TRE do amazonas orienta sobre plebiscito do Pará
Eleitores paraenses que moram em Manaus ou no interior do Amazonas e não poderão votar, no Pará, no plebiscito sobre a criação de dois Estados – Carajás e Tapajós – no dia 11 de dezembro, terão que justificar seus votos. A justificativa poderá ser feita em qualquer uma das 68 Zonas eleitorais (13 delas estão na capital e 55 no interior).
O horário para fazer a justificativa do voto será de 7h às 14h (horário de Manaus), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA) colocou à disposição duas frentes plebiscitárias. Uma contra a criação do Estado de Tapajós e de Carajás; outra a favor.
O deputado federal Lira Maia (DEM-PA) e o deputado estadual, João Salame (PPS-PA) compõem a frente a favor da divisão. E o deputado federal Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) e deputado estadual Celso Sabino (PR-PA) lideram a frente contraria à criação dos dois Estados.
Mais de 200 mil
Moram no Amazonas, 221 paraenses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – senso/2009). A maior concentração deles está nas zonas Leste e Norte da cidade de Manaus.
Jarles Lourenço é um dos paraenses que há dez anos reside em Manaus. Ele é a favor da divisão do Estado e considera que justificar o voto é uma forma de abrir mão do direito de escolha. “Não podemos deixar que apenas uma parte dos paraenses, decida o futuro do Pará. Eu sou a favor da divisão, porque sei das dificuldades que os municípios do Oeste do Pará sofrem. Com a criação dos dois Estados, serão duas novas administrações e os municípios se organizarão”, projeta.
O publicitário Alessandro Gonçalves, formado pela Universidade da Amazônia (Unama), com sede em Belém, mora há 22 meses em Manaus e já comprou as passagens para ele e a esposa irem votar em Belém. De acordo com Gonçalves, as questões relacionadas à Saúde, Educação, Meio Ambiente e Infra-estrutura são totalmente difíceis para essa região.
“A gente pode ver como o Estado é incapaz de levar assistência a esses lugares da Região Oeste, que é a qual mais sofre. Eu sou natural de Belém e era contra a divisão do Estado, mas morei um ano em Santarém e vi a necessidade do local. Hoje sou a favor da divisão e irei votar no dia 11”, explicou.
Fonte: A Crítica
Moro na Compensa, tem alguma sessão por aqui?
eu santareno fiellllllll……….. e eu sou a favor do estado do tapajossss
só sou contra a politicagem que só querem roubar aew………
tou in manaus agoraaaaaaaaa……..
mas sintto muita saudade daew……….. 77 na urna…..
Morei em Manaus e tive a oportunidad de iniciar meu curso na Faculdade de Direito do Amazonas.Parabenizo os lideres ai no Amazonas a favor do Estado do Tapajos e Carajás. Nós iremos vencer com a força de Deus e dos votos. Nada de desanimar. A aliança Carajas e Tapajos deve ser firme. É de se elogiar a garra do pessoal do Carajas, pois nas vezes que os encontrei em Belém, sempre vi este pessoal otimista e com corajem.
Emanuel-ITB