Mais de R$ 500 mil serão usados para a fabricação de protéses dentárias

Protése dentária

Abaetetuba, Altamira, Marabá, Marituba e Santarém foram os municípios paraenses contemplados com recursos financeiros do Ministério da Saúde, no início do ano, para reforçar a assistência odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS) com o credenciamento de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que atuarão associados aos programas Pronatec, Mulheres Mil e Brasil Sorridente.

Para discutir os rumos dessa decisão, estiveram reunidos em Belém o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, e o coordenador estadual de Saúde Bucal, Evaldo Bichara. Além do Pará, outros dois Estados receberam incentivos que culmirão na capacidade para produzir até 130 mil próteses dentárias por ano. Aos cinco municípios, o Ministério repassou o total de R$ 582.800,00.

Os laboratórios são unidades que atuam integradas com os demais serviços de saúde bucal. Nesses locais, são produzidos dois tipos de prótese – totais (dentaduras) e parciais (coroas e pontes). As próteses dentárias são produtos indicados para a recuperação de falhas na arcada dentária e oferecidos, desde 2011, no SUS, por meio do programa Brasil Sorridente.

A reunião em Belém aconteceu no Conselho Regional de Odontologia no dia 7 de março e serviu para oficializar a decisão do Ministério e convocar os municípios contemplados para a adesão a esse incentivo, já que estão inseridos nos três programas associados à política de Saúde Bucal.

O programa Brasil Sorridente faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em 2011 pelo Governo Federal com a meta de reduzir o número de brasileiros com falhas na arcada dentária ou sem dentes, sobretudo nas regiões e municípios de extrema pobreza. A medida também prevê, em 2012, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, o processo de treinamento de profissionais para trabalhar na reabilitação de falhas na arcada dentária da população dos municípios já contemplados.

Abaetetuba, Altamira, Marabá, Marituba e Santarém já fazem parte dos programas Mulheres Mil e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvidos pelo Governo Federal. O Mulheres Mil tem como objetivo promover a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de risco ou carentes. Já o Pronatec pretende ampliar o número de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira.

Segundo Evaldo Bichara, ficou estabelecido que os municípios tivessem de oficializar um comunicado ao Ministério da Saúde acerca do interesse pelo incentivo, com a condição de que dispõem de profissionais odontólogos comprometidos com o processo. Caberá à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, a liberação de equipamentos necessários para o trabalho e profissionais de Odontologia para colaborarem na capacitação e formação para confecção de próteses dentárias.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *