Pará tem 500 mil sem pai na certidão

Criança sem pai

A matéria de capa do jornal O Liberal deste domingo (1º) informa que no Pará, cerca de 497.889 crianças e adolescentes estão sem registro de paternidade, segundo dados fornecidos ao Conselho Nacional de Justiça pelo Ministério da Educação (MEC), referentes ao Censo Escolar de 2009. O número de pessoas sem o nome do pai na certidão de nascimento é muito maior, uma vez que esses dados não incluem os adultos e não levam em consideração o subregistro. O direito ao reconhecimento da paternidade na certidão de nascimento tem inspirado projetos em todo o País, como o “Pai Presente”, do CNJ, que já possibilitou o reconhecimento voluntário de paternidade de pelo menos 9.851 brasileiros que não tinham o nome do pai na certidão de nascimento. No Pará, o projeto vem sendo tocado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA) desde o ano passado. A juíza Antonieta Miléo coordena a Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal e afirma que o projeto tem ajudado muitos filhos a obterem o reconhecimento de seus pais. “De agosto de 2011 até março, a Casa de Justiça realizou 353 atendimentos em Belém, Icoaraci e Ananindeua, dos quais 304 resultaram em reconhecimento voluntário de paternidade”, comemora.

Fonte: Cláudio Humberto

Um comentário em “Pará tem 500 mil sem pai na certidão

  • 2 de abril de 2012 em 02:02
    Permalink

    Um homem q/ nega seu próprio filho (filho é parte de si), não é homem. Ser HOMEM não é sinônimo de ser macho ou de ter um pênis!
    Ser homem é agir como HOMEM, é ASSUMIR a RESPONSABILIDADE dos seus atos.
    A mãe da criança pode ser o que for!Fez filho , OS DOIS, tem responsabilidades : cuidar, educar, zelar, alimentar…o ideal seria amar mas se não conseguir isso tem SIM Q/ DAR ASSISTENCIA PSICOLOGICA E MATERIAL, É DEVER OBRIGAÇÃO.

    A criança não tem culpa não é responsável por ter um pai ou uma mãe sem coração!!!!

    Hoje tudo é banalizado. A moça transa e depois, na cara-de-pau se espanta pq engravidou.
    UM EXEMPLO:A moça engravidou do namorado, suponhamos q/ este não quer mais nada e some! Ela fica c/ raiva e quer esquecer o \”homem\” então decide ter a criança sozinha. DIGO Q/ NÃO FAÇA ISSO! NÃO SEJA IMPULSIVA E NEM IRRACIONAL pois uma coisa é a relação entre VC e o teu ex-amor, outra coisa bem diferente é o DIREITO DO TEU FILHINHO DE TER UMA VIDA DIGNA DECENTE C/ ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, DE MORAR NUMA CASA BONITA E BOA, DE TER ROUPINHAS, BRINQUEDOS ETC…TUDO TUDO , INCLUSIVE o SOBRENOME DO …PAI!

    CUIDADO:O cidadão por quem vc moça,se apaixonou perdidamente é um preguiçoso,estúpido, desocupado, q/ não tem onde cair vivo (morto cai em qualquer lugar!), não é possível q/ainda seja um alcoolatra ou um viciado e vc, moça, teve a infelicidade de escolhe-lo p/ SER PAI DO TEU FILHO! ISSO É CASO DE INTERNAÇÃO P/ VC MOÇA!INTERNAÇÃO EM MANICÔNIO.

    HOMEM namorado marido não é parente! Homem não é p/ vida toda! FILHO É PARA SEMPRE!É TUA SEMENTE.
    FILHO vai SER UM ELO P/ SEMPRE ENTRE VC E o pai da criança, SERÁ UMA PONTE ETERNA, PELO MENOS P/ RESTO DA VIDA!

    VEJA BEM:Assim como um homem sério e responsável escolhe uma mulher séria responsável p/ casar ou se juntar p/ viver e ter filho, constituir familia, ASSIM TBM VC MOÇA ,não se envolva c/ \”qualquer um\”!O escolhido não precisa ser santo e nem rico (se for não tem problema, sorte tua)mas vc tbm tem q/ ter um mínimo de sensatez e não agir feito uma irresponsável.

    Tem o \”golpe da barriga\”? COMO TEM! É tão antigo mas ainda é muito utilizado, tem vários exemplos conhecidíssimos de artistas .
    Tem gigolô tbm q/ adora dar golpe. Conheço mulheres adultas, vacinadas q/ caíram na lábia dos espertalhões e até hoje se arrependem amargamente pois pagam pensão alimentícia , ééé o negócio é sério!Se não pagar dá cana, cadeia!

    A pessoa, seja homem ou mulher tem q/ se precaver senão, \”dança\”, sem música!

    Conclusão:ninguém faz filho sozinho, e filho é algo muito sério.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *