Maestro Isoca será homenageado no Salão do Livro

Maestro Isoca

Membros da Comissão Organizadora do Salão do Livro – promovido pelo Governo do Estado do Pará e pela Prefeitura de Santarém – e representantes de instituições parceiras, participaram na manhã de terça-feira (13) no prédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), de uma reunião para definir a programação a ser desenvolvida durante o evento que será realizado este ano, no período de 25 de maio a 03 de junho, no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade.

O encontro foi conduzido pela titular da SMC, Jarle Aguiar. Ela abriu a reunião falando aos presentes sobre a importância do evento:

“Só no ano passado, mais de 30 expositores do Brasil trouxeram livros para serem vendidos aqui. O Salão do Livro é um evento que movimenta pessoas não só de Santarém, mas da região Oeste do Pará. Antes, o lugar mais próximo que tínhamos para adquirir grandes obras era Belém e há cinco anos, com a descentralização, pudemos ser inseridos nesse circuito literário”, afirmou Jarle.

Na reunião, ficou definido que haverá uma blitz na Orla da cidade para divulgar a programação do Salão do Livro. Entre as atividades propostas para serem realizadas durante o evento, consta a promoção de oficinas para os professores que trabalham em dois turnos nas escolas e que não têm oportunidade de participar efetivamente da programação desenvolvida no Parque da Cidade. Também foi sugerido que a Escola da Floresta seja aproveitada como espaço para a discussão de temas sobre o Meio Ambiente.

A programação oficial, segundo Jarle Aguiar, será definida somente na próxima reunião que acontecerá no dia 20 de março, às 8h, na Secretaria Municipal de Cultura.

Este ano, o Salão do Livro homenageará Wilson Dias da Fonseca, o maestro Isoca.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO

Estão abertas as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) versão 2012, desenvolvido em Santarém pelo governo municipal, sob coordenação da pela Secretaria de Educação e Desporto (SEMED). As inscrições são para alfabetizadores (professores) e alfabetizandos (alunos).

Os critérios para o cadastro de alfabetizadores são:

· Ter experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos;

· Disponibilidade para formar a turma e;

· Ter no mínimo, Magistério ou estar cursando Pedagogia ou Letras.

Já os critérios para formação de turmas são:

· Na zona urbana, as turmas deverão ter no mínimo 20 alunos, com pessoas não-alfabetizadas, a partir de 15 anos de idade.

· Na zona rural, as turmas deverão ter no mínimo 10 alunos, com pessoas não-alfabetizadas, a partir de 15 anos de idade.

O PBA é uma ação do governo federal em parceria com a Prefeitura de Santarém que desde 2005, vem beneficiando mais de 2 mil jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade adequada. A duração do Programa é de 8 meses, sendo que ao final das atividades, previstas para outubro de 2012, os alfabetizandos receberão um certificado de conclusão do curso, assim como os alfabetizadores receberão um certificado pela atuação no Programa.

As inscrições estão sendo realizadas no horário 8h às 13h, até o dia 20 de março, no prédio da SEMED, na Avenida Borges Leal, nº 2561 – B e C, bairro Aparecida, entre Clementino de Assis e Barjonas de Miranda.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *