Denúncia: 5ª URE contrata temporários

Maria José Maia, da 5ª URE, diz que aprovados ainda serão chamados

A denúncia foi encaminhada à nossa redação por pessoas que passaram em concurso público do Estado no ano de 2008, para atuarem como professores e até hoje não foram chamadas. A insatisfação é que o Estado está chamando professores temporários em detrimento aos que passaram no referido concurso público. Documentos encaminhados à redação comprovam que professores temporários da área de Biologia estão sendo contratados, enquanto que os que passaram em concurso estão ficando para trás. A 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) nega a denúncia, mas os documentos comprovam.

Enquanto isso, o governo do Estado diz não ter dinheiro para arcar com salários de professores que foram aprovados no concurso de 2008 para lecionar pelo Estado, bem como não quer pagara o Piso Salarial à classe, que entrou em greve na quarta-feira, dia 14 e se estenderá até esta sexta-feira.

No último concurso realizado em 2008, 44 pessoas foram aprovadas para professor de Biologia, mas até o momento apenas 21 foram nomeadas, num espaço de 3 anos e 8 meses. Soluções são buscadas, mas até agora a única resposta que deram foi que até abril serão nomeados, devido o início do ano letivo ser dia 16 de abril.

Nossa reportagem tentou conversar com a 5ª URE, mas a única resposta da diretora Maria José Maia foi de que não tinha nada a declarar e que a prorrogação para a convocação foi até junho de 2012, podendo ser alterada.

A indignação dos aprovados vai muito além dos professores de Biologia que brigam pela justa nomeação, já que passaram por um processo seletivo, todas as outras áreas ofertadas estão passando por esse mesmo problema. Uma pessoa aprovada para o cargo de Técnico Educacional, que não quis se identificar, falou: “Eles querem que acreditemos que vão nos chamar até abril. Até demos esse voto de confiança, mas se até lá não chamarem ninguém, entraremos com mandado de segurança para sermos empossados. Já vão completar 4 anos dessa luta quase que diária e nada foi resolvido”, relatou.

A espera vai ser companheira desses professores que lutam contra a 5ª URE para serem empossados em cargos que lhes são de direito. Até abril muita coisa ainda há de acontecer.

Por: Fernanda Rabelo (Free Lance)

4 comentários em “Denúncia: 5ª URE contrata temporários

  • 23 de outubro de 2015 em 19:35
    Permalink

    20:34:55 – Moradias mobiliadas e compartilhadas com contas inclusas…

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 12:16
    Permalink

    ou chama todos o qaunto antes, ou os professores devem fechar o avenida Cuibá em frente a casa de Lira maia enrolado, ou uma coisa ou outra meu caro elementar político da policagem de santarém pará

    Resposta
  • 16 de março de 2012 em 11:39
    Permalink

    Lira Maia, tudo para arrumar voto. Se tem concursados, tem que chamar. Não tem jeito nosso Pará

    Resposta
  • 15 de março de 2012 em 22:37
    Permalink

    Realmente é uma vergonha, os aprovados têm que entrar com mandado de segurança o mais rápido possível!Seria bom uma boa investigação para saber quem foi chamado, deve ter pessoas da panela da diretora. Mais Brasileiro é duro na queda! boa sorte a vocês.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *