HRBA encerra Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos

Campanha do Hospital Regional

O encerrando da Campanha para Doação de Órgãos e Prevenção às Doenças Renais, e também a comemoração do Dia Mundial do Rim junto à população foi uma iniciativa que partiu dos profissionais do Serviço de Terapia Renal Substitutiva (Hemodiálise) do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará, administrado pela Pró-Saúde. Assim, na manhã de quinta-feira (08), no Mercadão 2000, em Santarém, uma equipe de aproximadamente 30 profissionais do HRBA realizou diversas ações preventivas às doenças que ocasionam problemas renais e esclarecimentos quanto a importância da doação de órgãos para transplantes.

As principais ações desenvolvidas para a população que lotou a tenda do HRBA foram: Verificação de pressão arterial, testes de glicemia, orientações e avaliações nutricionais, orientações de enfermagem e médicas, orientações psicológicas e com assistente social, e a divulgação sobre a importância da doação de órgãos feitos pela CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes). As atividades também contaram com a colaboração dos acadêmicos de medicina e enfermagem da UEPA (Universidade do Estado do Pará).

O Coordenador do Serviço de Hemodiálise do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, acompanhou toda campanha orientando e atendendo as pessoas que procuravam informações sobre as doenças renais. “A receptividade da população, tanto dos consumidores quanto dos feirantes, foi surpreendente. As pessoas estão aguardando na fila para fazer a triagem, depois receberem os atendimentos e as orientações dos nossos profissionais. Na região, a hipertensão e diabetes são as doenças que mais levam a população a tornar-se um paciente renal. Isso é um problema cultural, devido o uso excessivo de sal nas refeições e de uma alimentação não adequada para uma boa saúde”, destaca Dr. Emanuel.

As comemorações pelo Dia Mundial do Rim iniciaram na última quinta-feira (01), quando os jogadores do São Raimundo e São Francisco, em uma atitude solidária, entraram em campo para disputar o maior clássico da Região Oeste do Pará carregando duas faixas sobre os temas: Prevenção às Doenças Renais e Doação de Órgãos. No domingo (04), a equipe da Hemodiálise do HRBA chamou atenção da sociedade santarena com o “Projeto Iluminar”. Uma ação nacional idealizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia que visa conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com os rins e, principalmente, para a doação de órgãos, com a iluminação colorida de grandes pontos turísticos do Brasil. Em Santarém, o Hospital Regional iluminou o Museu João Fona, um dos principais prédios históricos da cidade.

Segundo Dr. Emanuel, o resultado dessa semana de comemoração pelo Dia Mundial do Rim é muito positivo. “Sem dúvida alcançamos nossos objetivos que era de divulgar a importância da doação de rins, conscientizar a população para que possam ser futuros doadores, alertar para os perigos de uma má alimentação e identificar potenciais futuros pacientes renais para que tomem os cuidados necessários com a sua saúde”, finaliza Dr. Emanuel.

Para o Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, todas as iniciativas pelo Dia Mundial do Rim tiveram sucesso junto à comunidade. Hebert também destaca o apoio do Governo do Estado do Pará, da imprensa local na divulgação das informações para a população e o comprometimento de todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente nesta campanha. “Quero agradecer às equipes do São Raimundo, do São Francisco, à empresa Tomas Som, à Prefeitura Municipal de Santarém, à administração do Mercadão 2000 e a toda imprensa santarena por abraçarem essa nobre causa. Sem esse imenso apoio não teríamos conseguido tamanho sucesso. Também quero parabenizar à equipe do Serviço de Hemodiálise, pela competência com a qual organizaram toda a Campanha, pois acreditamos que a prevenção ainda é o melhor caminho, e por isso investimos fortemente na informação e educação em saúde. O Governo do Estado do Pará, através da Secretária Estadual de Saúde Pública, tem como uma importante bandeira a interiorização dos Serviços de Alta Complexidade relacionados à doenças renais crônicas. Como ações desse programa, o Serviço de Hemodiálise do HRBA já foi duplicado, acabando com uma lista de espera para esse tratamento em nossa região. Já iniciamos a captação de órgãos e no segundo semestre, depois da ampliação das UTI(s), oferecemos aos pacientes renais crônicos a realização de transplantes em nosso hospital, o que  representa maior qualidade de vida para aqueles que hoje dependem de uma máquina para sobreviver.  O Hospital Regional do Baixo Amazonas está em franca evolução e ampliando os seus serviços, beneficiando a toda nossa população do Oeste do Pará”, conclui Hebert.

Fonte: Ascom/HRBA

5 comentários em “HRBA encerra Campanha de Conscientização para Doação de Órgãos

  • 12 de março de 2012 em 09:59
    Permalink

    Parabéns ao todos do HRBA pelo brilhante trabalho que vem sendo realizado.

    Resposta
  • 12 de março de 2012 em 05:48
    Permalink

    Realmente, a evolução do HRBA está sendo fantástica. Quanta coisa boa acontecendo para todos nós!
    Concordo que o HRBA é motivo de orgulho pra todos nós!!

    Resposta
  • 11 de março de 2012 em 16:16
    Permalink

    Excelente a realização dessa campanha pelo HRBA. Só poderemos ter transplantes se nós estivermos conscientes da importância da doação de órgãos.
    O pessoal do HRBA merece nossa admiração e aplauso!

    Resposta
  • 10 de março de 2012 em 08:57
    Permalink

    Muito importante essa campanha de prevenção realizada pelo HRBA. É muito triste depender de uma máquina pra sobreviver.
    Os profissionais do Regional estão parabéns por levar aos Santarenos esse tipo de atividade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *