Mais de 20 mil famílias em Santarém foram atendidas com alimentos do PAA

Moradores do bairro Mapiri foram contemplados com alimentos do PAA

Centenas de moradores de bairros santarenos continuam recebendo alimentos adquiridos pela Prefeitura junto a agricultores da produção familiar, via compra direta pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), pelo menos uma vez por semana (todas as quartas-feiras).

Os produtos (frutas, farinha, macaxeira, hortaliças…) fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e atendem no município 45 entidades socioassistenciais que apresentam um público com algum risco de insegurança alimentar (vulnerabilidade social), entre eles: APAE, Asilo, Albergue, Pastoral do Menor, Abrigo Municipal, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e principalmente Associações de Bairros, devido a Prefeitura entender que nelas concentram-se a grande massa da população que se enquadra no perfil do Programa.

A distribuição dos alimentos é operacionalizada por servidores da SEMTRAS e da Coordenadoria Municipal de Ação Social. Até hoje em Santarém, o PAA, instituído no município desde 2009, já atendeu a mais de 20 mil famílias.

No Brasil, o PAA já é considerado um Programa modelo na erradicação da fome por levar alimentos diretamente na mesa da população que precisa. “A Prefeitura de Santarém, percebendo a importância e o efeito direto do PAA no município, tem trabalhado incansavelmente para garantir a funcionalidade do Programa até 2012. Nossa meta é agregar outros agricultores e adquirir mais de alimentos. Dessa forma, intensificamos as doações às entidades assistidas”, enfatizou Maria do Carmo, Prefeita de Santarém, por ocasião da distribuição de alimentos nos bairros Mapiri e Ipanema.

Os agricultores do PAA, além de venderem para a Prefeitura, contam com o apoio de uma equipe técnica do governo. O preço que a SEMTRAS paga pelos produtos é de mercado, o que supervaloriza a produção e leva desenvolvimento e renda ao homem do campo.

Na quarta-feira (14) desta semana, os alimentos dos PAA serão distribuídos a moradores dos bairros Maicá, Pérola do Maicá, São Francisco, Jutaí e ao CRAS instalado na Avenida Cuiabá.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *