Bocão Ed. 862

HELENILSON

Será que é do vice-governador Helenilson Pontes o projeto para criar a taxa a ser cobrada sobre a atividade de mineração? Se for, deveria ser melhor planejada, já que é inconstitucional. Já existe a CFEM que é da competência do DNPM e tem a mesma hipótese de incidência – fiscalização e controle da atividade minerária, e de cuja receita o Estado participa. Além do que é da competência da União legislar sobre direito minerário (art. 22). Se esse projeto for de autoria do Vice-Governador, os deputados devem analisar se há interesse pessoal ou do Estado, já que em meu modesto conhecimento, essa taxa é inconstitucional. Não se pode aprovar um projeto desse porte sem antes submeter aos profissionais da área para saber o objetivo dessa arrecadação, se já existe um departamento especifico. Perguntar, orientar e sugerir não ofende se o interesse é para o cofre do Estado.

HELENILSON II

Esse projeto deve ser melhor analisado, para que não chegue ao Supremo Tribunal Federal e o governo venha sair derrotado, causando constrangimento e vergonha ao governador Jatene e ao vice Helenilson. Isso é: Se ele foi o autor. Perguntar não ofende. Não se cria o que já existe.

JATENE

Por que o governador Jatene pode se manifestar contra o Estado do Tapajós e o vice Helenilson não? Ficar calado demonstra que Helenilson é contra a criação do Estado.

“BANDO DE CORNOS.”

O chefe de gabinete do governo municipal, Juca Pimentel, admitiu diante das câmeras, que perdeu a compostura, de homem público que é, ao hostilizar os agricultores da região de Mojuí dos Campos, que interditaram a BR 163, para reivindicar mais ação do Município e do Estado, na recuperação dos ramais e da rodovia Santarém/Jaboti. O agricultor que fez a denúncia à imprensa, disse que Juca se referiu a eles como “um bando de cornos”, e ainda garantiu que não faltam testemunhas para confirmar a “vociferação”, do representante da Prefeitura. Meu caro Juca, quem te conheceu num passado não muito distante quando eras presidente da FAMCOS, não imagina nem de longe que essas doces palavras saíram da sua boca. Lembra Juca, que você investido de presidente na época da maior  entidade que representava os movimentos sociais, exigia respeito dos representantes do governo municipal? É Juca, poder muda mesmo as pessoas. Sua postura é uma verdadeira inversão de quem veio das bases. O poder é cruel para quem não sabe exercê-lo.

CONTRASTES

“Santarém, é terra de contrastes”. Esta foi a melhor definição encontrada pela repórter do JN no Ar, Cistina Serra, diante do que viu, para subsidiar o seu texto jornalístico. Ela comparou as potencialidades turísticas e econômicas, com a falta de estrutura da cidade que poderá ser a capital do Tapajós. A impressão que deixamos pra ela por conta da falta de atuação, principalmente da administração municipal, foi “notabilizada”, quando ela se deparou com as situações adversas, ao chegar no porto da praça Tiradentes e ao visitar as palafitas do bairro de Uruará. As casas inacabadas do PAC não escaparam do olhar da repórter. “Olha, o que chama atenção aqui na região, é a beleza natural. Nós encontramos paisagens exuberantes, lindíssimas, aqui na região do Tapajós. Por outro lado, nós também encontramos uma carência muito grande de infraestrutura. A assistência de saúde que a população recebe é bastante precária”. Esta foi expressão literal de Cristina Serra, ao anunciar a matéria.

CONTRASTES II

Por “mera coincidência”, no mesmo horário em que a matéria estava sendo exibida na Globo, a Record News também mostrava uma reportagem sobre Santarém em seu noticioso. É Santarém, na ordem do dia das matérias nacionais. Na segunda-feira que vem, Cleide Carvalho, repórter do jornal O GLOBO, será recebida pelo professor e economista José Lima para uma matéria de capa sobre a criação do Estado do Tapajós. Falando em José Lima, o seu artigo publicado no R15/OIMPACTO, com 13 páginas sobre “as razões que justificam a criação do Estado do Tapajós”, está “bombando” em visitas e comentários, mas comentários absolutamente a favor.

AFRONTA

Enquanto a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Santarém estuda de que forma concilia as contribuições das classes dos empresários de transporte coletivo e mototaxistas ao Projeto de Lei que aumenta  em mais 380 o número de concessões, os clandestinos agem desafiando as autoridades. Ninguém deixa de perceber, por exemplo, que a classe se apossou e estabeleceu um ponto, na frente do prédio da DIRETAN, na avenida Cuiabá. Eles desconsideram a presença dos agentes de trânsito do DETRAN, que passam por ali, como rotina. Tanto que, os flagrantes de exercício ilegal ficam evidenciados quando alguém sai do prédio, pra apanhar um transporte.

TRANSPARÊNCIA

Promovida pela Prefeitura, foi realizada nos dias 25 e 26 passados, a 1ª Conferência Municipal sobre a Transparência e Controle Social. O objetivo, segundo o informe da ASCOM/PMS, foi de “promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, visando um controle social mais efetivo e democrático”. A prefeita Maria do Carmo definiu o encontro como uma oportunidade de a sociedade civil organizada exercer o controle social sobre os gastos públicos. A prefeita deixa transparecer que “desconhece” que seu secretariado não cumpre nem a obrigação que tem de responder em 30 dias os pedidos de informação dos vereadores, conforme artigo.58 da Lei Orgânica. A atitude da administração pública parece não atingir “os nossos representantes”. O descumprimento, por si só já ensejaria na pior das hipóteses, a abertura de uma CPI. Imagina só disponibilizar dados dos gastos à sociedade no portal da Transparência como ferramenta de controle social, que também é uma obrigação para cidades com mais de 100 mil habitantes. Os números apresentados deixam muito a desejar em termos de informações. Nesse caso, então, a conferência vira uma falácia, o que é de se lamentar

SOBE

Que reivindicam corretamente melhores condições das estradas para escoamento da produção agrícola.

DESCE

Que deveria contornar a situação, fez o contrário, humilhou esses trabalhadores, tratando-os com ignorância, chamando-os de “Cornos”.

Por: Emanuel Rocha

17 comentários em “Bocão Ed. 862

  • 15 de dezembro de 2011 em 07:27
    Permalink

    Este tal Juca é um pau-mandado. Não tem noção das coisas. Como é que um camarada desses esta a frende de uma secretaria? Juca, pede para cagar e vaza. O povo Santareno não precisa de vc caro energúmino.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2011 em 13:34
    Permalink

    gostaria de saber onde andam os representantes do povo como, ANTONIO ROCHA, ALEXANDRE VON,E OUTROS PAU MANDADADOS DO GOVERNADOR?

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2011 em 11:53
    Permalink

    Esquecer o vice, e os demais safados, como esse Zenaldo coutinho, que vem em nossa cidade pedir votos…agora vamos ver se ele ainda vai ter coragem de vim aqui…….agora é hora de mudarmos…….vamos la nossa povo santareno….tirar essas velharadas do poder…colocar gente novaaaa…

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2011 em 10:24
    Permalink

    Acho melhor esquecer o Vice, ele não significa mais nada para a região e principalmente para o povo de Santarém, ESQUECER É MELHOR PARA SANTARÉM E PARA O ESTADO DO TAPAJÓS.

    Resposta
  • 4 de dezembro de 2011 em 09:46
    Permalink

    Quando o vice vai criar juizo politico e deixar o orgulho de lada.

    Resposta
  • 3 de dezembro de 2011 em 14:08
    Permalink

    Fora Maria e sua turma. Vai junto o Helenilson o Reizinho

    Resposta
  • 3 de dezembro de 2011 em 08:57
    Permalink

    GENTEEEEE, NOVAS ELEIÇÕES ESTAO CHEGANDO, VAMOS TIRAR ESSE POVO VELHO E QUE JA SABEM POR ONDE IR, E COLOCAR SANGUE NOVO NESSE GOVERNO…PELO AMOR DE DEUS… NAO AGUENTAMOS MAIS TANTO DESCASO…JA SABEMOS QUEM PRESTA OU NAO PRA ARRUMAR NOSSA CASA….

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 14:52
    Permalink

    A Prefeita deveria disciplinar esse secretario. Não é a primeira vez que ele se mete em encrencas. Subiu para a cabeça. Será que ele é mais um reizinho surgindo?

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 14:43
    Permalink

    Trabalho no ramo de mineração, essa taxa é inconstituicional não vai prosperar, o texto da materia está correto, se passar cai. Dizem que o Vice e tributarista, se relamente for, está cometendo um erro grave, demonstrando que não é tributarista. Tenho experiencia e sem o que é recolhido. O Governador não deve cair nessa.

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 10:09
    Permalink

    O Jatene está pegando corda do Vice Helenilson e vai ficar desmoralizado. Vamos deixar esse cara pra lá ele não pertence mas a região. Bocão mete a porrada mesmo.

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 10:05
    Permalink

    Esse Juca é metido mesmo. Ele não era assim, era uma pessoa humilde depois que foi trabalhar na prefeitura ficou metido, prejudicando o PT.

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 08:46
    Permalink

    Ninguém deve se calar… E ai prefeita o que a sra tem a dizer da falta de educação e postura do chefe de gabinete do seu governo? até pq quem escolhe a equipe é a senhora… SERÁ FALTA DE SORTE AO ESCOLHER SÓ PILANTRA? OOOOOOOOOOOOOU?….

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 08:20
    Permalink

    Mas foi bom a repórter ter falado isso do nosso município, só assim a nossa querida prefeita se manca…. pq td ela pensa que estao perseguindo o governo dela… AGORA PREFEITA O QUE A SENHORA TEM A DIZER DEPOIS DESSA VERGONHA NACIONAL?……. é só parar de roubar que as coisas andam… #ficadica#

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 07:58
    Permalink

    Caro bocão, a impressão da repórter não poderia ser outra, mesmo com a prefeitura maquiando rapidamente a cidade, tapando os buracos. Não tem como esconder o descaso gritante na nossa terra de contrastes, o que a repórter ressaltou, ganhamos de graça, que é a natureza… o que depende do povo (educação e higiene) e dos governantes (inestimentos em educação, saúde, segurança e infra- estruura) ainda não tivemos competência pra conquistar, seja por iniciativa própria, e principalmente por escolher mal os governantes.

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 07:58
    Permalink

    Sabe porque o vice fica calado? pq é um covarde! JUUUUUUUUUUUUUUUDAS…

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 07:54
    Permalink

    MEU DEUS, ESSE VICE GOVERNADOR É A ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO! NUNCA VI UM POLÍTICO QUERER TANTO MAU DE UM POVO…

    Resposta
  • 2 de dezembro de 2011 em 07:51
    Permalink

    Juca Pimentel é mais um desses políticos que odeia pobre, pra ele o povo só serve como degrau, e ele faz questão de pisar com força. Quem mandou ser burro e votar em cavalo?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *