PM contribui para diminuir criminalidade em Santarém

Ten/Cel. Anthenor destaca trabalho realizado pela Polícia Militar na região

O mérito da baixa em homicídio publicado pela revista “Veja”, que coloca Santarém (PA) como a mais segura cidade do Brasil, na edição especial do início desse mês, é do serviço de Policiamento. Nossa reportagem entrevistou outra direção de uma das instituições de segurança que somou os dados positivos da pesquisa. Correlacionando, no combate a criminalidade em 2011. O comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Anthenor Nascimento, disse que a harmonia entre as instituições de segurança, a competência da corporação e principalmente a participação de populares contribuíram para esse dado positivo. “Hoje, nosso maior contingente de policiais militares está nas ruas, no dia-a-dia, na preservação da ordem pública. Esse mérito não é do Comandante, é da Corporação e da população. O meio ambiente é altamente fundamental para que possamos executar o nosso trabalho. E cumprimos dentro das constituições Estadual e Federal, o nosso papel na sociedade”, disse Cel. Anthenor.

Nessa linha de assegurar a vida do cidadão no meio ambiente, o Comandante foi questionado sobre o que será feito pelo Policiamento de Trânsito (Ptran) para reduzir os recentes índices de acidentes. “O regulamento Nacional de Trânsito ao passar para o Código de Trânsito Brasileiro, incluiu a gestão municipal em firmar ou não convênios com as corporações de segurança. Isso está no Código. Hoje, aqui no município de Santarém, foi firmado convênio. E vamos retornar as fiscalizações. Nós demos uma parada nessa atividade e temos dados estatísticos que aumentaram os acidentes”, informou o Comandante do 3º BPM.

Ele relacionou os pontos provocadores desse verdadeiro embate nas vias públicas da cidade. “Teve um aumento na facilidade de venda de veículos, têm pessoas sem a mínima condição de estar trafegando nas ruas, muitos menores conduzindo motocicletas e a precariedade das ruas. Algumas vias estão sendo asfaltadas, no entanto, a manutenção tem que ser intensa. O Tenente Coronel Anthenor confirmou o retorno breve das operações do Ptran, juntamente com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) e o Departamento de Trânsito no Pará (Detran). “Primeiro vamos trabalhar a advertência, seguidos de multa, retenção do veículo, apreensão, até a apresentação do cidadão na Delegacia”, alerta a autoridade militar. A prevenção deve voltar a ser trabalhada, principalmente nos finais de semana, quando as pessoas costumam consumir em excesso bebidas alcoólicas. O objetivo das Operações é que não aconteça acidente, principalmente com vítimas fatais.

As operações bem planejadas entre as polícias têm a probabilidade de erros serem muito menor. Essa integração deve continuar a resultar em dados positivos, a exemplo da pesquisa divulgada pela revista “Veja”, principalmente pela a maioria dos policiais serem de origem da região. “Quando você conhece o local onde você vai trabalhar, a probabilidade de erros é muito pequena. Ao planejar as ações das operações, ao final delas o sucesso torna-se possível. É claro e evidente que os problemas sempre vão acontecer. Isso aí nós não podemos negar. Mesmo que pese a boa vontade da Corporação, e ao Comando no aumento do efetivo. Por isso nos preocupamos em melhorar o processo de ensino aprendizagem do nosso policial militar. A Polícia Militar do Pará, em especial se preocupa com a Polícia Militar Cidadã”, explicou o Comandante.

O comandante do 3º BPM confirmou que a intenção é estender ao máximo possível a área de trabalho da Instituição de segurança militar. Mesmo com os obstáculos geográficos e climáticos, é feito de tudo para atender a população nos lugares mais longínquos. “E estamos aumentando o contingente. Queremos mostrar que a Polícia é amiga das pessoas de bem. E quem não vai gostar da Polícia, é o bandido. A população está nos ajudando muito, ela confia em nosso trabalho. Mas, tem muita coisa que fica no anonimato, aí a Polícia não toma conhecimento, e quando a gente vai agir, não adianta mais. Nós estamos indo in loco nas comunidades, e quando não podemos permanecer no local, funcionamos no sistema de rodízio”, informou.

Projetos sociais do 3º BPM – Outro trabalho que continua a fortalecer a baixa na criminalidade em Santarém, como os homicídios apontados na mídia nacional, são os projetos sociais. O 3º BPM desenvolve projetos como o Garoto Bom de Bola Nota 10 na Escola, Borari, e o Proerd. O alvo são crianças e adolescentes. Muitos que participam dessas atividades vêm de famílias que os pais muitos das vezes não têm como manter os filhos em casa e podem ficar a mercê da criminalidade nas ruas. E através dos projetos, tornam-se aliados, quando são orientados a não terem envolvimentos, principalmente com narcotráfico e que, infelizmente, vem aumentando consideravelmente em todo Brasil.

Operação Final de Ano – O comando do 3º BPM já está com o planejamento de Operações em fase de fechamento. “Nós sempre fazemos um levantamento do ano anterior, o que podemos melhorar para o ano seguinte, o que nós pecamos e onde podemos intensificar nosso policiamento”, conclui o Comandante do 3º BPM.

Por: Alciane Ayres

4 comentários em “PM contribui para diminuir criminalidade em Santarém

  • 20 de novembro de 2011 em 21:47
    Permalink

    Boa noite,

    Qualquer nível de ensino tem seu valor, básico, médio, intermediário ou superior agora essa máxima de achar que diploma universitário tem o poder de resolver e orientar aquele que não tem não posso aceitar, o que eu entendo é uma troca de conceitos de ambas as partes, todo ser tem um conhecimento um somado a outro o resultado pode ser positivo ou não, mais vale tentar.

    Resposta
  • 20 de novembro de 2011 em 11:54
    Permalink

    Bom Dia a todos!

    A PM é indispensável!! Parabéns ao Cel. Anthenor! Parabéns a todos q/ fazem parte dessa Instituição pois mesmo c/ todas as dificuldades, cumprem seu dever com dedicação.
    A nossa PM melhorou muuuito e vai continuar melhorando.
    Dificilmente bandido coloca as unhas de fora qdo sabe q/ a PM está atuando, está por perto.
    O uso da violência é necessária sim quando o bandido reage ou mostra resistência.No resto, da p/ se manter a razoabilidade, o respeito a dignidade da pessoa.
    Os PMs na sua maioria sabem disso e cumprem, até pq há muitos q/ tem nível superior e instruem os colegas q/ não tem.
    Santarém não é mais aquela cidade pacata e a tendência c/ o desenvolvimento, é piorar então, todos tem q/ fazer sua parte.Prevenção, zelo, cuidado c/ isso pode-se evitar muitos problemas.
    Temos q/ ver a realidade da nossa sociedade e viver conforme ela, assim evitaremos surpresas indesejadas. Temos que apoiar a nossa PM pois esta Instituição previne o mal e combate diretamente o banditismo. São heróis, heroínas (PMs femininas!) da atualidade!
    Parabéns!!
    Fiquem com Deus!

    Resposta
    • 20 de novembro de 2011 em 23:21
      Permalink

      Qualquer pessoa, INDEPENDENTE DE GRAU DE FORMAÇÃO, tem o seu valor perante a vida, tem sua importância para sua família,p/ seu grupo social, religioso ou profissional…
      A questão é: se alguém tem conhecimento técnico específico, é bom p/ si e melhora, acrescenta, soma para o seu grupo. Tanto q/ a própria PM coloca uns poucos p/ fazer cursos diversos na área de segurança pública,fora do Estado, p/depois trazer p/ toda a corporação.

      Resposta
  • 18 de novembro de 2011 em 16:37
    Permalink

    Parabéns Coronel Anthenor,

    Realmente a PM de Santarém merece todo respeito e gratidão, quando estive nessa sagrada terra fui muito atendido por Soldados dessa nobre instituição.
    Manda um pouco aqui para o Rio de Janeiro, quem sabe o Rio fica mais tranquilo.
    José Luiz
    Rio de Janeiro

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *