Mais de 20 mil famílias em Santarém foram atendidas com alimentos do PAA
Centenas de moradores de bairros santarenos continuam recebendo alimentos adquiridos pela Prefeitura junto a agricultores da produção familiar, via compra direta pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), pelo menos uma vez por semana (todas as quartas-feiras).
Os produtos (frutas, farinha, macaxeira, hortaliças…) fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e atendem no município 45 entidades socioassistenciais que apresentam um público com algum risco de insegurança alimentar (vulnerabilidade social), entre eles: APAE, Asilo, Albergue, Pastoral do Menor, Abrigo Municipal, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e principalmente Associações de Bairros, devido a Prefeitura entender que nelas concentram-se a grande massa da população que se enquadra no perfil do Programa.
A distribuição dos alimentos é operacionalizada por servidores da SEMTRAS e da Coordenadoria Municipal de Ação Social. Até hoje em Santarém, o PAA, instituído no município desde 2009, já atendeu a mais de 20 mil famílias.
No Brasil, o PAA já é considerado um Programa modelo na erradicação da fome por levar alimentos diretamente na mesa da população que precisa. “A Prefeitura de Santarém, percebendo a importância e o efeito direto do PAA no município, tem trabalhado incansavelmente para garantir a funcionalidade do Programa até 2012. Nossa meta é agregar outros agricultores e adquirir mais de alimentos. Dessa forma, intensificamos as doações às entidades assistidas”, enfatizou Maria do Carmo, Prefeita de Santarém, por ocasião da distribuição de alimentos nos bairros Mapiri e Ipanema.
Os agricultores do PAA, além de venderem para a Prefeitura, contam com o apoio de uma equipe técnica do governo. O preço que a SEMTRAS paga pelos produtos é de mercado, o que supervaloriza a produção e leva desenvolvimento e renda ao homem do campo.
Na quarta-feira (14) desta semana, os alimentos dos PAA serão distribuídos a moradores dos bairros Maicá, Pérola do Maicá, São Francisco, Jutaí e ao CRAS instalado na Avenida Cuiabá.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes