Polícia realiza mega Operação em Óbidos e Oriximiná

Operação “Extremo Oeste”

A Polícia Civil divulgou ontem, segunda-feira (26) os resultados da Operação “Extremo Oeste”, realizada nos municípios de Óbidos e Oriximiná, e no distrito de Porto Trombetas, no Oeste do Pará. Três pessoas foram presas durante quatro dias de operação que combateu crimes ambientais, tráfico de drogas, armas ilegais, roubos, entre outros crimes. Durante a ação, armas e drogas foram apreendidas, além de animais protegidos pela lei ambiental. Sob coordenação do delegado Gilberto Aguiar, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas, a operação teve início com saída dos agentes do porto de Santarém, no dia 14 passado, quando os policiais seguiram por via fluvial através dos rios Amazonas e  Trombetas com destino aos municípios atingidos na ação policial.

Comandados pelos delegados Elinelson Silva, titular de Óbidos que responde por Curuá; Eduardo Simão, titular de Oriximiná, e José Henrique Boa Morte, de Terra Santa que responde por Faro, os policiais percorreram a região, onde fizeram abordagens em embarcações de pequeno porte e em bajaras (canoas). Na sede do município de Óbidos, foi deflagrada uma busca nas comunidades da área ribeirinha e interior do Município.

Nessa área, o foragido de Justiça, Jarlisson Elisiário da Silva, foi preso em cumprimento à ordem judicial de prisão por roubo, porte de arma e tentativa de homicídio. De acordo com as investigações, ele residia na comunidade de “Mondongo”, onde cometia crimes. Em  Oriximiná, a operação foi realizada em duas frentes através dos rios e via rodovia PA-254, que liga Óbidos a Curuá. “Efetuamos verificações em embarcações e canoas, e pela estrada, foram abordados veículos no percurso noturno onde existe o fluxo de veículos irregulares trafegando, transporte ilegal de madeiras, além do uso de armas de fogo e contrabando na região”, explicou o superintendente. Em Oriximiná, os policiais fizeram fiscalizações em locais de eventos, bares e estabelecimentos comerciais na área urbana, além de abordagens de pessoas e veículos.

Em Faro, os policiais prenderam em flagrante uma pessoa pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e por ter praticado ameaças ao Prefeito do município, Denílson Batalha Guimarães. Ele foi conduzido para a Delegacia. Em Terra Santa, os policiais fizeram ações de combate ao tráfico de drogas e cumpriram ordem judicial de busca e apreensão na casa de Jorge Alves Malcher. Reincidente na prática de venda de drogas, Jorge já chegou a cumprir pena no presídio em Santarém. Durante a revista, três “trouxas” de cocaína, uma balança de precisão, duas motocicletas, dinheiro e uma caixa de bicarbonato de sódio foram apreendidos. Ainda, durante a revista na casa, 21 quelônios foram encontrados em  cativeiro. Os animais foram enviados ao órgão ambiental do Município. A operação percorreu ainda comunidades ribeirinhas, onde as equipes realizaram abordagens nas comunidades de Mussurá, Lago do Ajudante, Boa Vista, Água Fria, Lago do Batata e Vila Paraíso, também conhecida como Vila 45, em Terra Santa. Nessas regiões, os agentes fizeram o combate à prostituição, tráfico de pessoas e ao trabalho escravo em estabelecimentos comerciais. Na área urbana de Porto de Trombetas, os policiais fiscalizaram estabelecimentos comerciais de diversões públicas. Em Óbidos, abordagens foram realizadas no rio Amazonas em várias comunidades como Januária, Madalena e Patacho. Em Santarém, ao final da operação, os policiais fizeram buscas em embarcações.

Fonte: RG 15/O Impacto e Polícia Civil

3 comentários em “Polícia realiza mega Operação em Óbidos e Oriximiná

  • 27 de dezembro de 2011 em 23:03
    Permalink

    uns 2 helicopteros e 30 lanchas rapidas jah ajudavam.rs

    Resposta
    • 27 de dezembro de 2011 em 23:06
      Permalink

      afinal de contas temos mais rio s navegaveis do que rodovias transitaveis.e coloca mais uns 30 jipes pra cobrir as estradas.xiii,nao tem policiais suficientes pra por dentro deles.

      Resposta
  • 27 de dezembro de 2011 em 13:08
    Permalink

    LEndo a matéria é desnecessário comentar sobre o excelente trabalho da Polícia, mas COMO NOSSA REGIÃO É DIFERENTE! P/ IRMOS ATÉ OS NOSSOS VIZINHOS TEM Q/ SER DE BARCO OU LANCHA POTENTE. ALGUMAS ESTRADAS EXISTEM MAS SABEMOS DO DESERTO!
    Nossas polícias aqui deveriam ser equipadas de forma moderna e diferente, conforme a necessidade da nossa região.Somos cercados por rios, lindos rios.
    A ESTRUTURA É FUNDAMENTAL P/ O EXITO DAS OPERAÇÕES POLICIAIS.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *