Construção de porto graneleiro em Miritituba preocupa produtores de Santarém

Vanderley Wegner

Preocupado com a questão da instalação de um porto graneleiro no Distrito de Miritituba, em Itaituba, o gerente executivo do Sindicato Rural de Santarém, Vanderley Wegner declarou em entrevista exclusiva ao RG 15/O Impacto, que tanto o porto quanto a economia do município de Santarém sofrerão grandes impactos, após serem descartados do cenário de exportação de grãos para outros países. Há indícios de que a soja produzida no Mato Grosso virá diretamente para o futuro Porto de Miritituba, onde será embarcada em barcaças, para ser transportada para o Porto de Santana, no Amapá, de onde será exportada para outros países, como a China. Para Wegner, Santarém e o Pará perderão de todas as formas com a criação do novo corredor de exportação de grãos, entre Miritituba e o Porto de Santana. Veja a entrevista:

RG 15/O Impacto: Como está a questão da produção de grãos para a exportação, em Santarém?

Vanderley Wegner: Nesse contexto, Santarém produz apenas 4% do que é exportado pelo terminal graneleiro. O que passa realmente no terminal graneleiro de Santarém é soja oriunda do Mato Grosso. O Município fica em torno de 4% do volume exportado pelo terminal graneleiro da Cargill.

RG 15/O Impacto: A instalação de um porto graneleiro em Miritituba preocupa os produtores de Santarém?

Vanderley Wegner: Estamos temerosos e o Estado também deve ficar, porque teve um alto investimento no Porto de Miritituba por parte das três principais Trades do Brasil, que acabaram adquirindo terreno naquele Distrito com o pensamento que iriam efetivar a carga no Porto de Vila do Conde, em Belém. Muitas dessa Trades já adquiriram terrenos em Macapá, na área do Porto de Santana. Se isso for consolidado, a produção irá passar pelo Pará, mas será exportado por Macapá. Para nós aqui é uma notícia muito ruim, porque temos uma área portuária instalada e existindo terreno para ser ampliado, portanto, isso fica inviabilizado. Para nós aqui santarenos, essa notícia de Miritituba ser transformada em porto de abastecimento de barcaças se configura como ruim.

RG 15/O Impacto: O Porto de Santarém perderá o foco de corredor de exportação com a instalação da zona portuária em Miritituba?

Vanderley Wegner: A gente sabe que o Porto de Santarém não será mais o foco, mas principalmente Santana e timidamente a Vila do Conde, no Pará. A soja que virá do Mato Grosso será embarcada em barcaças no Porto de Miritituba. Em seguida irá para o Porto de Santana, no Amapá, de onde será exportada para outros países, como a China.

RG 15/O Impacto: Essa estratégia de exportação pelo Porto de Santana vai gerar desemprego em Santarém?

Vanderley Wegner: Essa estratégia de exportação de Miritituba para o Porto de Santana vai gerar emprego e renda apenas para Macapá. Vai deixar de gerar emprego e renda para a população de Santarém, que para muitos empresários é o local ideal para se instalar qualquer empresa, por termos aeroporto, porto e mão de obra qualificada e disponível para o trabalho. O que trava um pouco o desenvolvimento são as licenças ambientais que demoram substancialmente e que acabam dificultando a vinda de outras empresas não somente do setor agrícola, mas da pecuária, construção civil, dentro outras.

RG 15/O Impacto: O
Porto de Miritituba deve ganhar toda a estrutura portuária necessária para serem embarcados grãos de soja em barcaças?

Vanderley Wegner: Se o projeto para o Porto de Miritituba se configurar e não for convertido, vai ser montada toda a estrutura portuária, como um terminal para carregar barcaças, que é bem diferente de um navio que carrega entre 65 mil a 70 mil toneladas de grãos. Uma barcaça carrega bem menos volume.

RG 15/O Impacto: A população de Santarém corre o risco de ficar vendo somente as barcaças passarem na frente da cidade levando emprego e renda para Macapá?

Vanderley Wegner: Santarém pode ficar vendo somente as barcaças passar na frente da cidade e com a possibilidade de a Cargill ir também para Miritituba. Há informações extra-oficias de que a Cargill adquiriu uma área na zona portuária de Miritituba. Nesse caso, a empresa pode acabar desonerando o terminal graneleiro de Santarém, que deve ficar inviabilizado, deixando quase 200 famílias diretamente sem empregos.

RG 15/O Impacto: Qual a expectativa para área de plantio nesse ano em Santarém?

Vanderley Wegner: A expectativa para a área plantada de soja, arroz e feijão vai ficar em torno de 45 mil a 47 mil hectares. Há um leve crescimento da área plantada de soja chegando a 34 mil hectares. O arroz deu uma reduzida violenta pela falta de políticas públicas e mercado, a concorrência desleal também. O milho deu um crescimento pelo fortalecimento do preço do grão. Existe a promessa de produtores do Mato Grosso de produzir etanol através do milho.

RG 15/O Impacto: A questão da pecuária, como está sendo analisada pela Adepará?

Vanderley Wegner: A pecuária teve um aumento substancial de cabeças em virtude da Adepará ter passado Santarém de área de alto risco para médio risco. Existe a promessa do Ministério da Agricultura e da Adepará de que até o final deste ano, Santarém vai passar para área livre, se na sorologia não for encontrado infecção viral.

RG 15/O Impacto: Qual a quantidade de área disponível para o plantio no Município?

Vanderley Wegner: A agricultura pegando Santarém e Belterra, temos quase 2.8 milhões de hectares. Da área territorial desses dois municípios está sendo usado apenas 1.19% para o plantio de soja. A tendência do mundo, como a China que está comprando proteína para sua população, está gerando altas expectativas. A soja teve um crescimento tanto na valorização em dólar, como na desvalorização do real. Há um otimismo para a próxima colheita que está chegando.

Fonte: RG 15/O Impacto

18 comentários em “Construção de porto graneleiro em Miritituba preocupa produtores de Santarém

  • 13 de setembro de 2013 em 11:11
    Permalink

    SOU DE ITAITUBA E ACREDITO QUE ESSA CONSTRUÇÂO VAI BENEFICIAR AS FAMILIAS DE MIRITITUBA E NÓS TAMBÉM DE ITAITUBA.
    PORQUE NÂO PENSAR UM POUCO EM NÓS AGORA E NÓS AJUDAR DE UMA FORMA LEGAL!

    Resposta
  • 1 de março de 2013 em 12:33
    Permalink

    Santarenos peçam pro Greepeace plantar soja e exportar por aí, há peçam tbém prá eles montarem um porto.

    Resposta
  • 1 de março de 2013 em 12:30
    Permalink

    Parabéns, aos produtores de soja q se uniram e estão montando esta mega-estrutura em Itaituba, pois santarém conf. alguns internautas já citaram apoiaram o Greepeace, agora eles q peças dinheiro e emprego prá estes FDP ou prá outras ONG\’s q se instalaram lá prá tomar chá de santo dayme (ou seja fumar mesmo) é assim q temos q agir daki prá frente, basta de ambientalistas.

    Resposta
  • 17 de janeiro de 2013 em 10:20
    Permalink

    Poxa nasci e me crie em miritituba mais atualmente moro em macapa e pra min e uma boa notiçia miritituba mereçe sempre foi um distrito que pelos seus governantes nao foi valorizado agora miritituba ten a chançe de entrar pro marco isso e crescimento e renda

    Resposta
  • 13 de novembro de 2012 em 09:24
    Permalink

    Sou de Sorriso – MT. Por onde a Soja passa ela transforma em Progrsso e desenvolvimento. Lucas do Rio Verde, Sinop, sorriso e Nova mutum agora sao cidades ricas. Estive viajando até Santarem e passei nas cidades ao longo da Br163 agora em outubro. Cidades como Novo PRogresso, Trairao, Itaituba/Miritituba, Belterra e Santarem terão uma supervalorização, geração de empregos, renda, e industrializaçao. Estou com planos de investir na regiao assim como muitos amigos meus e produtores daqui. com certeza a população se benificará com novas empresas na regiao.

    Resposta
  • 1 de outubro de 2012 em 11:33
    Permalink

    A soja transforma por onde ela passa, agora chegou a vez de minha cidadezinha itb, conserteza vai mudar muitas vidas por ai, atualmente moro em Sorriso/MT e pretendo mudar novamente prai jundo com o desenvolvimento.
    abraço em tods

    Resposta
  • 12 de setembro de 2012 em 23:38
    Permalink

    sou de miritituba e ja fui em santarem a economia de la ñ dpende so do porto entao por favor santarenos lembren de quando vcs ñ queriam q contruissem o porto , e nos muito pelo contrario pedimos muito q saia esse empreedimento aq na nossa regiao para melhoria de nossas familias …… vcs chorram de barriga cheia

    Resposta
  • 10 de julho de 2012 em 19:43
    Permalink

    Pois é gente, sou de Sorriso – MT Capital do Agronegocio, e pelo que os produtores da regiao e multi-nacionais vem falando, Miritituba será uma mega regiao portuaria do Norte do Brasil. Uma pena para Santarém já que sua população tentou barrar a Cargill e outras multi-nacionais, agora o futuro será incerto para muitos funcionarios e familias da cidade. como o Vicente disse: \”perguntem ao Greenpeace\” a as ongs da regiao quem vai alimentar essas familias??

    Resposta
  • 16 de abril de 2012 em 20:18
    Permalink

    POLITICOS DE SANTAREM QUANDO FOI PARA VCEIS AJUDAR O POVO DO MATO GROSSO QUE PRETENDIA TRAZER EMPREGOS E DESEMVOLVIMENTO VOCEIS ESTAVAO APOANDO MANIFESTAÇOES AO CONTRARIO…PORQUE NAO ENXERGA UM PALMO A FRENTES DOS PES???

    Resposta
  • 1 de abril de 2012 em 19:14
    Permalink

    ENQUANTO SANTARÉM POSSUI RENDA, E TEM SUBSÍDIOS PARA SE MANTER, MIRI TITUBA NÃO TEM NEM 1% DA RENDA SANTARENA ALGUNS SANTARENOS RECLAMAM DE BARRIGA CHEIA, SÓ PREZAM SEUS INTERESSES HA MERCADO PARA TODOS SEM MONOPÓLIO…
    PENSEM NISSO, NÃO HÁ COM QUE SE PREOCUPAR…

    Resposta
  • 31 de março de 2012 em 15:58
    Permalink

    Acredito que a Miritituba sozinha, mesmo com este empreendimento, nao terá condições de absorver toda produção matogrossense. Então parem de chorar santarenos e vão trabalhar. Vai ter grãos pra todo mundo.

    Resposta
  • 31 de março de 2012 em 00:44
    Permalink

    ATINGIDA? isso é apelido né?
    NADA SERÁ COMO ANTES!E EM TUDO.
    MIRITITUBA TERÁ A ANTES E A DEPOIS DO PORTO.VAI \”RESPINGAR\” EM TODA ESSA REGIÃO.

    Resposta
  • 30 de março de 2012 em 22:55
    Permalink

    Agora não adianta chorar o leite derramado, como diria Tedorico e Antenagildo, só guarana toba kkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
  • 30 de março de 2012 em 01:20
    Permalink

    O Nobre, precisa saber que os portos de miritituba vai gerar renda para muitas pessoas na cidade de itaituba, impostos para o nosso estado. Pare de bairrismo, pense como varias pessoas abandonadas pelo poder da maquina estadual poderao ser contempladas.

    Resposta
  • 29 de março de 2012 em 22:17
    Permalink

    Porra! Depois de alguns fdp colocarem todo tipo de obstáculos para implantação do porto da cargil, agora tão reclamando.Stm com esse pessoal só toma no traseiro.

    Resposta
  • 29 de março de 2012 em 19:30
    Permalink

    O QUE FALAR DA COMPANHIA DE EMPRESARIOS DO MATO GROSSO E DIRETORES DO DNIT COM O SECRETÁRIO HILÁRIO COIMBRA EM ITAITUBA E SANTARÉM SEMANA PASSADA.?????

    Resposta
  • 29 de março de 2012 em 19:27
    Permalink

    O que falar da companhia de empresários do Mato Grosso e diretores do DNIT com o Secretário HILÁRIO COIMBRA, semana passada em ITAITUBA e SANTARÉM?

    Resposta
  • 29 de março de 2012 em 18:08
    Permalink

    Boa tarde. Agora não adianta lamentar!!! Quando foi para dificultar a chegada da Cargill em Santarém, várias pessoas e Entidades apoiaram essa atitude. Sugiro que vocês perguntem ao Greenpeace oque devemos fazer agora !!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *