CONSUMIDOR PAGA O PREÇO

O consumidor paga o preço da energia elétrica fornecida no Estado do Pará. Falando de energia elétrica mais cara do Brasil, a CELPA é a empresa que cobra as mais altas taxas ao consumidor. Vem acontecendo graves conseqüências relativas à energia elétrica fornecida ao povo desde a privatização das Centrais Elétricas do Pará. Os anos vão passando e as taxas sempre aumentando.

A ineficiência da empresa leva a população consumidora a fazer muitas reclamações. É um problema sério numa área que necessita de assistência eficiente. Falta energia elétrica em vários municípios do Estado do Pará, sem contar com os apagões que duram horas. A situação tem tudo para se agravar, pois a empresa adquiriu uma dívida de bilhões de reais depois de sua privatização.

O povo vive pagando a dívida em função de altas taxas que se pagam todos os meses, acrescidas de inesperados aumentos. Os apagões acontecem por falta de manutenção a toda hora pela precariedade dos serviços prestados. Não tem o número suficiente de funcionários disponíveis para o atendimento no dia a dia. O problema aumenta por não se providenciar a contratação de novos trabalhadores. Fica difícil a manutenção do fornecimento de energia elétrica aos consumidores. Os que trabalham na Celpa estão reivindicando o aumento de seus salários. Estiveram nos últimos dias articulando uma greve a fim de que pudessem ter algum reajuste a ser pago e melhorar o sustento de cada dia, de acordo com declaração feita à imprensa.

É preciso uma interferência do Governo Federal para minimizar a situação e reduzir as altas taxas cobradas ao consumidor. Nem parece que o Estado do Pará está entre as unidades federativas que mais produz energia no Brasil. Se não for tomada uma posição concreta, as Celpa poderá ir para um buraco profundo. Os usuários serão as vítimas de uma empresa que foi privatizada desde 1998.

Por: José Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *