará! Não acredito que se possa dividir um povo e seu sentimento”.
Para ela, esse movimento está sendo feito para satisfazer a “ganância e a vaidade” de quem não tem compromisso com o Estado e os paraenses. “Os interessados na divisão são aqueles que não têm compromisso com essa terra, que não têm uma família que mora em Santarém ou Marabá e veio para Belém estudar, e aqui criou laços, uma nova família”.
Fafá, assim como a banda Calypso, de Joelma e Chimbinha, devem ser convocados para participarem da campanha contra a divisão. Procurado pela Folha, no entanto, o casal não respondeu as solicitações da reportagem para opinarem sobre o tema.
No campo esportivo, o jogador Paulo Henrique Ganso, do Santos, que é de Ananindeua, na região de Belém, já se manifestou publicamente contra a divisão. Ele vestiu uma camiseta com uma bandeira do Pará no jorgo em que o seu time conquistou a Libertadores, em junho. Mas, segundo sua assessoroa de imprensa, ele evita dar entrevistas sobre o tema.
Outros paraenses célebres, como os atores Lúcio Mauro, Dira Paes e o estilista Lino Villaventura, também foram procurados, mas preferiram não se posicionar sobre a questão.
Fonte: Folha Online
Belém sempre foi entregue as traças,faça turismo no bairro de Icoaraci e veja os grandes e belos buracos que há na rua mais movimentada de Icoaraci,rua 8 de maio.Visite a orla do Cruzeiro e sua praia,e veja a situação de desprezo, entregue as tralhas.Sem falar nos assaltos constantes.
Pergunte a Beto Barbosa,a Fafa de Belém ,a estes famosos se eles querem comprar uma casa neste bairro de Belém?
Faça uma visita ao interior do estado e veja se seu carro volta inteiro,as estradas do Pará tem mais buraco do que queijo suiço,sem falar na alça viaria que é um tapete de buracos.
Pense agora na saude da população.Na capital é que não falta gente com caso de Dengue e outras doenças.Na Santa Casa, ninguem quer cair ali, pricinpalmente mulher gravida, o sofrimento e o descaso é grande em relação a estas.Então imagine a situção das pessoas que moram no interior do estado, que morrem nas estradas querendo chegar na capital,pois, nas cidades onde vivem não tem o minimo possivel de estrutura para a saúde.
O povo da Capital do Pará(Belém)vive indignado com a situção em que eles se encontram, e os mesmos caras que estão hoje no poder são figurinha repetida na mente deste povo.
O Sim pode até não ganhar,mas vai ficar na mente destes governantes o quanto o povo esta cansado de sofrer pelo descaso deles.
Palhaço esse beto Barbosa..fala isso pq não mora aki em Belém,e não tem informação e escolaridade suficiente para saber que o eventual \”pará restante\” estaria falido,se agora os investimentos em serviços públicos já são ruims,imagine num estado falido.Além de entrgar de bandeja o estado de carajás para VALE,mas isso aí seria bônus..
Viva o novo Pará! Viva o Tapajós! Viva o Carajás! Viva a região Norte! Viva o Brasil! E a cima de tudo, viva JESUS CRISTO, REI DAS NAÇÕES. (77)
Uma coisa é vc morar em Itaituba, Altamira ou outras cidades distantes de Belém e precisar de algu que dependa de Belém, pra ver que via cruzes vc tem que percorer, morei alguns anos em Itaituba e pude ver, presenciar as dificuldades que é precisar de algu da CAPITAL. POR EX. para abrir ou fechar uma firma pense num sofrimento. por isso que hoje mesmo morando distante daí, mas leio jornais daí todos os dias e acompanho passo a passo o que acontece, principalmente no interior, assim sendo sou a favor da divisão mesmo sabendo que vão aumentar aluns gastos mas as cidades interioranas serão melhor assistida com certeza.
Até ha pouco tempo, tinha Fafá de Belém como pessoa culta. Infelizmente, agora minha opinião mudou. Ela vive num circuito de artistas, ganhando bem dinheiro, assim, suprindo suas necessidades/vaidades, enfim, num bem bom. Venha passar alguns dias na Região Oeste para sentires na pela o que sentimos todos os dias de nossas vidas, com esses políticos corruptos aí da Capital. A Região Oeste também é Brasil, embora há muitos anos esquecida, vivendo de migalhas de dineiro de nossos impostos, que retornam como esmolas por esses sanguessugas de Belém. Queremos nossa emancipação, sim, para podermos administrar o que é nosso de fato e de direito, para termos também, Saúde, Educação, Segurança Pública, dias melhores para todo este Povo esquecido até hoje por todos os Governos que passaram no Estado do Pará. Ah, ainda falta contabilizar o atual Vice, que mostra a falta de compromisso total com a Região Oeste, onde nasceu. É mais uma prova concreta de que o poder longe do Povo se torna ineficaz.VIVA TAPAJÓAS E CARAJÁS 77.
Bôbo é quem acredita que as coisas vão melhorar com a divusão, político só pensa nele mesmo!
Quem tem o poder na mão não quer perder, quem não tem quer ter, mas ambos para se beneficiarem, nem passa pela cabeça ajudar quem precisa: o povo!!
Os paraenses de Belem sao os povos mais egoistas e vaidosos. Vote no Sim do Esado do Tapajós
É muito bom sabermos quem são esses \”artistas\” que se posicionam contra a divisão. Pois muitos deles estão sempre vindo a região para fazer shows e arrecadar dinheiro para levar para belém.
Vamos fazer uma lista dessa turma, e esperar o anúncio de algum show deles por aqui, assim, ou botamos pra correr, ou então ninguém compra ingresso. Seria uma forma justa de revidar. rsrsrsrs
Parabens pela coerencia Beto Barbosa. Quem é essa rosa maria ? Quanto ao Calipso pode deixar eles fazerem campanha para o não , eles são a banda mais pé frio do Brasil quem prova isso é o Almir Gagriel em 2006 e a Ana Julia agora em 2010. Tambem acho que a Joelma não se lembra mais dos conterraneos de Almerim. Quanto aos outros, nós Tapajoaras estamos esperando vôces aqui para dar oportunidade de se manifestar vendo a realidade da região.