PF prende 11 pessoas acusadas de fraudar vestibulares de medicina

Polícia Federal

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira, 11 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha que fraudava vestibulares de Medicina em cinco estados brasileiros, na Operação Arcano, que significa “remédio secreto” em latim. Ao todo, foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. Foram presos dois membros em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, um na Bahia, um no Pará, três do Piauí, dois em Goiás e um em Tocantins.

A investigação da PF detectou a ação do grupo criminoso em 13 vestibulares promovidos por instituições provadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso. A fraude consistia em passar as respostas certas aos vestibulandos durante as provas, através de um ponto eletrônico. Um grupo de especialistas em diferentes disciplinas resolviam as questões e informavam as opções corretas a um comando central, que as repassava aos alunos. Outro grupo atuava na cooptação de estudantes e um terceiro era o responsável pelo treiná-los no uso do equipamento.

Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de 2 a 8 anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram do esquema responderão por crime de estelionato. Durante a operação, também foram apreendidas duas armas de fogo na residência de dois dos investigados.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *