Ônibus descontrolado mata três pessoas em Santarém

“Barbaridade! Tragédia! Horrível! Meu Deus!”. Foram dizeres aterrorizantes no grave acidente que aconteceu na Avenida Rui Barbosa, esquina com São Sebastião, no Centro de Santarém, na manhã desta terça-feira, dia 13. Nas mediações da Praça Barão de Santarém. Três vítimas fatais, uma gravemente ferida, e outras com escoriações. O motivo, microônibus desgovernado, da linha Prainha/Santana. As vítimas fatais foram três mulheres, Gleciane Barbosa Vieira, de 28 anos e a outra ainda não identificada. Margarida Teixeira de Almeida faleceu no início da tarde desta terça-feira, no Hospital Municipal de Santarém. Uma terceira vítima, um homem ainda não identificado, está gravemente ferido e se encontra recebendo tratamentos médicos no Hospital Municipal. Outras três pessoas sofreram escoriações e sangramentos. Esse é o trânsito assassino de Santarém (PA).

Greyciane foi uma das vítimas

Outra vítima do acidente

A servidora pública Renata Trindade, de 31 anos, bastante nervosa, tentava explicar que o ônibus veio desgovernado sentido Rui Barbosa para o Centro. “Na parada de ônibus, havia muitas pessoas aguardando, as três mulheres estavam na parada de ônibus. Foi muito horrível, as duas foram arrastadas, uma tragédia. E a outra mulher era portadora de deficiência”, disse Renata.

Uma das vítimas que estava imprensada, Gleiciane Vieira, foi logo reconhecida por uma colega de trabalho. “Meu Deus, é a Ciane, é a Ciane. Meu Deus. Ela vinha para o trabalho”. A vítima era funcionária da Boutique Ponto da Moda, localizada em frente ao Colégio Dom Amando. A dona da empresa, Daliane Maia, muito abalada e nervosa, não conseguia acreditar. “Ela vinha de casa, tem três filhos, uma tragédia. Meu Deus, os filhos, o marido ainda não sabem. Ela era meu braço direito, excelente pessoa. Não pode ser”.  A empresária acredita que ela poderia estar atravessando a rua, porque ela mora no bairro da Nova República e deveria ter descido do ônibus. A funcionária deixa três filhos.

Greyciane

Motorista do ônibus

A enfermeira Rodenilda Barroso, coordenadora do SAMU, disse que a portadora de deficiência foi encaminhada em estado grave. E a outra vítima fatal, aguardava o Instituto Médico Legal (IML) para a identificação. Dentro do microônibus, duas pessoas ficaram com escoriações e recebiam tratamento na ambulância. Um home também foi atingido pelo ônibus e foi levado gravemente ferido ao Hospital Municipal. As outras de dentro do coletivo e na parada de ônibus apenas o grande susto.

O sargento do Policiamento de Trânsito (Ptran), Linderbeg, disse que ao chegar no local do acidente, o motorista Olavo Moreira do Nascimento havia fugido do local. “Mas, que já estava na Delegacia prestando depoimento”.

Na área o tumulto era grande de curiosos. O quarteirão teve que ser fechado. Todo o serviço de segurança e de atendimento público estava envolvido no atendimento. Uma carregadeira estava no local para içar o micro ônibus para retirar as vítimas.

Informações são de que o ônibus quebrou a barra de direção e ficou desgovernado, atingindo as pessoas que estavam na parada.

Outros acidentes – Durante todo o dia desta terça-feira a bruxa estava à solta e vários acidentes aconteceram em Santarém. Na Avenida Cuiabá, em frente a usina de arroz do Quincó, um veículo L200 se chocou com uma bicicleta, com pequenas escoriações no ciclista e danos materiais. Na Avenida Presidente Vargas, mais dois acidentes. Um quase esquina com a Travessa Professor Carvalho, onde um furgão de uma empresa de móveis se chocou com uma motocicleta. O motociclista ficou estirado ao chão com alguns ferimentos e foi socorrido pelo motorista do furgão, que acionou o SAMU. O outro acidente aconteceu às proximidades do Ministério do Trabalho e Emprego, onde um veículo Sedan prata colidiu com uma motocicleta Bros, somente com danos materiais.

Fonte: RG 15/O Impacto e Alciane Ayres

26 comentários em “Ônibus descontrolado mata três pessoas em Santarém

  • 20 de dezembro de 2011 em 21:00
    Permalink

    A culpa desses acidentes que envolvem motoritas de onibus em nossa cidade esta na na disputa que os mesmos fazem no transito, \”os pegas\”. Sou testemunha viva disto. Exemplo esta nos motoristas que fazem parte da empresa Perpetuo Socorro, são mal educados, grossos não respeitam o transito de santarem.

    Resposta
  • 15 de dezembro de 2011 em 01:20
    Permalink

    É prefeita, você construindo praça e as ruas de Santarém uma desgraça! A buraqueira nas ruas de bairros e avenidas em santarém que causam a quebra dos veículos causando fatalidades por toda a cidade.

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2011 em 23:42
    Permalink

    SOCORRO STM PEDE SOCORRO….GENTE ESSE MESMO SENHOR OUTRO DIA ACONTECEU A MESMA COISA NA AV RUI BARBOSA QUASE ESUINA COM LUIZ BARBOSA NO BAIRRO DO LAGUINHO ELE PERDEU O CONTROLHE DO VEICULO E ENTROU NA CALCADA SO NAO TEVE VITIMAS PQ ERA 6 DA MANHA E NAO TINHA PESSOAS CAMINHANDO NAO E A 1 VEZ QUE ISSO ACONTECE E SO PERGUNTAR PRA QUEM MORA AS PROXIMIDADES QUE VAO CONFIRMAR O FATO ISSO NAO E A 1 VEZ QUE ACONTECE E UM ABSURDO!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2011 em 23:34
    Permalink

    senhores,esse mesmo cidadao que dirigia esse mico a menos de 2 meses fez a mesma coisa na av rui barbosa quase esquina com luiz barbosa entrando na calcada de meu vizinho quebrando tudo sem dar a menor explicacao saio sem QUE NADA TIVESSE ACONTECIDO E A COBRADORA TBM SABE DESSE FATO ISO E UM ABSURDO TEM QUE SER VERIICADO COM MAIOR CUIDADO PEDIMOS PROVIDENCIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
    • 15 de dezembro de 2011 em 12:26
      Permalink

      O mesmo motorista provocou acidente num micro-onibus dias atrás!

      ISSO É SÉRIO PQ DEMONSTRA Q/ ALÉM DO VEÍCULO AUTOMOTOR ESTAR COMPROMETIDO , O MOTORISTA FOI ABSURDAMENTE NEGLIGENTE.

      Resposta
  • 14 de dezembro de 2011 em 14:43
    Permalink

    no transito de santarem falta + fiscalizaçao, e os proprietarios dessas empresas tem a obrigaçao de manda fazer manutençao nos carros. em quanto isso mas vitimas no transito de santarem.

    Resposta
    • 15 de dezembro de 2011 em 12:37
      Permalink

      Girlany e todos: acabei de assistir no Jornal Tapajós q/ o nº p/ denúncia sobre qualquer problema referente a transporte público (ÔNIBUS) é 158.
      EU ACRESCENTO ainda o nº da PM, 190, no caso de alguém ver um ônibus fazendo pega ou dirigindo perigosamente, isso é caso de segurança pública, CASO DE POLÍCIA, então anote os mesmos dados abaixo e ligue imediatamente p/ PM, 190.
      Dados q/ vc tem q/ ter, anote o nome da empresa e a placa do ônibus, o horário do ocorrido e tbm o local perímetro (qual, rua avenida bairro…) E DISQUE P/ 158 E/OU 190!!

      Resposta
  • 14 de dezembro de 2011 em 12:55
    Permalink

    o secretário acabou de falar no jornal de televisão q os qualquer tipo de transporte q sirva a população passar por fiscalização, acredito eu q essa fiscalização deve ser por pensamento pq um transporte como aquele é palhaçada, eu falo pq utilizava aquele miro ônibus todos os dias e verificava q não tinha a mínima condição de circular.afinal essa empresa por sí só nem deveria ter autorização pra circular. \”revolta\”

    Resposta
  • 14 de dezembro de 2011 em 10:14
    Permalink

    É verdade, nossas ruas estão uma vergonha, não precisa virar Estado para melhorar, precisamos de POLÌTICOS empenhados e honestos para querer mudar nossa historia,não cabe a população o poder de trazer recursos para a cidade e sim de pessoas capacitadas que deveriam estar ocupando seus cargos nas secretarias, e o mnesmo não aconte. Prefeita ta na hora de |Você pegar umas dicas la com o atual prefeito de Paragominas, ele sim quiz e mudou a história da cidade.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 21:58
    Permalink

    De quem será a culpa? do motorista? ou das autoridades responsaveis pelas má condições das ruas de santarem. Até quando vamos ver essas tragédias e não fazer nada para obrigar as pessoas que são pagas para realizar os serviços públicos em santarem, seja ela na saúde como na infra estrutura da cidade. Até quando Santarenos!!!!!

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 21:07
    Permalink

    Tem haver multa para os motoristas que desrespeitam as leis do trânsito. É o que mais se vê nas vias de Santarém todos os dias. Solon está certo, e já desconfiava disso há muito tempo… Acredito que a SMT tem algum acordo com as empresas de ônibus, pois não multa nenhum motorista de coletivo que todos os dias passa por sinais fechados, ultrapassa outro ônibus em cruzamentos, invade a contramão para ganhar de outro ônibus de outra empresa que percorre a mesma linha e tantos outros que mereciam multa e nunca recebem. E os guardas de trânsito (militares e municipais) estão bem perto dos delitos e não fazem nada. Vamos cobrar Santarém…

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 20:46
    Permalink

    Utilizo esses onibus quase todos os dias e tenho visto a situacao. Tem alguns que nao estao em condicoes de trafegar, qualquer leigo ve isso. Confesso que ja deci de onibus antes do meu destino com medo. A Empresa que faz a linha Nova Republica/Rodagem, sempre esta com problemas e nota-se o motorista hiper nervoso com a situacao. As vezes, comentam da situacao do carro, ja tivemos que parar e passar para outro veiculo porque o motorista nao quiz continuar. Mas a culpa e de quem utiliza esses meios de transporte e nao reclama de nada. Quando acontece as tragedias colocam a culpa em Deus dizendo que Deus quiz assim. Ninguem exige nada, vao todos como cordeirinhos ao matadouro. Certo, precisam do transporte porem, e necessario exigir condicoes de viajar. Protestar sobre a situacao, boicotar esses onibus quebrados, velhos, sem manutencao.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 20:32
    Permalink

    meu deus a onde esse mundo vai para com tanta desgraça

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 16:50
    Permalink

    Quantos mais presisam morrer para q as autoridades fassam alguma coisa???Porque a pouco mais de um mes Um ônibus da linha Uruará/Centro, da empresa de transporte Trans-Azevedo ficou desgovernado ( segundo reportagem) após a quebra da barra de direção indo de encontro a uma mangueira próximo a parada onde havi passageiros a espera de coletivos.
    Dentro do ônibus havia pelo menos 15 passageiros. Alguns sofreram ferimentos leves e foram conduzidos por ambulâncias do SAMU ao Pronto Socorro Municipal.
    Do lado de fora, a estudante Denise Evangelista, 17 anos, filha do ouvidor municipal Milton Peloso, foi atingida pelo coletivo sofrendo fratura na perda direita. Enquanto o aposentado Enéas Agapito Silva, 70 anos, que chegava em sua casa pedalando uma bicicleta, foi atingido por parte da mangueira derrubada pelo ônibus, ficando bastante lesionado.
    Isso ocorreo no dia 16/11/2011 a pouco menos de um mes.
    Agora a pergunta quem mais presisa morrer para que acha uma fiscalização rigoroza????
    Sera q e presisso um onibus desse passar por cima do carro da Prefeita??????

    Resposta
    • 13 de dezembro de 2011 em 17:17
      Permalink

      Empresas atuando porque tem PERMISSÃO da Prefeitura de Sanatrém.
      A família das vítimas fatais devem receber pensão alimentícia por muuuuuitos anos, DA EMPRESA E/OU DA PREFEITURA!! E ISSO NÃO É FAVOR NÃO!É obrigação, dever.
      É JUSTIÇA!!!!
      A família está de luto mas algum amigo alerte os familiares das vítimas pois por mais doloroso q/ seja o momento, eles tem q/ saber q/ tem esse direito!
      Espero q/ tudo seja resolvido espontanea e amigavelmente, NO PAPEL , pois é o q/ vale!
      Se não for, procure advogado especializado em DIREITO CIVIL ,ou então a DEFENSORIA PÚbLICA DO ESTADO q/ fica na Av. Rui BArbosa. Não aconselho nem a procurar o JUIZADO Cível, melhor ir na Defensoria!
      Fiquem com Deus.

      Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 12:28
    Permalink

    AGORA SIM TEMOS MOTIVO P/ LUTO OFICIAL.
    ISSO SIM FOI UMA VERDADEIRA TRAGÉDIA POIS A VIDA DESSAS PESSOAS NÃO VOLTARA…

    RECENTEMENTE OIMPACTO DIVULGOU MATÉRIA SOBRE DIVERSOS PROBLEMAS NO TRANSPORTE PÚBLICO,ONIBUS SANTARENOS E, O ALERTA DE URGÊNCIA FOI DADO, ESTÁ AÍ O RESULTADO PERANTE O DESCASO!

    Resposta
    • 13 de dezembro de 2011 em 13:35
      Permalink

      2 VIDAS SE FORAM, 2 FAMÍLIAS EM TOTAL DESGRAÇA, 2 MÃES COM A ALMA EM FRANGALHOS, FILHOS SE AQUI DEIXOU COM UM OLHAR PERDIDO ESPERANDO O CALOR MATERNO, SE NÃO TEVE A GRAÇA DE SER MÃE, PASSOU POR ESSE PLANO SEM SABER O QUE É SER MÃE.
      TRAGÉDIA DADA E ANUNCIADA, A VIDA PERDEU O SEU MAIOR VALOR, A VIDA!
      QUEM SABE UM DIA O SER HUMANO VAI TER A CAPACIDADE DE ENTENDER QUE A VIDA ESTA ACIMA DE ACORDOS, PROPINAS E DESCASO.
      ACREDITO QUE MUITOS QUE SE INTITULA-SE SERVIDORES PÚBLICOS ZELADORES DE SEUS CARGOS COM STATUS MAIS CORRUPTO QUE UMA CLOACA, NÃO ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DE DEUS.
      A MÃO DO CRIADOR É SUAVE COMO UMA ROSA E PESADA COMO UMA ROCHA, CADA UM ESCOLHE O SEU CAMINHO.
      PEÇO AO PAI CELESTIAL PAZ E LUZ, CONFORTO E ALENTO A ESSAS 2 ALMAS E SEUS FAMILIARES.
      PAZ E LUZ
      José Luiz

      Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 12:23
    Permalink

    e agora o q vão fazer, vítimas morreram outras ficaram feridas, espero q não fique no esquecimento e o Jornal Impacto com a credibilidade q tem deve está diariamente cobrando das autoridades e fica a dica q o jornal faça algumas viagens nesses coletivos e verifique de perto como é a realidade.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 12:11
    Permalink

    é preciso ver tragédias como esta q aconteceu pela manhã p alguém prestar mais atenção e fiscalizar com mais rigor as empresas de ônibus da nossa cidade, já era uma tragédia anunciada pois essa empresa não tem a minima condição de transportar passageiros, são coletivos totalmente deteriorados com teto caindo, buraco no piso, assentos quebrados, já o segundo acidente desse mesmo jeito \”quebra da barra de direção\”. é revoltante…

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 11:54
    Permalink

    MEU DEUS, MAIS UMA BARBARIDADE NO TRÂNSITO DE SANTARÉM CADA VEZ MAIS VITIMAS NAS RUAS DE SANTARÉM MUITOS DESSES ACIDENTES ENVOLVENDO ÔNIBUS.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 11:46
    Permalink

    Decreta luta agora prefeita!!!

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 11:36
    Permalink

    Detalhe,com tanto buraco haja barra de direção

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 11:34
    Permalink

    A responsabilidade é da SMT que faz vista grossa para a precariedade dos onibus em stm.

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 11:16
    Permalink

    Na minha opnião falta fiscalização da prefeitura nas empresas de ônibus. Uma simples revisão evitaria esta tragédia. E quantos ônibus na mesma situação…

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2011 em 10:52
    Permalink

    As ruas de Santarém estão um verdadeiro cemitério.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *